Instalar o Conky no Ubuntu

slickymaster

to pplwar...@googlegroups.com
Boas a todos.

Na sequência do post/tutorial do Pedro Pinto de hoje sobre a instalação do Conky no Ubuntu, queria colocar-vos algumas questões com o intento de ajudar quem, como eu, terá verificado algumas dificuldades com a instalação e configuração do Conky.

Assumo que relativamente à execução do download e instalação da aplicação propriamente dita, não haverá grande questão, o mesmo acredito se verificará relativamente à criação e configuração do ficheiro que defenirá a personalização do 'nosso' Conky, portanto irei directo ao busílis do imbróglio com que me deparei após a execução dos passos mencionados, mais específicamente quando executei o comando sudo conky e me é devolvido pelo terminal a seguinte mensagem:

Conky: missing text block in configuration; exiting
***** Imlib2 Developer Warning ***** :
This program is calling the Imlib call:

imlib_context_free();

With the parameter:

context

being NULL. Please fix your program.

Ok, pensei eu, esqueci-me de gravar o meu ficheiro de configuração e o terminal está a dizer-me exactamente isso, que o facto de o parâmetro context ser NULL quer dizer que ele não está a encontrar nada abaixo da última linha de comentário.

Resolução, voltar a abri-lo para edição, o que fiz, e para meu espanto o ficheiro afinal estava correctamente escrito, isto é, não estava em branco e continha exactamente as configurações que pretendia.

Após várias tentativas e abordagens distintas à questão comecei a colocar-me a questão se não existiria algum imbróglio com a minha instalação do Conky e comecei a tentar ver o que se passaria e aqui é que tudo se torna ainda mais estranho.
É que estranhamente, e tendo a instalação sido feita tal qual o Pedro explanou no tutorial:

sudo add-apt-repository ppa:conkyhardcore/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install conky-all

o Conky não está instalado na minha máquina. Não só não tenho retorno positivo do comando locate conky, como também se efectuar uma busca em software instalado no Software Center ele me aparece.

Alguém tem alguma sugestão?

Miguel Neto

to pplwar...@googlegroups.com
Viva Bom dia.

Experimenta primeiro carregar o ficheiro de configuração para o software:

conky -C > ~/.conkyrc

Depois sudo conky

Comigo funcionou.

Saudaçõe

slickymaster

to pplwar...@googlegroups.com
Obrigado, Miguel.

Funcionou contigo e também comigo.

Fica aqui a dica para quem teve, ou poderá vir a ter, o mesmo problema.

Abraço.

Emanuel Lopes

to pplwar...@googlegroups.com
já experimentas-te usar o conky-wizard

Gil Von Doellinger

to pplwar...@googlegroups.com
Por me aparecer o mesmo erro referido aqui inicialmente, segui os passos aqui sugeridos mas apareceu-me este erro:

E: Falhou o download de alguns ficheiros do indice. Foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.
E: Não foi possível obter acesso exclusivo a /var/lib/dpkg/lock - open (ll:Resource temporarily unavailable)
E: Não foi possível obter acesso exclusivo ao directorio de administração (/var/lib/dpkg), outro processo está a utilizá.lo?

Que devo fazer?

Cumprimentos.

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com
Isso deu erro porque está alguma coisa a usar esses ficheiros !!

Tal como  diz a informação: - E: Não foi possível obter acesso exclusivo ao directorio de administração (/var/lib/dpkg), outro processo está a utilizá.lo? -

Algum processo em uso ?
Para descobrir, basta:

sudo lsof | grep -i dpkg (por exemplo)

e o resultado há-de ser uma linha com o nome do processo (alem de outras informações) que está a usar esses ficheiros. depois é só terminar e executar novamente os comandos em cima

Cumprimentos

Bruno Santos

2013/4/6 Gil Von Doellinger <gil.vond...@gmail.com>

--
Pplware (site) - http://pplware.com
Forum - http://forum.pplware.com/

Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails deste grupo, envie um email para pplwarelinux...@googlegroups.com.

Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para pplwar...@googlegroups.com.
Para mais opções, consulte https://groups.google.com/groups/opt_out.

--
Use Open Source

Human Knowledge Belongs To The World

Gil Von Doellinger

to pplwar...@googlegroups.com
Boa tarde. Segui todos os passos do tutorial do pplware para instalar o Conky e quando faço o comando sudo conky no terminal o conky efectivamente inicia.

O problema é que quando o fecho o terminal o conky também encerra de imediato.

O que devo fazer?

Obrigado e cumprimentos.

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com
Ola !

Tens que o colocar no arranque - No Gnome (não sei se usas o unity ou algo parecido, mas deve ser a mesma coisa), existe um utilitario para isso. Estou a usar gnome3, mas deve haver algo parecido -
Numa consola, digitas :

gnome-session-properties

abre-te uma janela, onde estão listadas as aplicações que executam no arranque:

Fazes novo ou adicionar e aparece uma nova janela com 3 campos:

No primeiro colocas o nome - pode ser conky, mas é à tua escolha
no segundo colocas o comando : /usr/bin/conky ou como tu o tenhas colocado no terminal
No terceiro colocas um comentario,

Guardas tudo, terminas a tua sessao e voltas a iniciar e já te deve aparecer.

Cumprimentos

Bruno SAntos

2013/4/7 Gil Von Doellinger <gil.vond...@gmail.com>

[...]

Gil Von Doellinger

to pplwar...@googlegroups.com
Eu uso o Mint 14 Cinnamon.

Gil Von Doellinger

to pplwar...@googlegroups.com
Inclusive no que diz respeito À configuração do conkystartup.sh

Daí não entender porque não arranca o conky aquando do arranque do sistema e muito menos entender porque é que o mesmo encerra quando o inicio pelo terminal..

Gil Von Doellinger

to pplwar...@googlegroups.com
Quem não sabe é mesmo como quem não vê. Já tentei seguir diversos tutoriais que encontrei para instalar o conky. De nenhuma das formas consegui colocar o mesmo a funcionar.

Desisto.

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com

Bruno Santos

to pplwar...@googlegroups.com
Sem entrar em detalhes:

Quando inicias alguma aplicação pelo terminal, esta fica "associada" ao terminal.

Ora, se a aplicação que a iniciou termina, inevitavelmente tambem irá terminar.

Gil Von Doellinger

to pplwar...@googlegroups.com
Não sabia disso.