Ajuda: Computador Aspire 5820TG

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Boas Pessoal. Venho vos pedir ajuda visto serem pessoas com bons conhecimentos informaticos. Não tem muito (ou nada) a ver o linux. Mas a verdade é que nao sei bem onde perguntar.

Basicamente o que se passa é que o Ubuntu funciona bem no computador e o Windows não. Nem o 7 nem o 8. O computador ja foi formatado varias vezes. O windows passado algum tempo passa a ficar lento e aparece por vezes blue screen quando arranca o windows. Diferentes imagens e diferentes discos foram testados. O Portatil foi aberto algumas vezes e o dono chegou a limpar e desmontar e montar algumas partes. Ja comprou um novo disco e acontece o mesmo.

O rapaz já esta desesperado e ja pensa comprar um portatil novo. Mas o portatil é recente.

vá. não me respondam "usa linux". Ele é estudante como eu e somos "obrigados" a usar o Janelinhas para correr aplicações necessarias para cadeiras.

Cumprimentos
André Pires

.: wifi :.

to pplwar...@googlegroups.com
Experimenta a memória.
Já me aconteceu o mesmo com um laptop em que o windowz volta e meia
azulava a meio do boot.

Frederico

2013/5/10 André Pires <andre.pinh...@gmail.com>:
> --
> Pplware (site) - http://pplware.com
> Forum - http://forum.pplware.com/
> Facebook - http://www.facebook.com/Pplware
> Twitter - http://twitter.com/pplware
> ---
> Recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "Comunidade Pplware
> Linux" dos Grupos do Google.
>
> Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails deste grupo,
> envie um email para pplwarelinux...@googlegroups.com.
> Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para
> [...]

Ricardo Cardoso

to pplwar...@googlegroups.com
Boas,

Em primeiro lugar é preciso perceber se o Windows está bem instalado ao contrário do Linux o Windows não trás os drivers todos praticamente instalados e muitas vezes aqueles que são instalados pelo Windows não os mais correctos. O melhor é depois de uma instalação limpa ir ao site do fabricante e instalar as versões mais recentes dos drivers.
Depois relativamente a este drivers existem marcas que obrigam a que estes sejam instalar por ordem correcta. Não tenho muito conhecimento sobre a Acer, mas por exemplo no caso da Sony existem uma ordem para os drivers serem instalados.

Outra situação a ter em conta é que programas ele costuma instalar e que ficheiros costuma ter no disco. Por exemplo se ele mantiver sempre os ficheiros pessoais depois de cada instalação pode haver alguns vírus ou spyware que pode estar a provocar isso se ele nunca fizer uma verificação isso vai sempre acontecer e essa pode ser uma das razoes para não acontecer no Linux.

Pode ainda existir algum problema de hardware que não seja revelado no Linux, mas não me parece que seja isso.

Cumprimentos,
Ricardo Sousa Cardoso

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com

Boas Frederico.

Obrigado pela rapida resposta. O rapaz ja testou as memorias. Ja as trocou e fez o memtest algumas vezes. O computador neste momento esta a funcionar (foi formatado a coisa de 1hora) e a funcionar bem, como normal. Mas passado 1 dia (no maximo) ele volta a ficar congelar constantemente.

Ricardo Cardoso

to pplwar...@googlegroups.com
Outra coisa que pode fazer é verificar qual o erro que o blue screen apresenta, muitas das vezes são genéricos, mas às vezes ajudam.

Cumprimentos,
Ricardo Sousa Cardoso

Em Sex, 10 de Mai, 2013 às 17:45, André Pires <andre.pinh...@gmail.com> escreveu:

[...]

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Boas Ricardo

Resposta do proprio dono:

Acontece o mesmo quando formato com a partição de recuperação do Acer (instalação automática das drivers).

Já corri um antivirus aos ficheiros pessoais que costumo guardar no disco externo.

Quanto aos programas: costumo instalar sempre os mesmos... (um ou dois crakados). Mas fiz as instalções desses programas à dois dias e só agora é que voltou a dar o erro...

Talvez seja o hardware... Não sei mesmo...

Obrigado, Gonçalo

No dia 10 de Maio de 2013 à13 17:45, André Pires <andre.pinh...@gmail.com> escreveu:

[...]

73932
Lerc

Mário Pereira

to pplwar...@googlegroups.com
eu enviava para garantia... se foi comprado recentemente, nem lhe mexia, nem abria.

--
[...]

Cordialmente,

Este e-mail e seus anexos podem conter informação confidencial ou privilegiada. Se não é o contacto correcto da presente comunicação, qualquer disseminação, distribuição ou cópia é proibida. Se recebeu este e-mail por engano, por favor contacte de imediato quem lho enviou e apague permanentemente todas as cópias. Obrigado

Ricardo Cardoso

to pplwar...@googlegroups.com
Sendo assim é muito provável que o problema seja do Hardware.

Já agora uma questão, por quanto tempo é que ele já utilizou Linux (sem formatar)? Foram só umas horas ou utilizou intensivamente como Windows?

Cumprimentos,
Ricardo Sousa Cardoso

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
O Ubuntu foi praticamente so instalar. Colocar os ficheiros pessoais e de trabalho. E fazer um uso normal (brower) durante muito pouco tempo.

Recebeu esta mensagem porque subscreveu um tópico no grupo Comunidade Pplware Linux do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e de todos os seus tópicos, envie um email para pplwarelinux...@googlegroups.com.

[...]

Ricardo Cardoso

to pplwar...@googlegroups.com
Pois, provavelmente não usou o Ubuntu tempo suficiente para surgirem problemas.
Das dezenas ou centenas de PCs que já me passaram pelas mãos nunca me aconteceu o tal, era sempre lento e com crash ou era normal. Agora funcionar bem durante uns dias e depois deixar de funcionar correctamente é muito estranho.
Mas talvez haja alguem que ja tenha tido um problema parecido.

Cumprimentos,
Ricardo Sousa Cardsoso

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Pois! É mesmo esquisito! Acabou de dar este erro que coloco em anexo. Nao sei se ajuda.
Sem Título.png

k3bra

to pplwar...@googlegroups.com
Tenho esse portatil e também já tive alguns problemas com windows mas nunca assim. A minha solução foi abandonar o windows de vez tanto no trabalho como em casa por isso não te posso ajudar.

Rascas

to pplwar...@googlegroups.com
André Pires experimenta fazer um chkdsk ao disco com análise de bad sectores.

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Boas Diogo.

O disco é novo e foi colocado hj. Mesmo assim achas melhor?

Cumprimentos.

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com

No fim disto tudo, e pelas coisas que já fizeste, e se é assim tão recente, garantia com ele...

No entanto, pesquisaste pela net a saber se há mais alguem com problemas semelhantes ?

Mesmo assim, não hesitava e era para a garantia... Pode ser um problema mais grave...

cumprimentos

Sent from my Transformer Prime TF201

[...]

Carlos Carvalho

to pplwar...@googlegroups.com
Eu também ia falar do disco , mas sendo novo , esses problemas que falas é quando o pc está muito quente , sentes o cooler sempre a funcionar , digo isto porque as gráficas dos portareis são soldadas na motherboard , e existem imensos relatos desta situação anómala ser originada pela gráfica que ao aquecer e provocar a dilatação acabe por encravar todos os sistema , estas gráficas actuais devido as restrições de poluição usam um material de soldadura que muito facilmente com as mudanças de temperatura dilatações / contrações provocam pequenas fissuras nas soldaduras , até que uma se torne maior e faça o Pc começar por dar estes tipo de erros e depois acabar mesmo por avariar , se o portátil está na garantia se já arrancaste com a partição de recuperação da ACER não ode se tratar de um erro de drives , bom pelo menos a partida essa possibilidade é de facto muito remota , por isso resta o harware , se já substituíram a ram o HDD , falta a board e a gráfica .

Tenta usar mais tempo o Ubuntu para ver o que acontece e insta as drives da Nvidia experimentais para puxares pelo pc para ver se é mesmo do Hardware .

Cumprimentos

Carlos Carvalho

[...]

Rascas

to pplwar...@googlegroups.com
Então não deve ser isso.
Estas a instalar o windows como? Cd original, CD de recuperação, USB... O cd de instalação pode estar defeituoso... Portanto recomendava que tentasses com uma outra versão do windows, ou seja de uma maneira diferente.

Senão for isso, pelo q ja foi dito aqui, parece hardware defeituoso. Que pode ser controladora sata, conexão sata... teria de se fazer testes...

Rascas

to pplwar...@googlegroups.com
Desculpa que eu não tinha lido todos os comentários em cima por isso parece acho que tb não deve ser da versão do windows.

Outra coisa que pode ser é o carregador ou fonte de alimentação estarem defeituosos /estragados. Teria que se fazer testes mais uma vez...

Se ainda está na garantia, o melhor mesmo é não te aventurares mto e mandá-lo para la...

Rascas

to pplwar...@googlegroups.com
Mais outra coisa que me lembrei agora. Alias agora não sei, mas há uns tempos atras, a Acer tinha má reputação nas lojas de reparações, principalmente devido á baixa qualidade dos materiais de construção.

Outra coisa que pode estar a acontecer é sobre-aquecimento. Ja verificaste as temperaturas em idle e load?

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Boas e mais uma vez obrigado pelas respostas de ajuda.

Vamos então por partes:

Bruno: Falas-te na garantia. Bom eu ja falei disso ao rapaz mas ele nao o fez já porque precisa do computador para a faculdade e porque já o abriu duas vezes e faltam até parafusos xD

Carlos: Sim. A motherboard. Já nos falaram também disso. Talvez seja disso. Ele abriu o computador e diz-que que o desmontou o máximo possível. Sim. Eu ja lhe pedi para ele usar regularmente a ver o que acontece.

Rascas e Carlos: Vou ver um pouco mais acerca de como se comporta ele no aquecimento e temperatura.

O melhor será mesmo a garantia.

Obrigado

André Pires

[...]

ubunt

to pplwar...@googlegroups.com
Boas André,

Eu tive um problema parecido, andei cerca de 2 meses a ter erros no portátil. Às vezes estava 4 a 5 dias sem ter um único erro. Outras vezes tinha erros dia sim dia não.. Mandei o pc para a garantia 2 vezes, na 1ª vez recebi a informação de que dp de terem feito testes rigorosos detectaram um problema na placa wifi que foi reparado. Além disso fizeram o recover para os padrões de fábrica...
2 dias dp o mesmo erro de volta. Mandei de novo o pc para assistência... Quando recebi de novo o pc fui informado que dp de testes rigorosos ñ tinham detectado nenhuma   anomalia e que o problema seria software que eu instalava na máquina. Ainda assim voltaram a colocar o pc nos padrões de fábrica.
Eu ñ acreditei muito nesta informação dada pela assistência técnica, uma vez que os programas que tinha instalado à posterior me pareciam fiáveis... a saber: Chrome, virtualbox com 3 distros linux dentro, utorrent e o antivírus da própria Microsoft.
Para tirar as dúvidas, quando recebi o pc pela 2ª vez, ñ instalei nenhum software que habitualmente costumava instalar. Durante 3 semanas fiz o teste... E, ñ é que o problema ficou resolvido!
Portanto, pode muito bem ser algum software que tenhas instalado na máquina que esteja a provocar toda essa situação.

Cumprimentos