Ubuntu 13.04 - Brilho do ecran

Hugo Sena

to pplwar...@googlegroups.com
Boas,

Tenho o Ubuntu 13.04 e sempre que ligo o portátil o brilho do ecran está no máximo e magoa o olhos. O que faço é reduzir a metade mas sempre que ligo o PC de novo o brilho do ecran está sempre no máximo.

Não é suposto memorizar as opções?

Alguma ideia?

Cumps.

Jay

to pplwar...@googlegroups.com
Boa noite,

Na verdade o Ubuntu não memoriza essa opção... É incompreensível, mas é verdade!
A solução mais simples passa por editar o /etc/rc.local (link da solução: http://www.faqforge.com/linux/remember-screen-brightness-settings-in-ubuntu-and-linux-mint/).
Este foi dos motivo que deixei o Ubuntu e adotei o Xubuntu como distro de eleição!

Atentamente.

LUI54LB3RT0

to pplwar...@googlegroups.com
Eu utilizo um script bash ou python não me recordo para reduzir o brilho sempre que ligo o computador.

Luís Pereira

to pplwar...@googlegroups.com
já a muito tempo que não uso ubuntu, embora o tenha instalado no pc da minha namorada e posso mais tarde confirmar isto. pelo que me lembro esse era um problema do ubuntu, algo mt parvo, mas que resolvia parcialmente na gestão de energia. lá colocava o brilho num valor mínimo que e memorizado e utilizado sempre no arranque. depois aumentava ao meu critério, mas sempre era melhor que começar com o brilho todo.

Hugo Sena

to pplwar...@googlegroups.com
Que estranho. Isto ser uma espécie de bug com esta maturidade. Bom, obrigado pelas dicas. Vou ver se resolvo isso.

Cumps.

Hugo Sena

to pplwar...@googlegroups.com
Boas.

Obrigado pela dica. Já resolvi o problema.
Estive a correr o Xubuntu numa pen para experimentar e de facto acho bem mais rápido mas acho também com um design mais arcaico quando comparado com o Ubuntu que polirão mais as arstas.

Não é que o design seja tudo mas ajuda. Outra coisa interessante é que o xubuntu não (não encontro) a opção do brilho? A mim dá-me jeito porque à noite corto no brilho e de dia tenho de dar mais uns pós para poder ver algo.

Que vantagens com o Xubuntu?
Cumps.

Jay

to pplwar...@googlegroups.com
Bom dia,

Não diria que a UI do Xubuntu é mais arcaica, mas admito que tem um aspeto que remete um pouco para o Gnome 2.
Esta distribuição corre no ambiente gráfico Xfce (ambiente bastante mais "light" que o Unity), o que faz com que tenha um desempenho e rapidez fantásticos e consuma poucos recursos (neste capítulo mete o Ubuntu a um canto). As grandes vantagens são estas, juntamente com o facto de teres na mesma acesso a todo o software lançado para Ubuntu.
E tal como Gnome 2, o que não falta para Xfce são personalizações... Desde temas (dá uma vista de olhos na net ao tema Numix, que é o que estou a usar), personalização dos painéis, etc. Perde um pouco de tempo com isso e estou certo que irás conseguir polir o aspeto do Xubuntu ao teu gosto.

Quanto às opções de brilho, estão num local diferente comparando com Ubuntu... No Xubuntu essas opções estão nas Definições do Ambiente de trabalho, logo por baixo do local onde escolhemos e alteramos o wallpaper.

Atentamente.

Hugo Sena

to pplwar...@googlegroups.com
@Jay

Obrigado pelas dicas vou dar mais uma oportunidade ao xubuntu, afinal parecia bem mais rápido no meu portil.

Cumps.

Jay

to pplwar...@googlegroups.com
@Hugo Sena,

Estive a ver um pouco mais ao pormenor as definições de energia do Xubuntu, e houve uma informação que dei que não é errada. As alterações no brilho que falei que existe nas Definições do ambiente de trabalho, alteram apenas o brilho da foto que tens com wallpaper.
Existem 2 formas simples de alterar o brilho: os com o teclado (Fn + outra tecla que varia de modelo para modelo), ou instalando o plugin xfce4-power-manager-plugins.
Instalando este plugin passas a ter disponível o Plug-in brilho para adicionares ao painel e onde regulas manualmente a intensidade do brilho.

Atentamente,
Jay