KVM

Banucho Cassamo

to pplwar...@googlegroups.com
Bom dia Caros!
Estou a desenvolver uma aplicação para android, e (Quando necessário) testo a aplicação no AVD(Android Virtual Device), porque meu Real Device é um Samsung Galaxy Pocket(Muito pequeno). Mas hoje me deparei com um probleminha. Tenho uma maquina virtual(Virtual Box) com windows, onde tem uma applicação desenvolvida em C#. Tenho as Extensões da minha máquina virtual ativas na BIOS. Quando tento carregar o AVD e o Virtual Box tenho o seguinte erro:
Starting emulator for AVD 'AVD_for_Nexus_4_by_Google'
ioctl(KVM_CREATE_VM) failed: Device or resource busy
ko:failed to initialize KVM

Só consigo abrir um por vez. Como faco para abrir os 2?

--
Cumprimentos

Banucho Cassamo

Rudi Servo

to pplwar...@googlegroups.com

Acho que não da. KVM é já uma tecnologia de virtualização, podes é instalar o libvirtd mais o vmm e usar o KVM como usas a vbox, instalar o windows etc... No kernel o KVM e vbox entram em conflito.

--
Pplware (site) - http://pplware.com
Forum - http://forum.pplware.com/

Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails deste grupo, envie um email para pplwarelinux...@googlegroups.com.
Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para pplwar...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/pplwarelinux.
Para mais opções, consulte https://groups.google.com/groups/opt_out.

Banucho Cassamo

to pplwar...@googlegroups.com
Oi Rudi, não consegui perceber o procedimento. instalo o libvirtd e vmm e ja tenho tudo pronto?
--
Cumprimentos

Banucho Cassamo

Rudi Servo

to pplwar...@googlegroups.com
KVM e VBOX não funcionam em conjunto, alias a Vbox é que não se dá bem com as restantes tecnologias de virtualização, o que eu recomendo é usares só única e exclusivamente KVM porque o AVD já o usa.
para isso podes ter de remover o Vbox para não te chatear muito.

http://www.howtogeek.com/117635/how-to-install-kvm-and-create-virtual-machines-on-ubuntu/

ou podes tentar fazer com que os 2 funcionem bem em conjunto mas acho que só vai dar mais aborrecimento.

http://www.dedoimedo.com/computers/kvm-virtualbox.html

Atenção que o KVM é muito mais "poderoso" que o vbox, incluindo podes dedicar recursos da tua maquina física à tua maquina virtual, como por exemplo uma placa gráfica extra.

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=162768

http://www.reddit.com/r/linux/comments/1qj648/create_a_gaming_virtual_machine_using_kvm_vfio/

http://www.linux-kvm.org/page/How_to_assign_devices_with_VT-d_in_KVM

Dá para brincar muito, eu tenho vários deployments com KVM e funciona lindamente, faz tudo o que a Vbox faz e muito mais, inclusive simular processadores ARM, dai o AVD usar KVM, adicionar discos à vm on-the-fly, etc...
Dá para usares como disco de VM desde um disco fisico, uma partição, LVM, ou entao um ficheiro .img (raw) ou um qcow2, recomendo o ultimo para não teres de andar a mexer muito com o disco além de que é só copiar o ficheiro ou apaga-lo.

Banucho Cassamo

to pplwar...@googlegroups.com
Obrigado, vou ler mais com os links... achei a primeira dica mais viável, vou ter que reservar algum tempinho para resolver esta situação. depois dou um feedback. Muito obrigado! Abraco

Rascas

to pplwar...@googlegroups.com
Yep! KVM ( kernel virtual machine) é um sistema de virtualização de maquinas tal como o  virtualbox. Mas mais avançado porque funciona num nível acima, no kernel. Como tal é mto utilizado em servidores (tem melhor performance). É um pouco mais "complicado" de configurar mas é bastante mais flexivel.
O virtualbox, por uma razão qq... não consegue lidar simultaneamente com a mesma extensão do processador.

O melhor para ti, se quiseres ter performance a trabalhar com maquinas virtuais é mesmo migrar para KVM( ou quemu...)

Para desenrascar podes sempre desligar a extensão na bios, mas vais perder perder performance...

Banucho Cassamo

to pplwar...@googlegroups.com
Bom dia!
Instalei o kvm como mostra o tutorial aqui:
Mas estou com problemas graves no manuseamento e gestao do mesmo.
1- como faco para instalar uma maquina virtual numa particao que desejo? pois tenho uma particao com mais espaco e guardava la as maquinas virtuais com virtualbox, mas este guarda no /var/lib/libvirt/images/Win_7.img.
2 - como faco para partilhar um directorio da maquina host com a maquina virtual?
3 - como faco para conectar uma pen usb ou um hd?
4 - os graficos estao muito fracos, como se tivesse pouca memoria.
5 - como faco para por em full screen, pois quando clico no botao a tela não se encaixa bem ao ecrã?
Em anexo vao alguns screenshots.

--
Cumprimentos

Banucho Cassamo
Screenshot from 2014-03-03 09:20:45.png
Screenshot from 2014-03-03 09:21:08.png

Rudi Servo

to pplwar...@googlegroups.com
Boas e desculpa a demora na resposta

1- se estás a usar o VMM tens de ir à tua localhost e adicionar uma nova storage pool.
2- Para vm Windows usa o samba share na tua host pois é a unica forma, se for maquina linux podes usar samba ou fazer isto http://troglobit.com/blog/2013/07/05/file-system-pass-through-in-kvm-slash-qemu-slash-libvirt/
3- tenta adicionar uma nova unidade de disco no add hardware
4- muda o teu display VNC type para spice e muda a Video para qlx segue este exemplo http://moozing.wordpress.com/2012/11/30/windows-7-in-qemukvm/
5- pode ser muita coisa. já experimentaste mudar a resolução do ecrã?

Se tiveres duas placas graficas na tua host sempre podes experimentar dedicar uma grafica à vm
https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=162768

mas isto é só se tiveres paciência para perderes uns dias de volta disto.

Cumps
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "Comunidade Pplware Linux" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para pplwarelinux...@googlegroups.com.
Para publicar neste grupo, envie um email para pplwar...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite https://groups.google.com/groups/opt_out.