Aprenda como fazer – Dual Boot: Windows 8 vs Linux

Pedro Pinto

to pplwar...@googlegroups.com
Um "rebuçado" para os utilizadores do Windows instalarem uma distribuição Linux de forma nativa. Quando derem conta, ja nem escolhem Windows no Grub :)

Flavio Antunes

to pplwar...@googlegroups.com
Bom timing.
No máximo até ao fim de semana estou a fazer isto pois com o steam a vir para linux, apenas ando preso em windows devido ao autocad

Miguel Maia

to pplwar...@googlegroups.com
conheces isto
https://chrome.google.com/webstore/detail/autocad-ws/dcjeclnkejmbepoibfnamioojinoopln ?

estarás incluído no ¿pequeno? número de utilizadores autocad para quem esta versão é suficiente?

--
Sent from Gmail Mobile

Pedro Almeida

to pplwar...@googlegroups.com
Flávio conheces o Draftsight? http://www.3ds.com/products/draftsight/overview/
Talvez resolva os teus problemas em relação ao Autocad. É multiplataforma e os comandos utilizados são os mesmos do autocad.

Flavio Antunes

to pplwar...@googlegroups.com
Miguel Maia, infelizmente essa versão não é suficiente.

Pedro Almeida, já instalei o Draftshight, mas no entanto não consigo abrir nenhum dos meus ficheiros dwg

Dat

to pplwar...@googlegroups.com
alguém conhece o neogrub(easybcd)? é bom?

Tux Ribeiro

to pplwar...@googlegroups.com
Flavio Antunes,

Qual o distro e versão que usas? Eu tenho o DraftSight a funcionar bem em 2 distros: Ubuntu 12.04 e Mint 13 (Desktop Mate)

Se queres mesmo usar o Autocad, tens 4 possibilidades p/ o utilizar a partir do Linux (além da online que eu não gostei):

- Instalas com o WINE do modo clássico (programa nos repositórios oficiais)

- Instalas com o PlayOnLinux que o que faz no fundo é tornar a instalação com o WINE mais fácil, embora em alguns casos seja questionável (tb nos repositórios oficiais)

- Instalas com o Crossover (tb nos repositórios officiais) que é uma versão melhor que o PlayOnLinux mas com o mesmo objectivo... regra geral é pago (teve uma campanha recente em que podias ter uma versão grátis por 12 meses). Eu instalei o AutoCad 3D com o Crossover e funcionou.

- Também podes usar uma máquina virtual com o windows (é o que eu ainda faço para alguns programas de elementos finitos).

Tens ainda mais um programa de CAD, que se paga mas tem um trial de 30 dias que é (na minha opinião) melhor que o próprio autocad. Chama-se AresCommander: http://www.graebert.com/en/cad/ares/99

Os restantes CAD p/ linux... sinceramente... têm sempre falta de qualquer coisa.

Leva o seu tempo a deixar de se usar o windows e muitos dos seus programas... alguns (como os "meus" programas de elementos finitos) nunca deixaremos, mas outros como o office... chegará a altura em que só os utilizarás quando fores mesmo obrigado (e.g. um relatório que tens de formatar em .docx)

Escolhe a alternativa que considerares mais adequada p/ o tipo de utilização que fazes do AutoCad. Só queria "mostra" que tens muitas alternativas.

Saudações.

Flavio Antunes

to pplwar...@googlegroups.com
Tux Ribeiro, neste momento uso o ubuntu 12.04. O Draftsight funciona,o problema está no facto de ele dar erro quando tento abrir os meus ficheiros antigos do autocad.

Em relação às possibilidades, eu sei que tenho várias. Neste momento ando a experimentar a máquina virtual para ver como se comporta. Posteriormente irei usar o Crossover( tenho-o da tal promoção de 12 meses) e ver em qual das hipóteses funciona melhor

Tux Ribeiro

to pplwar...@googlegroups.com
Flávio, eu fiz-te a pergunta exactamente pq dissest que não abriam os ficheiros dwg criados no autocad... e no meu pc abri documentos dwg do cad 2012 (e tb do 2010) com o Draft tanto no Ubuntu 12.04 como no Linux Mint 13 (MATE).

O meu irmão é estudante de design e precisa actualmente do cad e ainda ontem esteve no Ubuntu a usar o Draft com ficheiros que criou na faculdade dele no autocad 2012.

Também abri recentemente uns ficheiros que fiz quando estava na faculdade, e estes do AutoCad 2010 que era o que havia lá no técnico para o pessoal de engenharia civil usar.

Tentei ajudar-te, mas de facto não solicitaste ajuda.

Se quiseres posteriormente ajuda a meter o Draft a funcionar, solicita-a num novo tópico que acho que qualquer pessoa que tenha o Draft a funcionar correctamente te ajudará a verificar o que falhou na tua instalação.

Saudações.