Ubuntu: Erro a aceder a partições NTFS

Hugo Sena

to pplwar...@googlegroups.com
Boas,

Tenho o Ubuntu 13.04 e mas 2 partições NTFS sendo que numa delas tenho o Windows 8 e noutra apenas guardo ficheiros. O problema é que grande parte das vezes que estou no ubuntu não me deixa aceder às partições ntfs. Depois tenho de ir ao Win 8 e reininciar uma série de vezes até que o ubuntu resolva abrir. Sempre que saio do windows 8 é desligado de forma normal e não hibernado ou outra.

O erro é:

Error mounting /dev/sda1 at /media/vilna/Win8: Command-line `mount -t "ntfs" -o "uhelper=udisks2,nodev,nosuid,uid=1000,gid=1000,dmask=0077,fmask=0177" "/dev/sda1" "/media/vilna/Win8"' exited with non-zero exit status 14: Windows is hibernated, refused to mount.
Failed to mount '/dev/sda1': Operation not permitted
The NTFS partition is in an unsafe state. Please resume and shutdown
Windows fully (no hibernation or fast restarting), or mount the volume
read-only with the 'ro' mount option.

Como sou novato no ubuntu toda a ajuda é bem vinda.
Cumps.

Rascas

to pplwar...@googlegroups.com
Eu tenho pouca experiência com o Windows 8, acho que deve ser devido a nova opção chamada Fast Startup. Resumidamente o que acontece é que o windows não é desligado completamente e algumas coisas ficam em cache para o windows reiniciar mais rapidamente da proxima vez.

Mais info:
http://www.msfn.org/board/topic/152937-what-is-hybrid-boot-in-windows-8-and-how-does-it-work/

Uma solução para resolver o problema:
http://itsfoss.com/solve-ntfs-mount-problem-ubuntu-windows-8-dual-boot/

Cumprtimentos

Nuno José

to pplwar...@googlegroups.com
Também se pode montar no modo só de leitura não vais é poder escrever

sudo mount -o ro /dev/sdan (n n da partição)

Hugo Sena

to pplwar...@googlegroups.com
@Rascas
Obrigado pela solução e por teres ajudado a compreender melhor o que se passava.

@Nuno José
Obrigado pela rápida dica.

Da próxima vez que acontecer vou ver se resolvo assim.

Cumps.