Arch Linux 2012.11.01 (Nova versão)

Pedro Pinto

to pplwar...@googlegroups.com
Alguém usa Arch Linux e já testou esta versão?

Eduardo Oliveira

to pplwar...@googlegroups.com
Boas, sou menino do ubuntu, mas tenho bastante curiosidade em testar arch dado ser mais limpa, o meu problema é logo na instalação... no ubuntu e seus derivados ha logo a opção de instalar side by side, etc, este é tudo "á pata", alguém me consegue arranjar um tut de como instalar ao lado do windows8+ubuntu 120.10?

Cumprimentos,
Eduardo Oliveira

Pedro Pinto

to pplwar...@googlegroups.com
Alguém pode dar aqui uma ajuda? Acho que todos os utilizadores que querem experimentar o Arch Linux têm este problema :)

Paulo Junior Lima

to pplwar...@googlegroups.com
Eduardo, uma opção seria instalar usando um Virtual Box da vida. Assim tu não teria que se preocupar com essas questões de particionamento e outras coisas.

2012/11/3 Eduardo Oliveira <eduardoli...@gmail.com>

--
Pplware (site) - http://pplware.com
Forum - http://forum.pplware.com/

Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para pplwar...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/pplwarelinux?hl=pt-PT.

--
Paulo Junior do Nascimento Lima
estudante de Ciência da Computação

Paulo Junior Lima

Pedro Pinto

to pplwar...@googlegroups.com
Ja agora, um tutorial que o nosso leitor Guilherme de Sousa fez para o Pplware sobre o Arch Linux

Cumps
Pedro Pinto

Carlos Guerreiro

to Pedro Pinto, pplwar...@googlegroups.com
Boas, para quem quer experimentar o arch sem as "chatices do instalador manual" eu aconselho o archbang e depois se acharem que realmente vale a pena nado como instalar o arch "puro" que realmente não é assim tão dificil, basta seguir os passos no beginners guide quanto ao particionamento eu custumo usar o gparted sempre antes de instalar qualquer OS basta usar um live cd do ubuntu, outra distro tambem customizavel e tao boa ou ate melhor que o arch seria o "sabayon corecdx" vem com o anaconda como instalador e a versao corecdx vem apenas com o X-server instalado o resto fica por vossa conta.
Cumprimentos

Pedro Pinto

to Carlos Guerreiro, pplwar...@googlegroups.com

Boas Carlos

Excelente! Tens experiencia archbang? Queres fazer um mini artigo ?

Um abraço e obrigado pelo dica

Pedro Pinto

Emanuel Lopes

to pplwar...@googlegroups.com
Eu instalei a versão anterior no virtualbox, ainda tive uma beca  dificuldade com os comandos, mas depopis lá consegui dar-lhe a volta.

mas no forum archlinux brasil, disseram-me para usar o systemd faz o boot ser mais rápido

fixas

to pplwar...@googlegroups.com
Boas,
ja testei a algum tempo mas se forem a wiki (https://wiki.archlinux.org/index.php/Installation_Guide) esta tudo explicado.

Emanuel Lopes

to pplwar...@googlegroups.com
o Archbang é bué fácil a instalação, é o archlinux com openbox.

wi...@sapo.pt

to pplwar...@googlegroups.com

Não recomendo arch para utilizadores rookies.

A instalação deve ser realizada com outro PC ao lado para ir lendo o manual de instalação.
O facto de não ter instalador automático requer conhecimentos para além do básico, para ao menos se saber o que se está a fazer e se tomarem as decisões correctas.

O arch faz-me lembrar as instalações de linux do século passado. No fim de estar tudo... afinal ainda não está tudo!

O bom do arch é que é rolling distro e se se fizer correctamente a instalação, acabaram-se as reinstalações e upgrades manhosos à moda do ubuntu.

Para quem usa arch, não nota nada de novo na nova versão... eu não notei! Só se for do ponto de vista de instalação.

NOTA para a administração do grupo: deveriam alterar as definições para que quando se faz "reply" a resposta ser directamente para o grupo e não para a pessoa que fez a última resposta.

Cumps,
Frederico

Quoting Emanuel Lopes <emanuel....@gmail.com>:

o Archbang é bué fácil a instalação, é o archlinux com openbox.

Message has been deleted

Eduardo Oliveira

to pplwar...@googlegroups.com
Há uns tempo tentei instalar arch quer em VMWara quer em VirtualBox, problema estupido, não tinha resolução suficiente para fazer os passos do tutorial que estva a seguir, não conseguia ver os valores dos comandos anteriores para executar o seguinte... (Noob, eu sei...)

Agora instalei o archbang, muito simples mesmo, 5 min ja está, extremamente rápido, vou tentar por isto mais friendly, cinnamon etc, e instalar o software que preciso, java, Netbeans, vlc, adk de android, eclipse.... se conseguir por isto funcional faço o mesmo no portátil... já agora a nível de drivers, incluindo para nvidia optimus (bumblebee),há partida é "ubuntu like" fica logo tudo a bombar?

Cumprimentos
Eduardo Oliveira

Tiago Gala

to pplwar...@googlegroups.com
Eu não testei exactamente esta mas uma das últimas, era o que estava na pen. O Arch ultimamente está um bocado caótico de instalar, já é preciso perceber muito bem o que estamos a fazer mas não é nada impossível, basta ler muito atentamente o Beginner's guide (https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners'_Guide) e se calhar ter um computador ou telemóvel com a página ao lado enquanto se faz a instalação não era mal pensado.
Fazem falta os scripts antigos mas não é nada de muito complicado: basicamente basta ligar à net, formatar as partições, montá-las em /mnt, fazer pacstrap, genfstab, chroot no novo sistema, instalar programas para ligar à net,  mkinitcpio -p linux e instalar o grub! "só isto" :) o Guia está muito extenso mas isso é uma das vantagens da comunidade do Arch linux, quem quiser passar uma tardade a marrar com a cabeça na parede, aconselho, no final vale a pena. Ainda ontem instalei de raiz com Gnome 3 e está impecável!

André Paulos do Nascimento

to pplwar...@googlegroups.com
Eu tenho o Arch Linux instalado desde 11-03-2011:

 head /var/log/pacman.log
[2011-03-11 18:16] installed filesystem (2010.02-4)
[2011-03-11 18:16] installed util-linux-ng (2.17.2-2)
[2011-03-11 18:16] installed e2fsprogs (1.41.11-1)
[2011-03-11 18:16] installed cryptsetup (1.1.0-2)
[2011-03-11 18:16] installed dash (0.5.5.1-2)
[2011-03-11 18:16] installed dcron (4.4-2)
[2011-03-11 18:16] installed dhcpcd (5.2.2-1)
[2011-03-11 18:16] installed diffutils (3.0-1)
[2011-03-11 18:16] installed file (5.04-2)
[2011-03-11 18:16] installed findutils (4.4.2-2)

Como não existe propriamente uma versão, devido ao facto de ser uma distro rolling release, tenho o sistema completamente actualizado. Por isso poderei dizer que, no momento, uso a "última versão" :)

Relativamente às actualizações posso dizer que é necessário ter alguma atenção no momento de as fazer: ver as novidades que vão sendo publicados no site, e ter atenção ao que o pacman diz quando actualiza os pacotes.

Uma vez que as novidades introduzidas no sistema, desde a data da minha instalação foram muitas (desde a assinatura digital dos pacotes, com a actualização do pacman, à introdução do systemd), posso dizer que de vez em quando o sistema requer alguma intervenção manual. Isto é, para além da execução do habitual (e adorado) "pacman -Syu", poderá ser necessário actualizar ficheiros de configuração, remover configurações ou remover pacotes.

Para quem gosta de saber como o sistema funciona este processo é excelente, porque não faz nada sem nossa autorização. Isto pode ser mau para quem não está minimamente preocupado em compreender as alterações no sistema,ou a forma como o mesmo funciona.

Mas para quem, como eu, gosta de conhecer o sistema, e configurá-lo da melhor forma, esta distribuição é impecável.

Saliento que o pacman, que é o gestor de pacotes, é, na minha opinião (de completo leigo na matéria), o melhor gestor de pacotes em comparação com o das outras distribuições (sim, mesmo em relação ao apt-get do debian e sucessores). Isto porque lida de uma forma muito boa com as dependências e enfrenta de uma forma espectacular com a árdua tarefa de manter um sistema rolling release sempre actualizado. Para dar um exemplo, pode-se desinstalar completamente o Gnome com o simples comando "pacman -Rsnc gnome gnome-extra" e de seguida instalar o todo o kde com um "pacman -S kde". Para uma pessoa como eu, que gosta de andar sempre a experimentar novos DE, isto é muito bom. Isto aliado ao facto de o Arch não ter nenhum DE padrão, o que permite que todos estejam colocados em pé de igualdade, não havendo configurações especiais (como por exemplo acontece no Ubuntu, Kubuntu, Lubuntu, e por aí fora) resultantes do facto de se instalar uma distribuição mais vocacionada para um desses DE. Não significando isto que nessas distribuições não seja possível alterar o DE. É. No entanto, a última vez que o fiz no Ubuntu (em 2010), tive de correr alguns comandos enormes e pouco compreensíveis. Assim, no Arch Linux é, simplesmente, mais fácil.

Desta forma, atendendo às características próprias do Arch Linux, a verdade é que torna-se um sistema muito leve (só se instala o necessário a que o sistema seja executado), rápido (devido às configurações específicas que manualmente são feitas) e actualizado.

Posso afirmar que até ao momento não tive qualquer problema de maior com o sistema. Mas sim, demorei umas boas três horas, em 2011, a instalá-lo e a configurá-lo. A partir daí apenas "pacman -Syu" e algumas pequenas intervenções manuais. Se estivesse a utilizar, por exemplo o Ubuntu, e quisesse manter o sistema actualizado, já deveria ter realizado uns quatro "apt-get dist-upgrade" o que me levaria, cada uma, cerca de hora e meia de actualização e instalação... :) Assim, o tempo inicialmente despendido acabou por ser posteriormente compensado.

Finalmente, deixo ainda uma nota excelente à wiki do Arch Linux e ao fórum. Não houve qualquer situação que quisesse/necessitasse de resolver, para a qual não encontrasse aí ajuda, ou a solução.

Esta é a minha opinião em relação àquela que considero ser a melhor distribuição do GNU/Linux (que, no entanto, reconheço não se ajustar a toda a gente), sendo que sou um leigo nestas matérias porque a minha formação nada tem a ver com informática (direito).

Cumprimentos a todos

E agora "pacman -Syu" :)

--
[...]

Para anular a inscrição neste grupo, envie um e-mail para pplwarelinux...@googlegroups.com.

Emanuel Lopes

to pplwar...@googlegroups.com
Eu já tenho instalado aqui no meu pc, e digo-vos depois de configurado fica a bombar 5*

prefiro o arch em termos de instalação de programas com o pacman do que o ubuntu e o mint com o software center