System 76? Algum por aqui?

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Boas pessoal,

Estou a pensar em comprar um pc novo. O meu já começa a precisar da reforma depois de 5 anos de uso.
Estou a colocar a hipótese de comprar um system76 Galago UltraPro mas tenho algumas questões que talvez alguém por aqui possa ajudar.

Gostava de saber como é a durabilidade da bateria deste pc. Depois de um ano que a bateria do meu actual PC foi com "os porcos" gostava de ter um com uma boa bateria duradoura em tempo de vida e também que tivesse capacidade para aguentar umas boas horas de uso (por exemplo uma viagem de comboio de Lisboa-Guarda que são quase 5 horas.

Depois também tenho sempre algumas reticencias em fazer compras pela net. Nunca gostei muito, já fiz algumas mas nunca nada de fora do país. Existe algum revendedor em portugal?

Alguns de vocês agora podem não gostar mas estou a pensar num Mac também... são muito bons em hardware e na construção de software especifico para aquele hardware. Fascina-me a durabilidade da bateria daquelas grandes maquinas. O preço é que não me fascina nada! Se um system 76 aguenta-se tantas horas como um mac e tivesse tão boa capacidade de resposta... :p

Cumprimentos.

Não me espanquem! :p

DarkTux

to pplwar...@googlegroups.com
Boas André,

Desconheço a existência de representantes da System76 em Portugal. Penso que só mesmo através da net.
Mas podes sempre dar uma vista de olhos nos Clevo em www.assismatica.pt. Tens a opção de vir com Ubuntu instalado.
Realço que nunca comprei nada nesta loja. Fiquei a conhecer através de um post mais antigo aqui na comunidade Linux.
Quanto aos Mac, o preço é o maior defeito. Nos Mac também podes instalar Linux. Penso que o próprio Linus usa/usava Macs.
Cumps.

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Boas DarkTuk,

Antes de mais obrigado pela resposta. Estive a ver um pouco o site que recomendas-te. Não me agradou muito. E estava a pensar comprar um computador mais pequeno, 13'' 14'' polegadas para podes usar em qualquer lugar. Para isso tem que ser de categoria ultrabook. E aí o melhor que me aparece é mesmo o Galago UltraPro. Um preço muito bom! Sinceramente não gosto muito daquela ligação entre a tampa e o resto mas pronto. Pelas características e preço é para onde estou virado. Bem... vou ter de me informar primeiro como é com a entrega do equipamento. Talvez avance para ele. Esperar pelo Natal para receber o subsidio :p

Um Mac seria perfeito mesmo... mas! Não dá! ;)

Luís Nabais

to pplwar...@googlegroups.com
Os System76 são computadores Clevo, personalizados pela System76.
Podes fazer o mesmo, tens algumas lojas em Portugal que vendem Clevo. Eu comprei o meu Clevo W230ST (13.3'' Full HD) na Inforphone, uma loja em Odivelas (ao pé de Lisboa).

Rykardu Souza

to pplwar...@googlegroups.com
Boas,

Também já andei a ver esses System76 mas acho acaba por não compensar mandar vir dos US porque depois vais ter que pagar a alfandega, acaba por te ficar ao preço de um Macbook.

Como já foi dito aqui os System76 são clevos. Existem várioas lojas em Portugal que vendem clevos. Por muita pena minha não vendem esse modelo que por acaso também gosto muito. Mas tens uma alternativa de 13". Nestas lojas:

Podes fazer várias configurações de hardware. Podes sempre questionar são não possível conseguir o modelo de 14" que está na System76 afinal de contas não deixa de ser um Clevo.

Cumprimentos.

DarkTux

to pplwar...@googlegroups.com
Pois é André, não te esqueças que vindo dos EUA tens de somar os portes (normalmente caros) e os direitos alfandegários a pagar (os 23% do IVA e mais qualquer coisa penso eu)
Não sei se é tema para ti, mas pelo que vi há tempos, não tens a opção de teclado físico em PT.
Conforme posts acima, nos Clevo tens também opções de 13'' e 14'':
   W230ST 13" preços a partir de 1.120€ (clevocenter.com) ou €935€ (assismatica) - atenção que não vi as especificações em detalhe (podem ser diferentes)
   na assismatica tens também opção de configurar o W230ST  e "fazer" o teu preço
   W540EU 14" preços a partir de 770€ (preços na clevocenter.com)

Boas compras ;)

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Boas Malta,

Pois é! Isto da alfandega é que me lixa! Ficaria ao preço de um Mac! O que é pena... portáteis como aquele não há no mercado... só o hp (http://www.worten.pt/store/inicio/informatica/computadores/portateis/portatil-hp-xt-13-2311ep-128-gb-13-3.html) e que demonstra estar lá perto... ainda um pouco longe. Talvez compre mesmo este hp... ou talvez espere ainda mais tempo para comprar um mac. Acho que iria compensar.

DarkTux

to pplwar...@googlegroups.com
André,

Olha que nos clevo consegues especificações idênticas por um preço mais interessante, ou pelo mesmo preço especificações melhores. Vê as 2 opções abaixo.
Reparei também que o ecrã do HP é um banal 1366 x 768 Pixels, que perde e muito para o Clevo (FHD 1920X1080)e para o Mac. Não sei se é importante para ti, mas para mim seria (e será no meu próximo portátil)
Cumps

Eduardo Oliveira

to pplwar...@googlegroups.com
Boas,
Não conhecia os clevo, mas sou muito sincero, quanto o meu toshiba der o berro, eventualmente mais um anito, clevo vai ser uma marca a velar em consideração....

Cumprimentos,
Eduardo Oliveira

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Boas Pessoal.

Os clevos são bastante interessantes mas para as caracteristicas que quero aquilo fica bem acima de 1000 euros. Preço que nao fica longe dos Macs. e os macs não são de plastico.

Tenho que ver melhor. Mas isto deixou por agora de ser prioridade. Agora é faculdade que começa a apertar.
Cumprimentos.

Karapinha

to pplwar...@googlegroups.com
Boas, eu normalmente evito portáteis por vários motivos, mas dado que é algo que é mesmo preciso para ti na minha opinião uma marca boa e com suporte Ubuntu a algum tempo é a DELL
Topa este:
http://www.dell.com/us/business/p/xps-13-linux/pd

Alguns deles da para custumizares no site e colocar com o ubuntu eles veem é de UK ou US mas tem cá uma dell em PT.
Acho que valia apena veres.
Eles ate maquinas de gaming alienware já vendem com Ubuntu.
A vantagem para mim é os anos que a dell existe e os anos que têm de experiência com linux, já a muito tempo que existem maquinas Ubuntu deles. antes daqueles netbooks asus ate.

Luís Nabais

to pplwar...@googlegroups.com
Eu comprei um Clevo W230ST na InforPhone, em Odivelas, por 1150€, com as seguintes specs:

CPU: i7-4700MQ (Haswell)
RAM: 16 GB 1600MHz
VGA: Intel HD 4600 + NVIDIA GTX-765M
Ecrã: 13.3'' FullHD (1920x1080) Matte. É fantástico, o ecrã.
Disco 1: SSD mSata A-DATA 128GB
Disco 2: Western Digital Black 750GB 7200rpm

Outros detalhes: tem teclado retro-iluminado, 3 USB 3.0 + 1 USB 2.0, boa qualidade de som (pelo menos para mim é do melhor que já tive), pesa 2Kg e a bateria dura umas 3h, talvez mais, conforme o uso. Utilizo Linux maioritariamente ou Windows para um jogo ou outro, por isso não tenho bem a noção.

Não aconselho a ClevoCenter, não é uma loja autorizada pela Clevo. A InforPhone é uma loja autorizada Clevo.

DarkTux

to pplwar...@googlegroups.com
Grande máquina Luís.
Tiveste algum "stress" com linux nessa máquina ou funciona tudo out-of-the-box ?
Obg.

Rykardu Souza

to pplwar...@googlegroups.com
Bom dia,

Luís grande configuração. Eu acho que não mudava nada. Talvez pusesse apenas 8Gb de RAM pois para aquilo que faço acho que não precisava dos 16Gb.

Já agora o que achas em termos de temperaturas exteriores e da construção?

Cumprimentos.

Luís Nabais

to pplwar...@googlegroups.com
A máquina é espectacular e, pelo preço que custou, é de longe superior a qualquer Macbook Air ou Pro. Só não tem resolução "retina", mas 1920x1080 já é muito para um ecrã destes.
Mesmo a nível de construção é excelente, nada de plástico barato. Aliás, a parte de trás do ecrã até é "aborrachada", o que dá um toque de requinte.

Instalei Arch Linux e Windows 8.1. No Windows funcionou tudo bem, sem qualquer falha. No Linux tive que fazer um tweak no GRUB pois o brightness não dava para aumentar/diminuir, mas nada de mais. De resto, tudo espectacular e funcional.

Em termos de temperaturas, as ventoínhas disparam cedo e nunca deixaram o PC aquecer demasiado. Não sei valores exactos, pois não tenho hábito controlar, mas a ver se controlo melhor e mostro os valores, um dia destes.

2013/10/30 Rykardu Souza <r.sousa...@gmail.com>

--
Pplware (site) - http://pplware.com
Forum - http://forum.pplware.com/

Rykardu Souza

to pplwar...@googlegroups.com

A temperatura a que me referia é mais a temperatura que sentes na superficial do portátil, por exemplo no teclado, touchpad e apoio na palma das mãos. Não gosto que o portátil fique quente nestes sítios é incomodativo e como é um portátil pequeno com um "grande" processador e "grande" gráfica fico sempre a pensar como se porta em termos de temperatura.

Cumprimentos

Luís Nabais

Rascas

to pplwar...@googlegroups.com
O Clevo do Luis é uma boa maquina e o preço tb está bom. Parece ser um bom negocio.

Se quiseres um ultrabook aconselho-te a esperar mais um pouco até que saiam mais com processador Haswell e preço "actualizado"
Daqui a pouco poderas comprar ultrabooks com as mesmas specs do Macbook Air 13'' i7 128 ssd que custa cerca de 1350 euros, por cerca de 1000 euros.

Quanto á durabilidade da bateria depende mto da qualidade de construção e do cuidado do utilizador. Passo a explicar. Por exemplo os computadores da Apple, a bateria dura bastante tempo porque:
-Têm bastante amperagem (capacidade)
-Têm um bom fluxo de ar, refrigeração.

Uma das principais razões para uma bateria viciar é o calor. Se uma bateria tiver em uso num computador que aquece bastante, vai viciar mto rapidamente.

A Apple não faz magia nem milagres e estes com o tempo / utilização indevida
tb sobreaquecem e a bateria tb vicia.

Portanto se tiveres um portatil com uma média/ boa construção, praticamente só tens de te preocupar com a temperatura em funcionamento. Qnd vires que está a aquecer em demasia, abre o portatil e limpas a sujidade, ou mandas para uma loja de reparação autorizada.

Um dos principais aspectos de um portatil para mim é ter uma fácil abertura do dissipador para limpeza. O Clevo dá para fazer isto.

.: wifi :.

to pplwar...@googlegroups.com
Eu tenho um HP EliteBook Folio 9470m e só posso dizer maravilhas.
Acho que é da mesma gama de preços de um Apple (não sei porque não o paguei!).
É exteriormente muito parecido a um Apple e, em qualidade de construção, é superior.
A bateria dura 5h em linux (em windows não sei porque a primeira coisa que faço é remover esse virus).
E ainda tem a hipótese de se comprar uma bateria extra-fina que ocupa toda a zona inferior do portátil, passando a ter mais 3 mm em altura e que eleva o poder de portabilidade para umas magníficas 20h :D

Frederico

2013/10/30 Rascas <diogoman...@gmail.com>

--
Recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "Comunidade Pplware Linux" dos Grupos do Google.

Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails deste grupo, envie um email para pplwarelinux...@googlegroups.com.

Rykardu Souza

to pplwar...@googlegroups.com
Bom dia,

Luís quando se está a jogar é quase inevitável. Desde que ele não aqueça em trabalho "normal" para mim não há qualquer problema.
Obrigado pelos detalhes.

Cumprimentos.

Rykardu Souza

to pplwar...@googlegroups.com
Boa tarde André,

Estavas interessado no System 76 de 14".

Já o podes comprar, já está disponível em Portugal só que através da marca original a Clevo.

Cumprimentos.