Linux + VAIO + Drivers Nvidia

Rykardu Souza

to pplwar...@googlegroups.com
Boa tarde,

Não sei se será o local certo para colocar a minha questão, pois não é um forum, mas também já coloquei esta questão em foruns e nunca obtive uma resposta que me ajudasse.

Eu tenho um Sony VAIO VPCCW com uma Nvidia GT230 com 3 anos e pouco. Não sou um utilizador exclusivo de Linux, pois de vez em quando ainda tenho de usar o windows. Já testei várias distros no meu portátil, entre elas Ubuntu e baseadas (Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Mint, entre outras), OpenSuse, Fedora, Fuduntu e mais uma ou outra menos conhecidas.

A minha questão é, após a instalação tudo fica a funcionar correctamente (menos a suspensão) se o kernel a usar for 3.x. O problema surge quando instalo os drivers da Nvidia, deixo de poder ajustar o brilho, simplesmente tudo o que esteja relacionado com o mesmo não se ajusta e o brilho fica sempre no máximo.

Alguém com uma situação idêntica e com consegui resolver?

Já agora relacionado com a suspensão, esta nunca funcionou no meu portátil, alguma dica?

Agradeço desde já a ajuda.

Cumprimentos,
Rykardu Souza

Tiago Gala

to pplwar...@googlegroups.com
No meu tive o mesmo problema mas já foi há muito tempo atrás. Experimenta procurar por acpi, penso que através disso conseguia ajustar o brilho pela linha de comandos, mas sem certezas.

.: wifi :.

to pplwar...@googlegroups.com
Eu tenho um vaio e tenho esse problema.
O que acontece é que na realidade o sistema detecta 2 controlos de brightness!
Podes verificar isso mesmo em /sys/class/backlight/

Em linha de comando e como root podes fazer:
echo 1000 > /sys/class/backlight/intel_backlight/brightness

e alteras o valor 1000 para o pretendido.
Em /sys/class/backlight/intel_backlight/max_brightness está o valor máximo admissível para o brightness.

Em ubuntu tinha um script que arrancava no inicio e ía buscar os valores do acpi_video0 e ajustava no intel_brightness.
Entretanto, mudei para arch que usa o systemd para o arranque. Como ainda não tive tempo de explorar aquilo, vai "à unha".

2012/11/8 Tiago Gala <tiago...@gmail.com>
--
Pplware (site) - http://pplware.com
Forum - http://forum.pplware.com/

Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para pplwar...@googlegroups.com.
Para anular a inscrição neste grupo, envie um e-mail para pplwarelinux...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/pplwarelinux?hl=pt-PT.

Tiago Martins

to pplwar...@googlegroups.com
Tenho um Samsung com o mesmo problema. Só consegui resolve-lo com este indicador: brightness-indicator-for-ubuntu-unity. Mas só funciona em Unity.

Cumprimentos,
--
Tiago Martins

Rykardu Souza

to pplwar...@googlegroups.com
Boa noite,

Agradeço desde já as vossas respostas. Tive uma semana com muito trabalho por isso ainda não tive tempo para experimentar nenhuma das soluções.
Em principio amanha e domingo vou experimentar e depois deixo aqui novidades.

Cumprimentos,
Rykardu Souza

Rykardu Souza

to pplwar...@googlegroups.com
Boa tarde.

Já fiz experimentei as vossas soluções mas nenhuma funcionou. Estive a testar algumas distros novamente e o que acontece é o seguinte, em distros com Unity, Gnome 3.x e Cinnamon o brilho não funciona. Em distribuições por exemplo com Xfce, KDE e Mate o brilho funciona. Mas após instalar os driver da Nvidia deixa de funcionar em qualquer uma.

Estou a ver que nunca vou poder ter uma distro 100% funcional no meu portátil.

Cumprimentos,
Rykardu Souza