Novos Utilizadores Linux - Cuidados Básicos de Segurança

Tux Ribeiro

to pplwar...@googlegroups.com
Após ter-me apercebido que alguns amigos meus, novos utilizadores de Linux, utilizavam os seus computadores sem os cuidados mínimos de segurança, decidi postar aqui um "pequeno" conselho para o uso básico doméstico para os novos utilizadores.

Afinal de contas, pelo que percebi, este grupo é sobre isto mesmo. Debater assuntos, e ajudar os outros utilizadores com aquilo que sabemos como aliás é frequente entre os utilizadores de Linux.

Por isso, aqui fica o meu contributo para os Novos Utilizadores.

Antes de mais, que distro usar? Um novo utilizador deve utilizar um Ubuntu-Based. São relativamente mais fáceis... Os mais comuns são o Mint, Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu, Edubuntu, Bodhi, PearLinux (para quem goste de Mac), etc, e o próprio Ubuntu (que baralha alguns apenas devido à Unity).

Antes de mais, configurar a "firewall". No Linux temos o IPTABLES. No caso dos Ubuntu-Based existe uma ferramenta que, trocando por miúdos, permite configurar de forma simples a UFW (uncomplicated firewall). A UFW é uma ferramenta padrão que vem desactivada por definição.

Para um utilizador doméstico, basta abrir a consola e escrever:

             sudo ufw default deny

             sudo ufw enable

Assim, proíbe entradas mas permite saídas de tráfego. Há mais programas que se podem instalar em substituição a este. Eu uso este e acho que a maior parte dos utilizadores também.

Mais informação pode ser encontrada na página de apoio:

https://help.ubuntu.com/community/UFW
(Nota: Segundo parece, na versão 12.10 a UFW basta apenas activar. Mas é algo que desconheço.)

Existe também uma GUI, que vem já instalada de raiz em alguns distros (e.g., Mint e Snowlinux): Gufw . É uma boa ferramenta para quem ainda tem medo de usar a consola.

No Linux, é raro haverem infecções com malware... mas há muito ocasionalmente (é extremamente raro) a infecção com rootkits quando instalamos programas fora dos repositórios oficiais. Nesse caso, convém que se corra frequentemente programas que os detectem.

Eu uso o rootkit hunter ("rkhunter" no software center) e o chkrootkit (também no software center). São de muito fácil uso, e podem encontrar muita informação online e por isso não me vou alongar. Estes são os programas mais frequentemente utilizados.

Isto são apenas sugestões para os utilizadores inexperientes. São sugestões que eu próprio recebi de utilizadores Linux experientes quando me tornei um utilizador mais assíduo.

Como sempre, utilizem estas sugestões por vossa própria conta e risco.

Saudações

diutsu

to pplwar...@googlegroups.com
Tenho de explorar o IPTables um dia destes, porque a mim dá-me jeito ter umas 2/3 portas abertas, entre elas as 22, 23 e 80 (a 8080 tb) :P, e com o IPTables não estou dependente da distribuição / programas extra, é só correr o script e voilá.

Tiago Gala

to pplwar...@googlegroups.com
Basicamente ter um utilizador root e um utilizador normal e usar sempre o utilizador normal é mais que suficiente. Mesmo com root basta ter cuidado com as coisas que se instalam, desde que venha tudo dos repositórios oficiais (e garanto que para a maioria das distribuições e maioria dos utilizadores não é preciso sair daí) ficamos com um sistema seguro. Usei Ubuntu durante mais de um ano e nunca tive problemas, depois mudei para Arch e por preguiça nunca criei um utilizador normal e corria tudo em root e também nunca me aconteceu nada até ao dia em que por estupidez e engano apaguei a home e aí sim decidi criar um utilizador normal... just in case :) a informação a reter é: tenham cuidado e segurança nunca é de mais!

elcuco

to pplwar...@googlegroups.com
Esta é uma questão verdadeiramente importante! De facto podemos achar que não existem virus e malwares e essas coisaswares para Linux, mas a verdade é que ninguém está protegido. Acredito que seja uma questão de tempo até começarem a surgir algumas ameaças. Com o populismo do Linux a crescer (com a disponibilização do Steam ainda mais) acredito que hajam um novo mercado para os virus/anti-virus...
Já agora, creio que seria interessante abordar-se um pouco mais esta questão. Há vírus para Linux? E os anti-virus que existem são eficientes?
Abraço

Pedro Pinto

to pplwar...@googlegroups.com

Excelente temática. De facto podíamos transformar estas informações num estilo “debate”.

Considerando as informações aqui já partilhadas, alguém tem mais algumas dicas para escrever mais um artigo com a assinatura da Comunidade Pplware@Linux?

Assim sendo temos (os dois primeiros pontos podem dar já um excelente debate no site):

·         Qual a melhor distribuição para iniciar no mundo Linux?

·         Por onde começar

·         Há vírus para Linux?

·         Os Anti-Virus são eficientes?

·         Firewalls

Cumps,

--
Pplware (site) - http://pplware.com
Forum - http://forum.pplware.com/

Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para pplwar...@googlegroups.com.
Para anular a inscrição neste grupo, envie um e-mail para pplwarelinux...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/pplwarelinux?hl=pt-PT.

Flavio Antunes

to pplwar...@googlegroups.com
A melhor distribuiçao para começar seria ubuntu ou então aquela distribuição(não me consigo lembrar do nome) em que o GUI é bastante semelhante ao windows, pois são distribuições relativamente facéis de usar e não necessitam propriamente de linhas de comandos nem coisas do género para instalar e usar.
Virus em linux, tanto quanto sei, só em root e se forem executados pelo utilizador, logo se existir uma pessoa com conhecimentos minimos, não se põe a executar tudo sem pés nem cabeça.
Nunca usei anti virus em linux por isso não posso falar sobre isso, mas na minha opinião, actualmente não acho necessário

Tadeu Lima

to pplwar...@googlegroups.com
Deves querer referir ao MINT. Quanto aos virus em sim, existem sempre em todos os SO's não existe nenhum SO bullet proof. Uso o KlamAv em Debian para limpar algumas pens que vêm de Windows e mesmo para passar no Debian la devez em quando, mas não não é mt eficaz manda falsos positivos por todo o lado incluindo E-books em pdf.

--
[...]

Cumprimentos

Tadeu Lima

Pedro Venâncio

to pplwar...@googlegroups.com
Sobre este assunto, foi publicado um artigo interessante no UbuntuDicas há uns tempos:

http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2010/12/gnulinux-nao-pega-virus/

DJLinuxJP

to pplwar...@googlegroups.com

Assim sendo temos (os dois primeiros pontos podem dar já um excelente debate no site):

·         Qual a melhor distribuição para iniciar no mundo Linux?

Na minha opinião a melhor distribuição para quem vem do Windows para o Linux é sem duvida Zorin OS ( hoje mesmo foi lançado o Zorin OS 6.1 ) basta entrar no site para perceber porque http://zorin-os.com/

·         Por onde começar

Por onde começar em que aspecto? Visto que muitas pessoas (demasiadas mesmo) ficam com medo da "linha de comando" acho que se devia ao máximo evitar falar nisso, falar mais em centro de software e ficheiros ".deb"

·         Há vírus para Linux?

Sim, claro que existe vírus para Linux, o ultimo estudo que li, o ano passado, haviam cerca de 24 vírus activos, mas esses 24 vírus só se podiam alojar no nosso SO com a nossa permissão, ou seja, scripts disfarçados ou ficheiros .deb alterados. Mas sim, para quem tem medo ou não se sente a vontade e prefere ter um antivírus instalado, podemos falar de Avast!, Bitdefender, ClamAV, AVG, Kaspersky ...

·         Os Anti-Virus são eficientes?

Não sei nunca usei (lol)

·         Firewalls

Praticamente todas as distribuições  já trazem uma Firewall, só que a maior parte vem desligada, convém chamar a atenção do pessoal para isso.

Abraços

Fábio Gonçalves

to pplwar...@googlegroups.com

·         Qual a melhor distribuição para iniciar no mundo Linux?

Bem o que não falta aí são distribuições de fácil aprendizagem no mundo linux (Ubuntu, Mint, Pinguy OS, Zorin e Peppermint OS)

·         Por onde começar

Para começar precisamos de interesse  e vontade de mudança e depois como a maioria das distribuições têm uma interface user-friendly é só uma questão de hábito.

·         Há vírus para Linux?

Sim

·         Os Anti-Virus são eficientes?

Isso depende do nível de experiência do utilizador, porque não podemos dar permissão a tudo que nos aparece á frente.

·         Firewalls

Acho que a maioria das distribuições vêm com firewalls instaladas e acho que já têm algumas regras por defeito.

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com
Ola !
Acho interessante o topico e achei que devia dar a minha contribuicao

Assim sendo temos (os dois primeiros pontos podem dar já um excelente debate no site):

·         Qual a melhor distribuição para iniciar no mundo Linux?

Nos meus anos de experiencia, acho que as melhores distros para se começar é ubuntu e baseadas (embora OpenSuSE tambem seja excelente). Eu nao uso e não gosto porque trocam as voltas todas, mas para quem começa, simplifica, e muito, algumas das coisas e na maioria dos casos, o computador trabalha "out of the box" !

Por onde começar ?

Começar como assim ? Ambiente grafico e com Gnome ou KDE ! São os ambientes graficos mais maduros de Linux. Existem outros, mais leves, mas para começar e ambientar-se, acho que são bons.
Se entendi, também acho que para qualquer novo utilizador, perceber o sistema de ficheiros de Linux. A maioria deles fica confusa com tantas diretorias que há na "raíz". Ler sobre isso e ambientar-se o que são as diretorias e para que servem.

 Há vírus para Linux?

De certeza que há ! Mas como em Linux não se utiliza (pelo menos não tanto os desktops) com utilizadores super users, não se propagam tanto e não causam avarias como se vê noutros SOs

Os Anti-Virus são eficientes?

Para tratar de um Linux, nunca usei, mas já usei Anti-virus em Linux para tratar de outros SOs

Firewalls

Quase todas trazem de raíz. E devem ser utilizadas. Pode não haver tantas vulnerabilidades como noutros SOs, mas há - a questão é que são logo resolvidas, em vez de se ter que esperar que a "empresa" do SO em questão os consiga resolver.

2012/11/8 DJLinuxJP <linux...@gmail.com>

--
[...]

Use Open Source

Human Knowledge Belongs To The World

Tux Ribeiro

to pplwar...@googlegroups.com
Pegando naquilo que eu já tinha dito e sistematizando p/ o debate:

Qual a melhor distribuição para iniciar no mundo Linux?

Sem dúvida um Ubuntu-Based. Para os fãs do desktop ao estilo Mac, a malta que eu conheço, têm uma empatia natural uma empatia pelo PearLinux. Os 400 e tal distros reconhecidos pela generalidade dos utilizadores de linux, podem ser consultados em distrowatch.com (não sei se já alguém falou deste site neste grupo). Aí podem também saber, através de uma pesquisa detalhada (canto superior direito), os distros ubuntu-based

Eu comecei com o Debian. Mas quando comecei a usar mais a sério, foi o Xubuntu que adoptei nos primeiros tempos.

Por onde começar?

Para Ubuntu-Based deve-se começar pelo uso do ufw, do software center, do GDebi (se não quiserem usar a consola p/ instalar pacotes),  e pela consulta de sites de ajuda como o askubuntu e o ubuntued p/ esclarecer as dúvidas que apareçam. Ou então, como eu costumo fazer p/ todos os distros, "pesquisa google".

Há vírus para Linux?  Os Anti-Virus são eficientes?

Há. Em geral usam-se para ver se há vírus do windows nos ficheiros e assim não contaminar as máquinas com o windows. Igualmente, se instalares um programa do windows com malware recorrendo ao wine... há quem diga que alguns tipos de malware podem teoricamente correr. Foi o que obtive de informação nos fórums.
A última vez que me informei, disseram-me que existem várias tentativas de criar programas p/ remover os rootkits mas são pouco eficientes. Dada a dificuldade de correr vírus na arquitectura do Linux, e os poucos que existem, parece que ainda ng perdeu muito tempo com isso porque existem coisas mais importantes p/ desenvolver... o rkhunter e o chkrootkit segundo me disseram, são boas ferramentas p/ saber se a máquina pode estar comprometida e o melhor a fazer se estiver é mesmo reinstalar o distro. Conheço gente que usa o Linux há anos, a instalar programas de fora dos repositórios, e nunca tiveram problemas.... por isso é algo de facto raro.
(o rkhunter dá muitos falsos positivos no que toca a ficheiros suspeitos... mas é muito eficiente no que toca a caçar rootkits).
Obviamente, se uma pessoa só usa repositórios oficiais... à partida não há rootkits...

Firewalls

Para ubuntu-based, o ufw cumpre. Há quem desconfie porque no windows não se podia fiar muito no firewall de base, mas neste caso há muitos fãs de ubuntu que percebem do assunto (eu não percebo, sou apenas um utilizador curioso) que dizem que o ufw é suficientemente seguro.

Saudações

André Paulos do Nascimento

to pplwar...@googlegroups.com

Ainda não consegui perceber qual a necessdade de utilizar firewall no linux...

> [...]
>

> Co...

> Esta é uma questão verdadeiramente importante! De facto podemos achar que não existem vir...

Facebook - http://www.fa...

Pedro Pinto

to pplwar...@googlegroups.com

Boas André,

A firewall é sempre uma funcionalidade que deve estar presente num sistema. Como é sabido, nas comunicações entre máquinas, o IP identifica a máquina e o porto identifica a aplicação….neste sentido é extremamente que apenas estejam abertos os portos necessários para que o sistema não sofra nenhum ataque. Vamos considerar que apenas temos o SSH a correr na máquina, porto 22…criamos uma regra na máquina e apena abrimos e controlamos esse porto…os outros mantêm-se filtrados pela firewall.

Quem nos garante a nós que na instalação de um pacote  não há instruções para que um porto de comunicação seja aberto?

Abraço

Pedro Pinto

Facebook - http://www.facebook.com/Pplware
Twitter - http://twitter.com/pplware
---
Recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "Comunidade Pplware Linux" dos Grupos do Google.

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com
Quem nos garante a nós que na instalação de um pacote  não há instruções para que um porto de comunicação seja aberto?

Hum..... Tenho as minhas duvidas... A não ser que seja um seviço que fique a correr (e aí a gente já sabe que vai ficar a correr)... Geralmente (e digo novamente Geralmente) essas coisas - chamemos-lhes backdoors - em Linux não acontecem. Além do sofware ser escrutinado por centenas de pessoas, a não ser que seja instalado através de sources "não oficiais", não deve haver esse problema.
Hey, mas mais vale prevenir que remediar !

Firewalls, sempre a funcionar !

Cumprimentos,

Bruno Santos

Pedro Pinto

to pplwar...@googlegroups.com
Nunca confiando. Além disso, temos um ponto centralizado (na firewall) onde podemos sempre gerir e controlar as comunicações com a nossa máquina.

PPinto

De: Bruno Santos <feiti...@whatgeek.com.pt>
Data: 9 de Novembro de 2012 11:10

Assunto: Re: [Pplware@Linux] Re: Novos Utilizadores Linux - Cuidados Básicos de Segurança

--
Com os melhores cumprimentos,

Pedro Pinto
Super Administrador & Editor
_____________
Pplware (site) - http://www.pplware.com
Facebook: http://www.facebook.com/Pplware
Twitter: http://twitter.com/pplware
Forum: http://forum.pplware.com/

André Paulos do Nascimento

to pplwar...@googlegroups.com
Afinal afirmações polémicas sempre dão lugar a feedback :)

A bem da verdade, compreendo essa situação por uma questão de precaução. Mas se é uma precaução/preocupação justificada, isso já será discutível.

Acho que um utilizador responsável (que sabe o que instala, de onde instala e porque instala - não tem de ser um guru da programação) não necessita de firewall.

Eu não uso, e no outro dia fiz um intense scan com o nmap contra a minha máquina e estava tudo bem fechadinho (nem conseguiu reconhecer sistema operativo, nem uptime). Saliento que tenho um servidor apache, samba e ssh instalado na máquina, mas todos os serviços estavam desligados.

Obviamente esta é a minha opinião pessoal, e vale como tal. A opção acaba por passar pelo grau de "preocupação" inato a cada um. Há quem encripte os discos e ainda fique preocupado com o facto de os dados poderem ser retirados das rams se não tiver decorrido um x de tempo..... Enfim.

Agora, por uma questão de prevenção, usem firewalls :)

Cumprimentos

Carlos Carvalho

to pplwar...@googlegroups.com
Boa tarde ,

Esta temática se até ao presente momento não estava na prioridade dos utilizadores de Linux pode passar a ter de estar , com as noticias recentes da Steam ter chegado ao Linux e com os anúncios de outras empresas estarem a preparar o mesmo  vai certamente alterar o interesse na criação de todo o tipo de malware para este Kernell , o post anterior dá algumas dicas importantes para a salvaguarda do nosso sistema , provavelmente os anti vírus até agora existentes para Linux como é o caso do Klam terão de passar a ser mais eficientes , esperem que a comunidade se adapte rapidamente aos novos tempos que se avizinham .

Excelentes posts , estou verdadeiramente surpreendido com a dinâmica gerada a volta desta comunidade .

Aceitem os meus cumprimentos

Serva

[...]

sambas31

to pplwar...@googlegroups.com

O pessoal está esquecido dos exploits para o linux!

Tux Ribeiro

to pplwar...@googlegroups.com
Já que falas nisso... para o pessoal que estiver agora assustado com esta conversa... lembrem-se que tudo o que há para o Linux há vezes um milhão para o Win.

Eu costumo consultar esta lista de exploits:
http://www.exploit-db.com/

O único tipo de OS para o qual se conhecem praticamente todos os exploits existentes é o Linux.

José Postiga

peach-_-boy

to pplwar...@googlegroups.com
Boa a todos!
Ja Agora Gostava eu de saber se é pertinente entrar para a deep web sem ativar o firewall?

Cumprimentos

Banucho Cassamo

peach-_-boy

to pplwar...@googlegroups.com
Perdão me espressei mal.
Gostava eu de saber se é pertinente entrar para a deep web com o firewall ativado?

Cumprimentos

Banucho Cassamo

.: wifi :.

to pplwar...@googlegroups.com
Já uso linux à vários anos e nunca tive qualquer problema de utilização de sites manhosos sem firewall.
Nenhum ficheiro descarregado da web é auto-executável em linux!

Não quer isto dizer que não vale a pena ter firewall activa... apenas digo que no meu caso nunca me aconteceu nada por não ter firewall.