Re-particionar as partições

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Boa Tarde.

Eu tenho o W8 instalado e o Fuduntu 2013.1. Contudo, quando instalei o Fuduntu coloquei apenas 50 Gb de espaço para este, pensando que chegasse. O que acontece é que eu não tenho usado o W8. Uso apenas o Fuduntu. Deste modo gostaria de saber se existe alguma maneira de reparticionar o espaço destas duas partições.
Não tiro o W8 pelo facto de precisar dele para alguns trabalhos da faculdade onde são explicados os conceitos usando como SO o Windows e programas do tipo .exe.

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com
Ola !

Existe sim senhor.

Sacas o System RescueCD (http://www.sysresccd.org/SystemRescueCd_Homepage), gravas, entras com ele e executas o gparted (ele não arranca por defeito para X, mas basta escrever startx na linha de comandos).

Com o gparted, redimensionas a particao de windows e depois a particao de Linux.

Feito !

--
Pplware (site) - http://pplware.com
Forum - http://forum.pplware.com/

Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para pplwar...@googlegroups.com.
Para anular a inscrição neste grupo, envie um e-mail para pplwarelinux...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/pplwarelinux?hl=pt-PT.

--
Use Open Source

Human Knowledge Belongs To The World

.: wifi :.

to pplwar...@googlegroups.com
Podes usar directamente o boot cd/usb do gparted.

João Nascimento

to pplwar...@googlegroups.com
Vai dar jeito deste lado também, ainda não houve necessidade de redimensionar mas já não deve faltar muito.

Obrigado pela dica.

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Obrigado pelas vossas rápidas respostas :)

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Ok. Já saquei o .iso e comprimi a partição do windows. agora como associo o espaço livre à partição do linux?

Em redimensionar ele não me deixa colocar mais espaço.
-dev-sda - GParted_004.png

.: wifi :.

to pplwar...@googlegroups.com

Não deixa porque tens a partição de boot no meio.
Move o boot para junto do windows.

Frederico

On Jan 24, 2013 7:29 PM, "André Pires" <andre.pinh...@gmail.com> wrote:
Ok. Já saquei o .iso e comprimi a partição do windows. agora como associo o espaço livre à partição do linux?

Em redimensionar ele não me deixa colocar mais espaço.

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
como?

João Nascimento

to pplwar...@googlegroups.com
No Windows o que eu usava era carregavas com o botão direito do rato em cima e tinhas as opções. Ai não sei!

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013 20:03:53 UTC, André Pires escreveu:
como?

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Já movi. Vou agora pelo live cd tentar redimensionar e já digo qualquer coisa ;)

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Ok. Já redimensionei a partição. Contudo continuo a ter o mesmo espaço disponível na pasta home. O que posso fazer para aumentar esse espaço?
Selecção_005.png

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com
Isso que estás a usar é LVM.

Agora tens que aumentar o espaço usado. Ve se isso te ajuda.

Agora, provavelmente, tens que fazer um resize2fs ...

2013/1/24 André Pires <andre.pinh...@gmail.com>
[...]

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Bem.. Eu nao sou grande espingarda a Inglês, mas até que me oriento no que me mandas-te. O problema são mesmo os conhecimentos Linux. Como tal não queria arriscar e ter de formatar a maquina. Se me pudesses ajudar, dar uma ideia de o que fazer ou algo assim agradecia bastante.

Já agora: qual o comando para ver o espaço usado por cada "volume" do SO? É que gostava de saber para onde foram parar os 100Gb que acrescentei...

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com

Ola. Bom dia.

Para veres o espaco tens varios comandos:

df -h (o h é para perceberes o output)
mount

fdisk -l mostra-te os discos e particoes (correr como root)

Enviado desde o meu Transformer Prime TF201

Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber e-mails deste grupo, envie um e-mail para pplwarelinux...@googlegroups.com.

Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para pplwar...@googlegroups.com.

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Obrigado.

Seguindo o que me disseste e seguindo uns apontamentos existentes na net (http://www.hardware.com.br/artigos/lvm/) consegui colocar mais os 100 Gb  na pasta home. Tive Também a ler o que é o LVM pois tinha instalado por defeito quando instalei o Fuduntu mas nem sabia o que era. Tenho muito que aprender e este grupo esta a ajudar-me bastante nisso.

Cumprimentos a todos os que ajudaram ;)