Nvidia e Ubuntu

FidbecK

to pplwar...@googlegroups.com
Estou a tentar instalar as drivers mais recentes para Linux 319.60, mas tenho um pequeno problema....

Descarreguei o NVIDIA-Linux-x86_64-319.60.run e executei. O problema é que me aparece este erro... "ERROR: You appear to be running an X server; please exit X before installing.  For further details, please see the section INSTALLING THE NVIDIA DRIVER in the README available on the Linux driver download page at www.nvidia.com."

Como é que eu desligo os drivers atuais para instalar os proprietários da gráfica?

Rascas

to pplwar...@googlegroups.com
Que distribuição usas?

FidbecK

to pplwar...@googlegroups.com
Não me leves a mal mas o tópico diz que distro uso. Se queres saber e versão é a 12.04 x64 :)

Rascas

to pplwar...@googlegroups.com
Lol. Desculpa tinha acabado de acordar e ainda estava a dormir :)

É assim eu não te aconselho a instalar os drivers por este método porque vai te brecar o sistema de updates da placa grafica através do apt, ou seja, vais deixar de receber updates automáticas da placa gráfica.

Aconselhot-te a usar um repositório que contém sempre as ultimas versões dos drivers nvidia.

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Quanto ao erro isso acontece porque o X server está em execução e não pode estar para instalares a partir do executavel.
Se mesmo assim quiseres instalar dessa maneira executas:
sudo /etc/init.d/lightdm stop
para terminar o xorg.

Depois navegas para o directório onde esta o ficheiro e executa-lo:
sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64-319.60.run

Cumprimentos

FidbecK

to pplwar...@googlegroups.com
Como assim fica com problemas no update? podias explicar melhor?
os ppas normalmente não há problemas mas se adicionar esse ppa fico sempre com as últimas versões e sempre que saia uma nova ele atualiza ou tenho de depois fazer alguma coisa mais?

Pois o problema agora é que não consigo entrar no Ubuntu. Se entro em modo normal aparece a tal mensagem de erro, se entrar no recovery mode tem lá uma opção para entrar com os failgraphics ou lá o que é mas mesmo assim nada feito. Não entra. Não é nada de complicado mas não me apetece estar a instalar o SO novamente

Rascas

to pplwar...@googlegroups.com
Como estás a instalar um driver através do ficheiro executável e não através de um repositório (oficial ou não), deixas de ter updates ao driver. Isto é, através do programa gráfico(ou não) de updates. Esta não é a forma suportada nem aconselhada pela canonical por causa disso.
Com o executavel é mais ou menos como no Windows, imagina.

Com o ppa que te disse, qnd sair uma versão nova irá ser posta no repositorio (qnt tempo ao certo depois do driver ser lançado não sei, pode demorar uns dias), e irá te aparecer uma notificação que tens actualizações a fazer.

Como o teu sistema brecou imagino que tenhas instalado pelo executavel mais uma razão para não te aconselhar instalares dessa maneira. O melhor era leres a documentação da nvidia a ver se tem alguma indicação sobre o Ubuntu.

Eu não uso Ubuntu portanto não te posso dizer ao certo se tens de fazer mais alguma coisa.

No entanto pode ser que te consiga ajudar a recuperar o sistema.

Pelo recovery shell, navegas até a pasta onde esta o executável e:
sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64-319.60.run --uninstall
sudo apt-get install nvidia-current

Cumprimentos

FidbecK

to pplwar...@googlegroups.com
Obrigado pela resposta

Pois realmente no Windows não atualiza mas quando sai uma versão nova avisa hehe Não sei se em Linux funciona assim.
Sim eu instalei com o ficheiro .run mas parei, pelo menos penso eu, o X server, tanto que quando o desliguei fui para a shell, ou linha de comandos ou lá como vocês chamam isto :S

Sim eu sei que o ppa demora sempre uns dias até sair a atualização, mas desde que atualize é o que interessa.
Pois o pior é que agora não consigo entrar na shell para poder fazer isso, mas acho que vou ter de formatar :/