Vantagens/Desvantagens; Pontos fortes/fracos das várias distribuições Linux

Lino Lisboa

to pplwar...@googlegroups.com
Este é um assunto que me tem despertado curiosidade. Em qualquer forum/blog/comunidade chega alguém e pergunta "que distribuição devo usar?" "Porquê?", perguntas do género.

O assunto é bastante discutível mas há sempre consensos quando por exemplo: Vem do Windows? Mint, Ubuntu, ZorinOS, etc. Iniciante em Linux? Ubuntu, Mint, etc.

O que eu queria por em discussão aqui nesta comunidade, e uma vez que tem havido alguma agitação em torno do Arch, é que através da experiência de todos se possa chegar a algumas conclusões sobre as variadas distribuições. Mas atenção, gostava mesmo que este tópico se centrasse nas distribuições realmente diferentes. É mais útil a comparação entre por exemplo: Debian; RedHat; Arch; Slackware/SUSE; Ubuntu, etc... em vez de discutir variantes das distros principais.

Senti esta necessidade porque também tenho experimentado (mais recentemente Opensuse) e também aproveitando a experiência de muitos possamos criar aqui uma espécie de prós/contras e conclusões sobre porque é que determinada distribuição só é recomendada a utilizadores linux avançados e se realmente isso apresenta claras vantagens e quais.

Espero que me tenha feito entender.
Cumprimentos, Lino Lisboa.

André Pires

to pplwar...@googlegroups.com
Gosto bastante do tema e estou interessando no que vai ser escrito aqui.

Bom, eu apenas ainda experimentei distros baseadas em deb e distros redhat(fedora). Apenas experimentei o fuduntu como distro redhat.
Ponto a favor do red hat: maior estabilidade comparado com deb (no meu caso)
Ponto a favor do debian: As novas aplicações são geralmente feitas primeiro para debian. Existem muitos mais repositórios. (comparado com red hat e no meu caso)

Quanto ao Arch, nunca experimente. Mas quero num futuro próximo pelo menos tentar instalar.

Flavio Antunes

to pplwar...@googlegroups.com
Eu sou utilizador de Ubuntu. Andei pelo mint na altura em que saiu o unity mas agora como está mais estável regressei outra vez.
A razão do Ubuntu e derivados ser uma distro recomendada a iniciantes está relacionado com a dificuldade de instalação e utilização. Instalar não tem qualquer dificuldade, e até para casos de dual boot ele reconhece logo automaticamente o windows. Também a instalação de grande parte dos programas é bastante fácil, ou centro de software ou fazer download e duplo clique para abrir para instalar. E será talvez por estas facilidades que continuo a usar ubuntu no meu dia a dia.
Por exemplo Arch é recomendado a pessoal mais avançado pois é complicado instalar aquilo. Pelo menos falo por mim que considero que tenho alguma (pouca) experiência em linux pois também já uso à uns 3 anos e mesmo com o guia ao lado só à terceira vez é que consegui instalar e mal.

Em relação a RedHat não me posso pronunciar que nunca usei e Suse só o devo ter usado uma horita, mas quero ver se volto a instalar numa vm

Hugo

to pplwar...@googlegroups.com
Sem d�vida, uma coisa que as distribuicoes baseadas em fedora deveriam
de melhorar seria o Yum Extender , por exemplo adoptarem a organizacao
do "centro de software (estilo ubuntu).
Bastante confuso e pouco intuitivo.

Em 14-04-2013 23:23, Andr� Pires escreveu:
> [...]
> menos tentar instalar.
> --
> Pplware (site) - http://pplware.com
> Forum - http://forum.pplware.com/
> Facebook - http://www.facebook.com/Pplware
> Twitter - http://twitter.com/pplware
> ---
> Recebeu esta mensagem porque est� inscrito no grupo "Comunidade
> Pplware Linux" dos Grupos do Google.
>
> Para anular a subscri��o deste grupo e parar de receber emails deste
> grupo, envie um email para pplwarelinux...@googlegroups.com.
> Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para

João Nascimento

to pplwar...@googlegroups.com
Sou utilizador de derivados de Ubuntu, neste momento Xubuntu, sinceramente para já uso-o porque não me apetece perder grande tempo em personalizar e instalar algo que me dei-a mais conhecimentos do Linux. Já passei por várias distros como testes, talvez a que tenha gostado mais tenha sido o Debian em estado puro.

Porque do Ubuntu em relação a outros? Opá é o mais falado e onde consigo encontrar mais pessoas perto de mim que me consigam ajudar a resolver alguns problemas. Também por causa da facilidade de instalação de Software, com o magnifico "Centro de programas".

Nas férias de Verão penso, se tiver algum tempo livre, experimentar algo como Fedora, mas para já com a universidade e alguns trabalhos que tenho não consigo perder grande tempo em formatar a maquina e a voltar a instalar tudo :P. Da ultima vez, foi um fim de semana a configurar Xubuntu e Windows whwhwh

Parabéns pelo tópico.

Cumprimentos,
João Nascimento

Lino Lisboa

to pplwar...@googlegroups.com
Vou dar também a minha experiência aqui. Sou também utilizador de Ubuntu principalmente pela facilidade de instalação e manutenção do sistema. Ponto forte do Ubuntu é sem dúvida ser out of the box, haver muita informação na net quando há dúvidas e o bom centro de software. O ponto fraco é que apresenta algumas falhas nas actualizações( pelo menos aconteceu-me 2 vezes) e depois lá tenho de andar a pesquisar o que é que se passa.

Utilizo PCLinuxOS no portátil, onde destaco o facto de ser bastante estável e funcional. E utiliza o Synaptic como gestor de programas.

Recentemente ando a testar o OpenSuse 12.3 e fiquei surpreendido pela positiva. Tão fácil de instalar como o Ubuntu, muito mais rápido, tem estado bastante estável. Ainda estou em fase de testes, mas parece-me que vou manter esta instalação.

Gostava realmente de ouvir opiniões sobre os utilizadores mais experientes.

André Paulos do Nascimento

to pplwar...@googlegroups.com
Boa tarde:

Eu dividiria o mundo das distribuições linux em 3 grandes partes:

1.ª: O mundo do ubuntu, linux mint, mageia, fedora, etc:

Estas distribuições são, por norma, de muito fácil instalação (com instaladores gráficos todos xpto's e intuitivos, com poucas opções). Finalizada a instalação, feito o primeiro boot, temos logo um sistema todo bonito e totalmente funcional. A administração é muito fácil sendo que a instalação de programas faz-se através de um programa gráfico;

2.ª: O mundo do debian, centos, etc:

Estas distribuições têm um instalador gráfico muito rudimentar em termos de aparência (normalmente é uma interfacezita gráfica com as mesmas opções do modo text) sendo que tem a possibilidade definição de pormenores mais avançados (nomeadamento no que respeita a redes, pacotes a instalar, etc). No entanto, o processo de instalação é muito do tipo "next, next". Feito o primeiro boot pós instalação, há grande probabilidade de o sistema não estar inteiramente funcional, sendo necessária a instalação de pacotes adicionais ou a realização de configurações especificas (por exemplo, não funcionar a rede wireless). Após tudo funcional, por norma, estes sistemas têm grande estabilidade.

3.ª: O mundo do arch linux, gentoo, slackware:

Nestas distribuições nada está pré-configurado, sendo que o processo de instalação é, por norma, em ambiente de texto. Implica um conhecimento aprofundado da distribuição e do hardware do pc onde se instala. A primeira vez que se instala uma distribuição destas temos de ter outro pc (ou dispositivo) ao lado para podermos acompanhar um guia de instalação do sistema, sem o qual tal tarefa é praticamente impossível (a não ser que se venha de outra muito parecida). Por norma, o processo de instalação é algo demorado e requer o uso da consola.
Terminada a instalação do sistema, após fazer o reboot, o mais certo é termos a shell a solicitar a autenticação, no modo cli. Depois de logar o sistema teremos de instalar TODOS os pacotes que pretendemos (xorg, drivers, alsa, DE etc). Todas as definição são específicas para a máquina e podemos personalizar o sistema ao nosso gosto. No final teremos um sistema totalmente funcional, sabendo para que servem os pacotes, o que é preciso para tudo funcionar etc.

Espero que tenha dado para terem uma ideia. No entanto, para perceberem o que digo, escolham uma de cada grupo e experimentem instalar. :)

Cumprimentos,

André Paulos do Nascimento

--
Recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "Comunidade Pplware Linux" dos Grupos do Google.

Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails deste grupo, envie um email para pplwarelinux...@googlegroups.com.

Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para pplwar...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/pplwarelinux?hl=pt-PT.
Para mais opções, consulte https://groups.google.com/groups/opt_out.

José Chula

to pplwar...@googlegroups.com
Boas,
Tendo um conhecimento algo recente do mundo do Linux (desde o verão passado), acho que a divisão do André Paulos do Nascimento está muito bem conseguida, faltando talvez referir que quanto o terceiro grupo de distribiuçẽs um dos pontos fortes é a estabilidade e solidez do sistema.
Actualmente estou a usar o Mint KDE e ando com uma vontade enorme de instalar o Arch pois parece-me uma distro bastante interessante que poderá calmar a minha vontade de conhecimento por algum tempo. até já li uma parte do beginner's guide, só falta mesm tirar um dia para me agarrar a isso, mas isto anda complicado de tempo...

José Chula

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com
Ola !

Antes de mais, quero dizer que o que aqui escrevo é meramente a minha opinião - é assim que eu vejo as coisas - outros verão de outra forma -

Quando eu comecei esta fantástica aventura, comecei com redhat 7, e depois 8, 9 até que apareceu o fedora core - que troquei para 1 até a versão 3, porque a versão 4 foi a pior desgraça que criaram na altura - passei para SuSE e depois OpenSuse quando foi criada. Entretanto, voltei a experimentar Fedora, mas não havia volta a dar - deixei de gostar da coisa - foi quando experimentei Gentoo... versão 2006 ou 2007

Eu divido o mundo das distribuições de Linux não pela instação - não devia ser determinante : e pela experiencia logo irão talvez pensar da mesma forma -  mas pela experiência dada ao utilizador - Principiantes, intermedios e avançados - mas depois também considero haver mais divisões - não pela experiencia do utilizador , mas pela propria distribuição - qual o seu objetivo - Logo, isto é um pouco dificil - embora haja aquelas distros que são de caras, outras não serão bem assim.

Embora o Ubuntu não seja uma distro de base, é personalizada o suficiente pela canonical para talvez ser incluida no seu próprio nicho - pelo menos não é nada parecida ao debian - e o Ubuntu se não me engano - corrigam se for caso disso - é retirada não do debian stable, mas unstable -

Para principiantes, considero o Ubuntu, bem como todas aquelas que se baseiam nele - sejam mint, xubuntu, lubuntu, etc...
É facil de instalar, é facil de usar, facil de personalizar e tem tudo à mão - além de que existe quase tudo para ubuntu -
--- mas não se deixem enganar - considero-a para principiantes, mas consegue ser uma distro também para utilizadores avançados e intermédios - apesar de haver tudo para ubuntu e haver scripts para quase tudo um pouco (a nivel de administração de sistemas) pode-se tornar bastante avançada com o objetivo que se lhe dê - há muita gente que a escolhe devido a isso mesmo - pela facilidade que tem em fazer algumas tarefas - não porque é boa para isso, mas porque alguém já se deu ao trabalho de o fazer e basta quase executar um comando para instalar um servidor http, dhcp, etc...
Agora, eu vi gestores de empresas trocarem de Windows para Ubuntu e a ficarem maravilhados - e nunca tinham usado Linux (nem são informáticos) e nunca mais trocaram.

A meu ver, isso representa um problema : Tanta personalização e simplificação torna algumas tarefas demasiado arduas . resolver um problema de graficos por exemplo, ou de desktop torna-se demasiado moroso, porque os ficheiros não são os mesmos, as configurações foram todas alteradas e espalhadas, etc...

Utilizadores intermédios têm a mageia (antigo mandriva - antigo mandrake), OpenSuSE, etc...

Tanto a mageia como o OpenSuSE (SuSE igualmente ) têm ferramentas simplesmente fantásticas. O Yast no SuSE e OpenSuSE, bem como todas as ferramentas no painel de controlo do Mageia são poderosas. O Fedora também pode ser colocado aqui, além de ser bleeding edge, já é necessário talvez alguma experiencia para usar estes - não digo que sejam dificeis de usar, pelo contrário, mas não tẽm talvez a comunidade que tem o ubuntu, e quando surgem problemas, talvez sejam mais dificeis de diagnosticar e reparar.

O CentOS tambem pode ser colocado aqui - mas já nas partes de intermedios/avançados (bem como o Fedora - testes para o RedHat) . Não pela dificuldade, porque podem ser usados como desktops, mas pelas razões já apontadas em cima - não há tantos packages disponiveis - muitas das coisas têm que ser compiladas de fonte, e mais configurações a fazer.

Para utilizadores avançados, então temos Arch Linux, Debian, Gentoo, Slackware, etc...

São distros que já requerem alguma destreza e saber o que se faz - porque um erro e acabou-se o sistema - lá tem que se reparar.

A minha opinião é que, como são distros mais detalhadas, necessário mais atenção no que se faz, algumas das coisas saem simplificadas no final - nomeadamente configurações - não está nada espalhado, está tudo no sitio que deve estar - embora o Debian aqui seja melhor, porque há muitos exemplos de configurações já disponiveis - Gentoo por exemplo não trás configuração de Xorg (embora seja automatica a geração do ficheiro de configuração com um comando), não tem configuração do teclado ou do rato - na diretoria /etc/X11/xorg.conf.d/ - debian por exemplo tras exemplos para copiar para lá -

Gentoo por exemplo demora cerca de 2 a 3 horas até ter um ambiente grafico minimo - isto num intel core i7 - para maquinas lentas é para esquecer - mas são voces que escolhem o suporte que as aplicações irão ter - e não é escolhido por voçẽs - mas já estou a divagar com Gentoo -

Agora, depois distros especificas  - que podem não ser para utilizadores avançados, como o puppy Linux, Damn Small Linux, vector Linux, etc... para maquinas antigas.

Backtrack Linux para penetration testing, DEFT para forensics, etc..

Clonezilla, Parted Magic, Gparted Live, SystemRescueCD, etc... para operações especificas de recuperação de sistemas, etc....

Existem N para coisas especificas que não signifcam que sejam para utilizadores avançados, mas que têm que saber alguma coisa, pelo menos para instalar.

Eu nao tive hipotese de começar com Ubuntu, mas ainda bem, agora, voçês é que sabem - ou como estão há vontade - com coragem.

Começem com Ubuntu - criem habito a Linux - deixem de vez o Windows, porque senão nunca mais o deixam - e não inventem desculpas para o ter instalado.
Apos conforto, já terem crashado o Ubuntu algumas dezenas de vezes e recuperado de pelo menos metade delas, criem coragem e experimentem outra que não seja baseada em ubuntu - Experimentem uma baseada em RPMs - OpenSuSE, Fedora, etc... mas que também não seja baseada em nenhuma outra - experimentem uma das de base - Fedora, Debian, SuSE, etc...

Ao final de alguns anos confortaveis, saiam da vossa zona de conforto e experimentem uma distro mais complicada - onde as configurações são quase todas feitas por voçẽs - mas não sejam loucos, as páginas das distros estão bem documentadas - Gentoo têm uma das documentações mais completas que existem - tanto no site oficial, como o Wiki - Arch também e podem tirar partes daqui, partes dali, etc...

Usem as ferramentas que Linux vos dá : man <comando> e info <comando> são excelentes fontes de informação - algumas vezes só confundem, confesso, mas mesmo assim...

e nunca, mas nunca se esqueçam - e isto é válido para todas as distros - Linux têm um dos sistemas mais completos de logs - a diretoria /var/log diz-vos tudo o que possam precisas de saber, quer informações, quer erros que possam estar a ter.

Bem, de um pequeno texto, passou a um testamento.

Eu sei que isto não é a opinião de toda a gente e estamos cá é para refutar e aprender uns com os outros - quem quiser, que me diga que debian é melhor que Gentoo e eu digo que sim ! =:)

Abraco

Bruno Santos

2013/4/18 José Chula <zek_...@yahoo.com>

--
[...]

Use Open Source

Human Knowledge Belongs To The World

.: wifi :.

to pplwar...@googlegroups.com

Gostei ;-)
Vai de encontro à minha opinião.

Frederico

André Paulos do Nascimento

to pplwar...@googlegroups.com
Bruno Santos:

No meio de toda a diversidade, acaba por haver alguma homogeneidade :)

Se reparares, tanto a minha abordagem, como a tua, são bastante coincidentes (tirando alguns aspectos de pormenor):

Na verdade, sendo que tu optaste por utilizar o critério "qualificação dos utilizadores" (principiantes, intermediários e avançados) e eu optei pelo critério "certos aspectos específicos das distros", o certo é que dividimos este complexo mundo em três grandes partes, que são bastante coincidentes...

No fundo, haverá sempre muito para dizer. Porém, o importante é que as pessoas saiam efectivamente da sua zona de conforto e não tenham medo de experimentar coisas novas e mais desafiantes :).

Cumprimentos,

André Paulos do Nascmento

Lino Lisboa

to pplwar...@googlegroups.com
Boas, excelentes explicações servem justamente para isso: ajudar a organizar isto na nossa cabeça.

Gostaria de deixar realmente uma questão que ainda considero pertinente. Se há instalações de diferentes dificuldades, passando as dificuldades à frente, quais são mesmo as grandes vantagens de passar para as de nível médio ou avançado? Ou seja, Segundo o que o Bruno Santos muito bem explicou, e que eu concordo, Não vou instalar Arch só porque sou utilizador avançado, tem de haver mais alguma coisa :)

Cumps, Lino Lisboa

James Bond

to pplwar...@googlegroups.com

James Bond

to pplwar...@googlegroups.com

Bruno Santos

.: wifi :.

to pplwar...@googlegroups.com
Caro Lino:
Quem instala arch ou gentoo, para além de tipicamente já ser um
utilizador linux com alguns conhecimentos, vai em busca de controlo.
A grande diferença é que em arch ou gentoo o utilizador é que controla
tudo, mas mesmo tudo o que é instalado.

Por exemplo:
- Impressão: é necessário instalar o cups e ainda os ppd para as
impressoras pretendidas. É ainda necessário que o serviço seja
activado manualmente, ou seja não fica logo tudo feito só porque se
instala o cups!

Ou seja o utilizador sabe quais é que são os serviços que tem a correr
na máquina, porque teve que manualmente dar ordem a todos eles!

No caso do ubuntu, bastaria instalar o cups e tudo ficava logo a
funcionar... este é apenas um exemplo banal.
Claro que numa instalação ubuntu normal, nem isso é necessário fazer
porque o cups já vem instalado de raiz.

Poder-se-á dizer que assim só complica... também é verdade, mas se se
quer ter completo domínio da máquina, então terá que ser assim.

carlos.carvalho0

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com
Para reforçar ainda mais a ideia do .:wifi:., dou um exemplo de uma aplicação que todos devem usar, o mplayer !

Tipicamente, a aplicação mplayer tem suporte para tudo e mais um par de botas - logo, quando se quer instalar, tem imensas dependencias, isto tipicamento num sistema diferente do arch e gentoo - por exemplo ubuntu.

Num sistema de base de Caixa Magica 19, se quero instalar o mplayer, tenho estas dependencias todas (Palavra Depends) :

apt-cache depends mplayer
mplayer
  Depends: libaa1
  Depends: libasound2
  Depends: libaudio2
 |Depends: libavcodec53
  Depends: libavcodec-extra-53
 |Depends: libavformat53
  Depends: libavformat-extra-53
 |Depends: libavutil51
  Depends: libavutil-extra-51
  Depends: libbluray1
  Depends: libc6
  Depends: libcaca0
  Depends: libcdparanoia0
  Depends: libdca0
  Depends: libdirectfb-1.2-9
  Depends: libdvdnav4
  Depends: libdvdread4
  Depends: libenca0
  Depends: libesd0
  Depends: libfaad2
  Depends: libfontconfig1
  Depends: libfreetype6
  Depends: libfribidi0
  Depends: libgcc1
  Depends: libgif4
 |Depends: libgl1-mesa-glx
  Depends: <libgl1>
    libgl1-mesa-glx
 |Depends: libjack-jackd2-0
  Depends: <libjack-0.116>
    libjack-jackd2-0
    libjack0
  Depends: libjpeg8
  Depends: liblircclient0
  Depends: libmpeg2-4
  Depends: libopenal1
  Depends: libpng12-0
 |Depends: libpostproc52
  Depends: libpostproc-extra-52
  Depends: libpulse0
  Depends: libsdl1.2debian
  Depends: libsmbclient
  Depends: libspeex1
  Depends: libstdc++6
  Depends: libsvga1
 |Depends: libswscale2
  Depends: libswscale-extra-2
  Depends: libtheora0
  Depends: libtinfo5
  Depends: libvdpau1
  Depends: libx11-6
  Depends: libxext6
  Depends: libxinerama1
  Depends: libxv1
  Depends: libxvidcore4
  Depends: libxvmc1
  Depends: libxxf86dga1
  Depends: libxxf86vm1
  Depends: zlib1g
  Suggests: bzip2
    bzip2:i386
  Suggests: fontconfig
    fontconfig:i386
  Suggests: mplayer-doc
 |Suggests: <netselect>
  Suggests: fping
  Suggests: ttf-freefont
    fonts-freefont-ttf
  Conflicts: mplayer2
  Conflicts: mplayer2:i386
  Replaces: mencoder
  Replaces: mencoder:i386
  Replaces: mplayer-doc
  Replaces: <mplayer-doc:i386>
  Replaces: <mplayer-nogui>
  Replaces: <mplayer-nogui:i386>
  Replaces: mplayer2
  Replaces: mplayer2:i386
  Conflicts: mplayer:i386

E ninguem pode alterar nada muito facilmente

No caso de Gentoo, eu controlo o suporte que quero ter com o mplayer, usando o que em Gentoo se chama a USE flags - Aqui está um exemplo para o mplayer-1.1-r1 : As que têm ++ é o suporte que quero ter na aplicação.

Found these USE flags for media-video/mplayer-1.1-r1:
 U I
 - - 3dnow               : Adds support for 3dnow multimedia processor instructions
 - - 3dnowext            : Enable 3dnowext cpu instructions
 + + X                   : Adds support for X11
 + + a52                 : Enables support for decoding ATSC A/52 streams used in DVD
 - - aalib               : Adds support for media-libs/aalib (ASCII-Graphics Library)
 + + alsa                : Adds support for media-libs/alsa-lib (Advanced Linux Sound Architecture)
 - - bidi                : Enables bidirectional language support
 - - bindist             : Enforces license compatibility constraints via REQUIRED_USE.
 - - bl                  : Blinkenlights video output
 - - bluray              : Enable playback of Blu-ray filesystems
 - - bs2b                : Enable Bauer stereophonic-to-binaural headphone filter
 - - cddb                : Access cddb servers to retrieve and submit information about compact disks
 + + cdio                : Use libcdio for CD support (instead of cdparanoia)
 + + cdparanoia          : Enables cdparanoia (audio CD ripper) support
 - - cpudetection        : Enables runtime CPU detection (useful for bindist, compatibility on other CPUs)
 - - debug               : Enable extra debug codepaths, like asserts and extra output. If you want to get meaningful
                           backtraces see http://www.gentoo.org/proj/en/qa/backtraces.xml
 - - dga                 : Adds DGA (Direct Graphic Access) support for X
 - - directfb            : Adds support for DirectFB layer (library for FB devices)
 - - doc                 : Adds extra documentation (API, Javadoc, etc). It is recommended to enable per package instead of
                           globally
 + + dts                 : Enables DTS Coherent Acoustics decoder support
 + + dv                  : Enables support for a codec used by many camcorders
 - - dvb                 : Adds support for DVB (Digital Video Broadcasting)
 + + dvd                 : Adds support for DVDs
 + + dvdnav              : Use forked libdvdnav, navigate menus in GUIs
 - - dxr3                : Enable DXR3/H+ video output
 + + enca                : Enables support for charset discovery and conversion
 + + encode              : Adds support for encoding of audio or video files
 - - faac                : Use external faac library for AAC encoding
 + + faad                : Use external faad library for AAC decoding
 - - fbcon               : Adds framebuffer support for the console, via the kernel
 - - ftp                 : Adds FTP (File Transfer Protocol) support
 - - ggi                 : Adds support for media-libs/libggi (non-X video api/drivers)
 + + gif                 : Adds GIF image support
 - - gsm                 : Adds support for the gsm lossy speech compression codec
 + + iconv               : Enable support for the iconv character set conversion library
 - - ipv6                : Adds support for IP version 6
 - - jack                : Adds support for the JACK Audio Connection Kit
 - - joystick            : Add support for joysticks in all packages
 + + jpeg                : Adds JPEG image support
 - - jpeg2k              : Support for JPEG 2000, a wavelet-based image compression format
 - - ladspa              : Enables the ability to support ladspa plugins
 + + libass              : SRT/SSA/ASS (SubRip / SubStation Alpha) subtitle support
 - - libcaca             : Add support for colored ASCII-art graphics
 - - libmpeg2            : Build support for mpeg2 over media-libs/libmpeg2 rather than using ffmpeg.
 - - lirc                : Adds support for lirc (Linux's Infra-Red Remote Control)
 + + live                : Enables live.com streaming media support
 - - lzo                 : Enables support for lzo compression
 + + mad                 : Adds support for mad (high-quality mp3 decoder library and cli frontend)
 - - md5sum              : Enables md5sum video output
 + + mmx                 : Adds support for optimizations for Pentium MMX and Athlon class processors
 + + mmxext              : Enables mmx2 support
 + + mng                 : MNG input support
 + + mp3                 : Add support for reading mp3 files
 - - nas                 : Adds support for network audio sound
 + + network             : Enables network streaming support
 - - nut                 : Enables support for the NUT container format
 - - openal              : Adds support for the Open Audio Library
 + + opengl              : Adds support for OpenGL (3D graphics)
 + + osdmenu             : Enables support for on-screen display (OSD) menus
 - - oss                 : Adds support for OSS (Open Sound System)
 + + png                 : Adds support for libpng (PNG images)
 - - pnm                 : Add PNM video output option, to create PPM/PGM/PGMYUV images
 - - pulseaudio          : Adds support for PulseAudio sound server
 - - pvr                 : Enable Video4Linux2 MPEG PVR
 + + quicktime           : Adds support for OpenQuickTime
 - - radio               : Enable V4L2 radio interface and support
 + + rar                 : Enable Unique RAR File Library
 + + real                : Adds Real audio/video support
 + + rtc                 : Enables usage of the linux real time clock. The alternative is software emulation of rtc
 - - rtmp                : Enables RTMPDump Streaming Media support
 + + samba               : Adds support for SAMBA (Windows File and Printer sharing)
 + + sdl                 : Adds support for Simple Direct Layer (media library)
 + + shm                 : Enable support for shm
 + + speex               : Adds support for the speex audio codec (used for speech)
 + + sse                 : fast floating point optimization for PentiumIII+ class chips
 + + sse2                : faster floating point optimization for SSE2 capable chips
 - - ssse3               : faster floating point optimization for SSSE3 capable chips (Intel Core 2 and later chips)
 - - tga                 : Enables Targa video output
 + + theora              : Adds support for the Theora Video Compression Codec
 + + toolame             : Enable toolame MPEG-2 encoding
 + + tremor              : Enable internal support for Vorbis
 + + truetype            : Adds support for FreeType and/or FreeType2 fonts
 + + twolame             : Enable twolame MPEG-2 encoding
 + + unicode             : Adds support for Unicode
 - - v4l                 : Enable support for video4linux (using linux-headers or userspace libv4l libraries)
 - - vdpau               : Enable the Video Decode and Presentation API for Unix acceleration interface
 - - video_cards_mga     : VIDEO_CARDS setting to build driver for mga video cards
 - - video_cards_s3virge : VIDEO_CARDS setting to build driver for s3virge video cards
 - - video_cards_tdfx    : VIDEO_CARDS setting to build driver for tdfx video cards
 + + vorbis              : Adds support for the OggVorbis audio codec
 + + x264                : Enable h264 encoding using x264
 - - xanim               : Enables support for xanim based codecs
 - - xinerama            : Add support for the xinerama X11 extension, which is mandatory if you work in multiple monitors
                           setup
 + + xscreensaver        : Adds support for XScreenSaver extension
 + + xv                  : Adds in optional support for the Xvideo extension (an X API for video playback)
 + + xvid                : Adds support for xvid.org's open-source mpeg-4 codec
 - - xvmc                : Enables X-Video Motion Compensation support
 - - zoran               : Enables ZR360[56]7/ZR36060 video output

Se quero instalar o mplayer, ele só me vai instalar as dependencias que posso precisar para o suporte que eu desejo ter no mplayer e não o suporte que alguém possa pensar que eu quero ter. Ora, isto tras vantagens no sentido em que tenho menos "porcaria" instalada e que não uso para nada - menos espaco em disco ocupado, menos recursos ocupados.

Tem o perigo que, se me esqueci de alguma coisa, não vou poder usar até que recompile o mplayer novamente (com o tempo que isso possa acarretar) com o suporte necessário - Existe também o perido de não saber o que devo suportar e ter que andar à procura em foruns...

Nota introdutoria - os pacotes RPM (e DEB Igualmente) não são nada mais que os ficheiros binários da aplicação comprimidos num unico pacote - Não é tão trivial assim, mas basicamente é isto - fora scripts de execução e outras informações -

Isto tem vantagens, e o reverso da medalha também é verdade - por exemplo, o squid é um proxy de acesso à internet e tipicamente instalo no CentOS - ora, preciso de uma funcionalidade que por defeito não vem suportada e o rpm não trás - logo, tenho que retirar o source, alterar o spec file (ficheiro que indica, além de outras coisas, qual o suporte que deve ter a aplicação ) incluindo o suporte que quero, refazer o RPM e finalmente instalar !

E isto é apenas um exemplo, mas há sempre vantagens e desvantagens.

Para responder ao Lino, reforçando o .:wifi:., é tudo pelo conhecimento ! Eu já nem vou  (muito) pelo controlo, mas pelo conhecimento que se adquire ! Conhecimento é poder ! É preciso é não desanimar ! =:)

Cumprimentos

Bruno Santos

2013/4/19 .: wifi :. <wi...@sapo.pt>
[...]

James Bond

to pplwar...@googlegroups.com

Viva!

Feiticeir0 : Eu também reparei que não apareceu a minha mensagem.
Se calhar fui banido! :-)

Esta msg é um teste para ver se, de facto, fui banido :-))