Unity Dash, Ubuntu 13.04

Chipalagusma

to pplwar...@googlegroups.com
Boas,
Há realmente coisas no Ubuntu muito interessantes. Esta é uma delas:

São melhorias no "home search" do Ubuntu. Apesar de ver pessoas queixarem-se porque os resultados podem ser influenciados para nos dar a sites comerciais (amazon, por exemplo) usando as nossas pesquisas habituais e etc - o que nos faz sentir um pouco expostos - acho que esta foi uma óptima ideia pois já que se usa tanto aquele "search" acho muito bem torná-lo mais poderoso.
É por estas e por outras que me apetece sempre voltar para o Ubuntu puro. Já a integração com as aplicações web me chamou muito a atenção.
No entanto, e gostava também de saber a vossa opinião, sinto-me muito preso quando uso Ubuntu (como ainda há poucas semanas fiz quando voltei a dar-lhe uma chance). Há características na interface Unity que são muito chatas, como por exemplo o "dash home" que parece quase esconder os diferentes separadores (home, aplicações, ficheiros, etc); ora esses separadores são muito importantes para a organização dos vários conteúdos do computador, porque não tornam o acesso mais imediato e simples a estes? Outra muito mas mesmo muito chata é que não podemos configurar quase nada - pelo menos de forma simples e com o gestor de definições por defeito - no Unity, nomeadamente a barra. Parece que estamos presos a ela e para fazer mudanças simples, como pô-la na borda de baixo é preciso alterar source ou um programa de terceiros.

Conclusão: adoro as várias ideias de tornar o Ubuntu mais poderoso e abrangente, ideias que tornam também a experiência muito mais simples e eficaz; no geral é um sistema atractivo e harmonioso, para além de bastante estável. No entanto, para alguém que conhece outros environments, Unity parece simplesmente uma prisão, não há aquele nível de configuração quase infinito que há, por exemplo, no MATE ou no antigo e muito bom GNOME2, além disso, em termos de peso no sistema, não compensa darmo-nos a esses sacrifícios na personalização do ambiente quando ainda por cima a performance é, no geral, mediana (se não abaixo disso...). Por fim, existem ainda aqueles pormenores na interface muito irritantes quando nos saltam à vista, mais cedo ou mais tarde.
Qual a vossa opinião?

Cumprimentos,
Francisco Gusmão

DJLinuxJP

to pplwar...@googlegroups.com
Olá Francisco Gusmão,

Uso Ubuntu a uns anos e Unity desde o seu primeiro dia. Para mim foi uma questão de habito. Mas concordo quado dizes que tem demasiadas limitações, mas algumas dá para disfarçar por assim dizer, por exemplo :

Minimizar janelas com um clique sobre o ícone no Launcher do Unity, sempre achei muito estupido o Unity não fazer isso, podes ver como fazer isso e mais alguns Tweaks aqui : http://www.webupd8.org/2013/01/unity-revamped-ppa-is-back-for-ubuntu.html

Poder fazer Reboot entre Ubuntu 12.04/12.10/13.04 com dois cliques : http://www.webupd8.org/2013/01/unity-reboot-launcher-to-quickly-reboot.html

Instalar e usar o Ubuntu Tweak, claro : http://ubuntu-tweak.com/

Instalar e usar o Drawers para organizar os ícones no Launcher do Unity : http://linuxtugaz.wordpress.com/2012/12/12/drawers-organize-os-icones-do-launcher-do-unity/

Instalar e usar o Fogger, que permite fazer de um site uma aplicação Web : http://linuxtugaz.wordpress.com/2012/11/23/fogger-fazer-dos-sites-favoritos-uma-aplicacao-web/

Não sei se preferes instalar aplicações via terminal, CSU ou pelo Synaptic, ou pelo Custubuntu... Já uso Custubuntu a uns meses, serve para instalar temas, ícones e "Indicators" para a barra superior ( a do relógio ), o melhor de tudo é que basta clicares na que queres instalar e por a pass, o resto ele faz tudo sozinho : )

Já agora, o Unity no 13.04 esta muito melhor, podes ver aqui uma comparação com outros ambientes de trabalho, Unity consegue ser mais rapido do que o KDE em muitos aspetos ( jogos ) : http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_1304_desktop1&num=5

Cmps
João Pedro

Chipalagusma

to pplwar...@googlegroups.com
Obrigado João! Dicas importantes e que estão já guardadas para um eventual retorno ao Unity.
Agradeço a tua opinião e ainda bem que percebeste o que quis dizer.
Mais uma vez, como tu próprio mostraste, para ter um certo nível de personalização temos de recorrer a vários programas e tweaks que não são óbvios (tirando o Ubuntu Tweak, vá), é provavelmente a coisa mais chata do Unity. No entanto, tendo acesso a isto que deixaste por aqui, sou capaz de experimentar mais uma vez o Ubuntu com unity.
Obrigado também sobre os dados acerca da performance do unity, é algo também a ter em conta ;)

Cumprimentos

DJLinuxJP

to pplwar...@googlegroups.com
De nada, sempre pronto a ajudar.

Alguns dos programas são óbvios que simplesmente acho estupido a Canonical os rejeitar, como o primeiro que me referi em cima, o de minimizar as janelas com um clique, essa ideia foi entregue "em mãos" a Canonical e eles simplesmente ignoraram. Esta e mais algumas coisas deixam-me um pouco irritado e com vontade de mandar a Canonical para o certo lugar, mas uma coisa ninguém lhe pode tirar, o Unity é o melhor ambiente de trabalho para trabalhar mais rápido.

Vou dar um exemplo, quando estou no Chromium e quero alguma coisa de algum menu dele, basta-me pressionar a tecla "Alt" e escrever o que quero, não preciso andar a procura de menu em menu. Quem diz Chomium diz LibreOffice que é ainda mais útil usar o HUD.

Outro bom exemplo são ao que eles chamam de "Lenses", que é nada mas do que aqueles pequenos ícones que permitem "navegar" no meu inicial do Unity entre aplicações, fotos, videos, etc... Podemos adicionar muitos mais, por exemplo posso ver o Facebook e fazer buscas no mesmo, posso ter a Wikipedia, calculadora, AskUbuntu, etc etc, cada vez são mais.

Claro que isto implica sempre perdermos "algum" tempo a configurar, mas a partir do momento que fica como queremos, podem inventar os ambientes de trabalho que quiserem, nenhum bate o Unity  ;)

Cmps

Chipalagusma

to pplwar...@googlegroups.com
É totalmente verdade, isso de utilizar o HUD com essas finalidades. Aliás são essas opções inovadoras e poderosas que me deixam sempre curioso para voltar ao ubuntu. É realmente uma pena a Canonical não dar mais atenção a esses comentários da comunidade, não parece deles, mas se dessem acho que conseguiam convencer grande parte dos utilizadores avançados de linux a juntar-se ao Ubuntu, em vez de serem só os iniciantes, praticamente.
Esperemos que até ao Ubuntu 13.10 esteja tudo resolvido e quase perfeito a nível de interface!

Cumprimentos

Nelson Nascimento

to pplwar...@googlegroups.com
Muito bacana os comentários referente a distribuição Ubuntu. Agora ! Quem está iniciando nessa distribuição, aonde
localizar material: apostila, vídeos ou cursos para baixar e estudar ?

[ ]'s Nelson Nascimento.

--
Pplware (site) - http://pplware.com
Forum - http://forum.pplware.com/

Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber e-mails deste grupo, envie um e-mail para pplwarelinux...@googlegroups.com.
Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para pplwar...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/pplwarelinux?hl=pt-PT.
Para mais opções, consulte https://groups.google.com/groups/opt_out.

Carlos Carvalho

to pplwar...@googlegroups.com
Boa tarde a todos ,

Uma da belezas do Linux é termos uma escolha enorme quer de distros quer de interfaces gráficas , a mim a Unity coloca-me claustrofóbico , existem de facto coisa que são estúpidas não serem adoptadas por parte da Canonical e este seu autismo a mim provoca-me pesadelos em distros de Linux , não faço a mínima ideia qual é a ideia do Manager da Canonical , mas o que vejo e sinto não são bons indicadores de todo , é evidente que o HUD é uma ferramenta muito importante , mas João eu tenho isso e muito mais no KDE as pesquisas são rapidíssimas , são de facto instantâneas e  não tenho de andar a instalar programas e mais programas para ter uma flexibilidade enorme  com uma liberdade de escolher o que nos der na gana para personalizar o nosso ambiente de trabalho .

Depois o melhor de tudo ainda está para vir ,os bugs que assombraram as primeiras versões da classe KDE 4 , hoje são uma miragem e posso afirmar com toda a certeza porque estou a usar a 13,04 desde praticamente do primeiro dia da build que as vezes eu penso UI tantos updates isto vai dar bugs ou o sistema não vai fazer boot , já me aconteceu em muitas alphas e até betas , quanto mais usar deste o primeiro dia , nesse aspecto a politica dos programadores é de facto construir de uma forma sólida sem estagnar e isso tem sido mais que evidente em toda a serie do Workspace 4.9 , o caminho até a 4.10 tem sido feito com muitas precauções , ara terem uma ideia já estamos na terceira RC quer do Workspace quer do Dolphin , este caminho entre a interface e o gestor de janelas está a ser feito muito bem sincronizada , evitando desta forma provocar qualquer problema de compatibilidade .

Para finalizar o KDE que era apontado como uma interface consumidora de recursos , hoje isso não é mais verdade , mais os programadores ouvem os utilizadores , os encontros entre as diversas equipas que estão espalhadas pelo Mundo dão-se com muita regularidade várias vezes ao ano , hoje a comunidade KDE é sem sombra de dúvidas a mais activa no Mundo Opensource , por isso não é de admirar que distribuições como o Fedora ou Opensuse apostem forte nesta interface , já para falar das puristas Debian e afins .

Mais uma vez digo a beleza do Linux está na sua riqueza de oferta e no trabalho que é desenvolvido pelas respectivas equipas , a escolha essa é sempre nossa e isso vale OURO , a malta da Microsoft tem de comer com .... da Apple idem ««« ... no Linux nós somos os nossos donos para o bem e para o mal , como em tudo na vida .

Aceitem os meus sinceros cumprimentos

Carlos Carvalho
--
Carlos Carvalho

Hugo Silva

to pplwar...@googlegroups.com
Apoiado Carlos Carvalho.
Em Linux, temos a possibilidade de escolhermos uma distro que faça o nosso género.
Se nos temos possibilidade de escolher, porque é que temos de nos sujeitar a SO's inflexiveis, que não trabalham para os interesses do utilizador?
Neste Mundo quem manda é o utilizador. As empresas de software bem podem produzir, bem podem publicitar mas se osd ideais da empresa forem diferentes do utilizador, o software não será (tão) vendido porque existe concorrência (FELIZMENTE).
No Linux não há esse problema porque existe uma imensa variedade de escolha, basta o utilizador pesquisar, testar distros, e usufruir esta maravilha de SO, possuindo um SO compativel com os desejos/necessidades do mesmo.
Cumprimentos,
Hugo Silva
Carlos Carvalho --

Chipalagusma

to pplwar...@googlegroups.com
Tens razão Carlos e é pelo que tu disseste que isto me irrita mais. Se fosse no Windows, não me vinha queixar, já sei que não posso fazer nada, agora com linux sei que tenho milhares de opções e por isso sei que a Canonical podia fazer um trabalho melhor, pelo menos mais atencioso a estes problemas, apontados tantas vezes pela comunidade.
Aliás, o que mais me impressiona é que a comunidade parece já não ter grande voz no Ubuntu. Apesar de ser uma grande vantagem, ter uma "empresa" como a canonical por detrás do projecto Ubuntu torna tudo um pouco mais fechado, quando todos os ideais do Linux lutam contra isso.

Cumprimentos

Chipalagusma

to pplwar...@googlegroups.com
Nelson,
Posso-te indicar para já este site, mas a quantidade de escolhas é quase incontável, basta fazeres uma pesquisa no google..

Cumprimentos

Carlos Carvalho

to pplwar...@googlegroups.com
Boa noite ,

A Canonical de facto está a enveredar por um caminho que me cheira entra no campo do comercial , se é que entendem o que estou a tentar expressar , começaram com publicidade chata e de facto o que mais me irrita é o seu autismo , felizmente o Mundo Linux nunca esteve tão bem estruturado e arrisco a dizer enraizado como neste momento , as taxas de crescimento nos downloads das distros dispararam para o triplo do mesmo período homologo e curiosamente o Ubuntu continua a sua linha acentuada de queda nessas estatísticas e nota-se que a cada ciclo perdem utilizadores .

Este factor não me dá nenhum conforto em especial , digo é que o caminho seguido após a opção da interface Unity pela Canonical foi péssimo e os resultados estão a vista , hoje não é o Ubuntu a distribuição Linux mais usada , quem diria isso a 2 anos , penso que ninguém , isto revela que os utilizadores de Linux para além de serem exigentes têm a perfeita consciência do que melhor lhes serve e esse vai ser sempre no nosso Mundo o factor decisivo para o sucesso , até podem existir autistas , mas os seus actos serão certamente penalizados por utilizadores muito bem esclarecidos e que normalmente são utilizadores avançados e que não confundem gato com  lebre .

Cumprimentos a todos , vejam o hangout que o nosso membro K3bra desta comunidade magnifica partilhou , é um vídeo de 45 M , mas o principal é dito nos primeiros 21 M , vale a pena ver e dá para perceber o nível organizacional a o Mundo Linux chegou .

Abraços para todos , voçẽs são fantásticos , amanhã regresso aos tutoriais , se quizerem sugerir temas digam que eu tentarei satisfazer .

Carlos Carvalho

DJLinuxJP

to pplwar...@googlegroups.com
Olá Carlos Carvalho,

Ah uns 2/3 anos atras, eu era quase que obrigado a discordar contigo, pois o KDE não passava apenas de um ambiente de trabalho muito parecido ao "Janelinhas". Hoje já não é assim, eu sei que o KDE cresceu muito e de versão para versão vai superando barreiras que a uns anos dizia-se ser impossíveis. Mas tal como disse em cima, é uma questão de habito, para mim o KDE continua a ser demasiado parecido com o "Janelinhas", e sinceramente perdi demasiado tempo no "Janelinhas" para usar o que quer que seja parecido a ele.

Mas sei perfeitamente que o KDE é um dos melhores, por isso mesmo no meu Blog no exemplo que la tenho sobre personalização e sobre alguns dizerem que o Linux é feio eu dei o exemplo do KDE e não de outro ambiente de trabalho, porque nisso ( e não só claro ) o KDE é imbatível.

Eu arriscava mesmo a dizer que, o Xfce e o Lxde que se cuidem, porque o Unity e KDE estão cada vez mais rápidos e estáveis e mais dia menos dia serão os primeiros na lista quando alguém perguntar qual o melhor para jogos e trabalhar :)  ... Podemos ver isso aqui http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_1304_desktop1&num=5 ... as diferenças de uns para os outros cada vez são menos.

Mas lá esta, eu hoje posso estar a usar Unity, amanha KDE, a seguir Lxde ou outro completamente diferente, isto em poucos cliques. A magia do Linux nunca vai acabar :)

Cmps
João Pedro

Carlos Carvalho

to pplwar...@googlegroups.com
Boa noite

Exactamente , essa é a magia do Linux que vai também passar para os nossos pcs de bolso os tão badalados smartphones .

Eu percebo o que afirmas sobre a parecença do KDE com o janelinhas que como deves imaginar por alguns dos meus comentários pura e simplesmente abomino , mas essa era a verdade até ao KDE na sua versão 3 , com a 4 tudo mudou de figura , no inicio com imensos bugs e para te ser franco estava tão satisfeito com o Gnome que nem dava atenção ao KDE e porque a primeira impressão que tive foi ... é pá estão a imitar o janelinhas , mas agora as funcionalidades a forma de interagires com o SO é completamente distinta da serie 3 , embora como te diga nunca tive uma experiência por aí além com essas versões , preferia o ambiente limpo da Gnome , mas infelizmente tanto a Gnome como a Canonical enveredaram por caminhos opostos e a Gnome que eu tanto gostava foi completamente reescrita e por mais que tente não consigo gostar do retorno que esta interface me dá , e o mesmo sinto com o Unity apesar de tudo consigo lidar melhor com o Unity do que com a Gnome Shell , penso que a equipa perdeu-se a personalização é quase inexistente e a mim sinceramente cansa-me , por isso é que é tão importante termos escolhas , porque não somos todos iguais , não organizamos as nossas ideias da mesma maneira e nisso não há quem bata o Linux , para quem tenta sempre encontrar a melhor aplicação , para quem quer fazer do seu PC algo mais que torna-lo um escravo de trabalho , para essas pessoas o Linux é certamente o SO indicado , as aplicações que existem para personalizar  o  Windows  são uma autentica bosta e ajuda a mais rapidamente a formatação do SO .

Resumindo sem dúvida o Linux tem uma mágica que muitas pessoas começam só agora a tomar conhecimento dela , a nossa comunidade tem servido e bem para suportar mitos artigos sobre Linux o que temos já é muito importante mesmo se falarmos só de Nrs absolutos de membros , comparando com o que vejo fora de Portugal a nossa comunidade que tem crescido pouco desde a sua formação em Nr de membros , mas tem crescido na qualidade dos topicos na entre ajuda , e arrisco na bondade de nos voluntariarmos em aceitar desafios .

Um boa noite a todos

Carlos Carvalho

[...]

Tux Ribeiro

to pplwar...@googlegroups.com
Boas,

É um post interessante. Porém, para mim, a unity no Ubuntu continua a ser uma forma subtil e sofisticada de spyware. Actualmente já não uso ubuntu no seu "estado puro" por isso mesmo. Há muitas e excelentes alternativas. Para quem gosta do aspecto gráfico do ubuntu e não gosta da ideia da unity espiar as nossas pesquisas têm o caixa mágica gnome.

Saudações.

DJLinuxJP

to pplwar...@googlegroups.com
Boas Tux Ribeiro,

"Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento."

 1 - Tu sabes que lá esta, só ai o nome Spyware já não serve
 2 - Podes desligar as procuras Online do Dash, que é o único sitio do Unity que isso acontece
 3 - Se não quiseres desligar podes desinstalar, já nem é preciso linhas de comando...

Não percebo, eu também não gostei da ideia de ter a Amazon, mas ninguém esta a obrigar ninguém a ter aquilo, existe mais de uma maneira de te livrares disso, por isso a muito que deixou de ser um "problema".

E a maior parte dos que "reclamam" com isso andam em Googles, facebooks, skypes, etc etc...

Cmps

Tux Ribeiro

to pplwar...@googlegroups.com
Boas DJLinuxJP,

Bom... espero que o meu comentário não tenha melindrado ninguém. Não era esse o objectivo. Pretendi apenas partilhar o meu ponto de vista e recomendar o Caixa Mágica a quem esteja desiludido com o rumo do Ubuntu. O Caixa Mágica é uma distro muito desprezada (comparativamente com outras) que me tem vindo a surpreender bastante pela positiva.

Com o meu comentário eu apenas pretendia agradecer a partilha desta informação, porque apesar de já não usar Ubuntu gosto de me informar e testar distros, e quis aproveitar para acrescentar a minha opinião (já que se trata de um grupo de partilha de opiniões).

Mas começando a responder directamente ao comentário que me endereçaste:

Obrigado por me elucidares acerca da definição de spyware. Desconhecia a sua definição. Principalmente depois das declarações do Stallman, pensei que spyware seria aplicável a qualquer programa que recolhesse inadvertidamente informações do teu computador. Parece que eu estava redondamente enganado. Porém, pegando na definição que me apresentas. se para mim aquilo não é spyware porque eu sei que recolhe informação... muitos newbies estão completamente a leste disso e portanto para eles é spyware. Enfim, não quero entrar numa discussão sobre isto. A minha opinião é simplesmente que estas opções são um corte de certa maneira com aquilo que é a ideologia por trás Linux. Mas isto é apenas a minha opinião. Apesar de o próprio Linus Torvalds ter dito que não gostou da unity nem dos programas de recolha de informação que não me recordo honestamente como é que ele se referiu a eles.... ele não os designou de modo tão pejorativo como eu o fiz.

Quanto a desinstalar as componentes relativas às pesquisas online da dash... eu sei que posso fazer isso. Há uns tempos partilhei aqui neste grupo um tópico de um site que visualizo regularmente sobre notícias do mundo Linux exactamente com uma espécie de tutorial (fazeres as coisas com comandos é muitas vezes melhor/mais eficiente) A questão é: a minha mudança foi mais radical e deixei de usar a distro. Talvez a referida recolha de informações tenha sido um pretexto para mim porque mesmo que isso não acontecesse eu abandonaria a distro pelo rumo que ela tem vindo a tomar em tornar-se cada vez mais "comercial".

E, completando o que dizes... sim... temos alternativas. Tal como eu também tinha dito no meu comentário. Exactamente por isso deixei de usar Ubuntu e passei a usar apenas: Mint (Mate), caixa mágica LXDE (que me tem vindo a surpreender pela positiva), Debian (da qual estou cada vez mais fã) e Fedora (é bem "melhor" para certas ferramentas de desenvolvimento).

Quanto ao que dizes que a maior parte dos que reclamam da dash andam em googles e skypes e afins... não percebi o que pretendes dizer. Considero mesmo uma comparação desajustada. Desculpa, mas é a minha opinião. Pois, é complemente diferente falares de uma informação que sai do teu computador sem precisares de a fornecer (ainda que com o teu consentimento) e uma informação que tens de fornecer para que ela saia do teu computador.

Provavelmente percebes mais disto do que eu. Até porque, a minha formação é em engenharia civil e não em engenharia informática ou electrotécnica e afins (provavelmente uma dessas será a tua) onde o pessoal realmente percebe dessas coisas. Mas, ainda que te possa parecer que a minha posição é fundamentalista, a verdade é que o Linux foi-me dado a conhecer com frases do tipo "Live Free as in Freedom" e "Live Free or Die". A verdade é que, actualmente, o Ubuntu representa cada vez menos isso. A única coisa que falta é deixar de ser gratuito... porque a tua Liberdade é invadida a partir do momento em que sabes que estás a instalar um OS que tem um elevado potencial de romper a tua privacidade...

Mas continuando... Eu não ando a "reclamar da dash" como insinuas. Simplesmente não a uso e digo que não gosto de forma fundamentada como fiz no meu comentário anterior. Não gostei da direcção que o Ubuntu tomou e saltei fora.

Mas respondendo à tua última frase: Não uso Skype. Google uso quando é mesmo preciso.. e Facebook uso mas não para chat nem tão pouco partilho informações relevantes nesse local. Ainda assim, em tudo o que sou "obrigado" a usar com vista a manter a eficiência do meu trabalho... partilho apenas as informações que me "apetece" colocar nesse local. Ao contrário, se permitires a recolha de informação por parte da canonical, a informação que partilhas é aquela que queres e aquela que não querias mas como aquilo estava ligado foi partilhado...

Saindo agora um pouco do tópico... Segundo consta, existe a possibilidade de no futuro todos os carros terem de andar equipados com dispositivos GPS associados às matrículas dos carros para controlo de portagens, limites de velocidade, etc. Eu acho a ideia fantástica. Mas é um sinal óbvio que um dia destes... quando quisermos privacidade... perceberemos que ela simplesmente deixou de existir. Pensa nisso.

E mais uma vez, desculpa se te melindrei. Fiquei com a sensação que tinhas ficado melindrado pela forma como te expressaste na tua mensagem. Não pretendia de todo fazê-lo. Eu nestas coisas da privacidade sou um bocado "radical" porque prezo muito a minha privacidade.

Live Long and Prosper

DJLinuxJP

to pplwar...@googlegroups.com
Oi Tux Ribeiro,

Primeiro de tudo tenho que te pedir desculpas.

Não me ofendeste de maneira nenhuma. E dou te razão em tudo o que escreves-te. Realmente a minha forma de escrever não foi da melhor, mas posso te explicar porque, é que estou um pouco cansado de ver pessoal a "reclamar" sobre o caminho que o Ubuntu esta a seguir, porque a Canonical já disse a anos que é esse caminho que quer seguir, logo, não esta a enganar ninguém. A Canonical tem gasto muito e mais tarde ou mais cedo isto ia acontecer, eles tinham que arranjar maneira de ter algum retorno.  E tenho quase a certeza que se o caminho que a Canonical esta a seguir der certo, muitas outras vão fazer o mesmo, principalmente as Distros mais conhecidas.

Eu sei que o Gnu/Linux resume se no que disseste, Liberdade, mas hoje em dia a liberdade tem um preço, é isso que muitos não entendem, é muito fácil pegar no Ubuntu, alterar a Theme, tirar um software e por outro, dar um nome e temos uma Distro nova, mas fazer o trabalho que o Ubuntu e o  Linux Mint ( por exemplo )  andam a fazer não é fácil, é preciso muito pessoal, muitas horas, dias, meses, para termos o que temos completamente Free. Mas lá esta, é Free para nos, para eles não é... e sinceramente não acredito que dure para sempre, o Ubuntu foi um dos grandes a fazer isso, mas logo logo outros vão seguir o mesmo caminho ( se correr bem para o Ubuntu claro ).

Posso estar completamente enganado, mas acho que é um preço a pagar pela inovação e bom serviço que eles nos prestam. E se formos a ver bem, qual é a informação que a Amazon recolhe? Eu pelo menos recorro mais vezes ao Dash para procurar determinado software que acabei de instalar, como não uso Centro de software tenho que ir a procura dele escrevendo as primeiras letras, é essa informação que as pessoas tem medo de dar a Amazon?

Foi por causa disto que falei no google, facebook e skype, no skype por exemplo, pelo menos nos estados unidos, tudo o que se fala e se escreve esta a ser gravado ( não sei se em Portugal acontece o mesmo ou não ), pessoal que vai ao facebook no computador e tenha Smartphone tem com quase toda a certeza a aplicação do facebook ou seja só ai permite que a aplicação use o Smartphone para tirar fotos e filmar sem a sua autorização, que as conversas possam ser gravadas ( eles não dizem que vão fazer, eles dizem que pode acontecer, sem o nosso consentimento, claro ) . Enfim...

Já escrevi demais :/

Tux, mais uma vez desculpa, e peço desculpa a todos caso esteja a ser muito chato.

Cmps

DJLinuxJP

to pplwar...@googlegroups.com
Esqueci-me de dizer uma coisa, não tenho nenhum curso nem formação em areá nenhuma, não vamos por ai senão vou me sentir um burro lol ...

Sou apenas um amante por Linux, mas noob, mas adoro Linux, noob, mas adoro Linux ;)

Cmps

Carlos Carvalho

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com
Claro que a Cacnonical vai ganhar dinheiro... E vai ser com Ubuntu, mas nao com os utilizadores de desktops...

Esquecem-se do ubunu phone ? E do ubuntu embebed para Smart TVs e Setup boxes ?  É aí que a Canonical vai ganhar o dinheiro... Claro que houve a coisa da amazon ter os resultados no unitiy, e aposto que a Amazon deve ter pago alguma coisinha para isso... e as vendas de software pelo software center...

Nao acredito que ganhar dinheiro alguma vez passe pelos desktops...

Cumprimentos,

Bruno Santos

Use Open Source

Human Knowledge Belongs To The World