Ajuda password de SUDO + script

Lino Lisboa

to pplwar...@googlegroups.com
Boas a todos, estou a precisar de uma ajuda

Por necessidade quero criar um atalho no user do meu filho. O atalho permite fazer reboot automático no Grub2 para o Windows.

Eis então o que fiz:

- Criei um Scrip
#!/bin/bash
gksu grub-reboot 3
gksu reboot

- fiz alteração do ficheiro:  chmod 755

Agora tenho o script criado e cada vez que o executo pede password.
Queria arranjar maneira de não pedir password apenas para este script, de maneira a não descurar a segurança de tudo o resto.

S.O. ElementaryOS (derivado do ubuntu 12.04)

Alguém me consegue ajudar com isto? Obrigado

rudiservo

to pplwar...@googlegroups.com

.: wifi :.

to pplwar...@googlegroups.com
Viva,
Usar um script onde está escrita a password é a mesma coisa que meter o código do cartão multibanco na carteira :D

Com a configuração correcta do "sudo" fazes isso.
Como sempre o "arch" tem resposta para tudo: https://wiki.archlinux.org/index.php/Allow_Users_to_Shutdown
Daqui podes aproveitar a parte que ensina a configuração do "sudo" e colocar os comandos que pretendes executar como su.

Cumps,
Frederico

2014/1/23 rudiservo <rudi...@gmail.com>

--
Pplware (site) - http://pplware.com
Forum - http://forum.pplware.com/

Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails deste grupo, envie um email para pplwarelinux...@googlegroups.com.
Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para pplwar...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/pplwarelinux.
Para mais opções, consulte https://groups.google.com/groups/opt_out.

Lino Lisboa

to pplwar...@googlegroups.com
Então fiz o seguinte:

sudo visudo e adicionei a seguinte linha

username hostname =NOPASSWD: /usr/bin/sudo reboot
não funcionou

experimentei
username hostname =NOPASSWD /sbin/sudo reboot
Também não funcionou.

P.S.
Este script tem 2 comandos que pedem password. Quando conseguir encontrar solução terei de adicionar no visudo 2 linhas?
Obrigado pela ajuda, mas é o primeiro script que tento criar.

Wifi: no forum Arch fala em sudo systemctl reboot, presumo que no ubuntu se utilize apenas sudo reboot?

Lino Lisboa

to pplwar...@googlegroups.com
rudiservo

O conceito de usar Expect, juro que li com atenção mas não percebi de todo alguns dos conceitos inerentes.

Por isso me voltei para a outra solução.
Obrigado

.: wifi :.

to pplwar...@googlegroups.com
Viva,
Não sei se o ubuntu já usa o systemd ou não.
Mas, se fizeres na consola "sudo reboot" e "sudo grub-reebot" e funcionar, então só tens que colocar no visudo:
user hostname =NOPASSWD: /localização1/reboot,/localização2/grub-reboot
"user" substituis pelo user que queres dar permissão
"hostname" substituis pelo hostname da máquina
"localização1" a path completa para o reboot
"localização2" a path completa para o grub-reebot

Frederico

2014/1/24 Lino Lisboa <linocasa...@gmail.com>

[...]

Rascas

to pplwar...@googlegroups.com
A melhor maneira para fazeres o que queres é como o wifi disse.
Faz como o wifi disse no ultimo post, tem que funcionar.

O ubuntu usa o upstart que foi desenvolvido por eles mas não acho que seja relevante para o caso, apenas tens de saber onde estão os comandos.

Podes encontrar a localização dos ficheiros com:
sudo find / -name reboot
sudo find / -name grub-reboot

Cumprimentos

Lino Lisboa