Erro ao ligar um disco USB formatado em EXT3/4.

1ams2tito

to pplwar...@googlegroups.com
Tenho já há algum tempo, um disco USB formatado em EXT3/EXT4 e o mesmo tb já há algum tempo que não era usado...(estava ligado a um PC que uso pouco)
Inicialmente parecia estar tudo bem...ao reiniciar o PC a+pareceu esta mensagem...

file:///home/alberto/Imagens/shutter/Selecção_019.jpg

O disco está visualmente presente mas não consigo montá-lo.
Se usar isto...

sudo fsck -y /dev/sdb1/

o disco volta a estar disponivel...mas só em modo leitura...

Se desligar/religar ou reiniciar o PC volta ser necessário fazer o fsck (ou no portátil...já experimentei nos dois e dá exactamente a mesma mensagem...)
Não consigo desvendar isto...nunca mexi nas permissões...(foi coisa que nunca fiz em relação a nada...até agora! (significa que estou a pensar mexer no assunto mas...)
Parece-me que o problema está no disco...será? (em duas máquinas diferentes deu o mesmo erro de montagem...)
Não é suposto um disco ou pen usb funcionar em qualquer lado sem problemas de maior?

Alguém pode dar uma ajuda?
Obrigado.
(Alberto)

Alberto Silva

to pplwar...@googlegroups.com
As minhas desculpas...a mensagem era uma imagem e...não saiu como eu esperava...aqui avai a lenga-lenga da mensagem...

Error mounting /dev/sdb1 at /media/alberto/SoLinubu: Command-line `mount -t "ext4" -o "uhelper=udisks2,nodev,nosuid" "/dev/sdb1" "/media/alberto/SoLinubu"' exited with non-zero exit status 32: mount: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/sdb1,
       missing codepage or helper program, or other error
       In some cases useful info is found in syslog - try
       dmesg | tail  or so

--
Pplware (site) - http://pplware.com
Forum - http://forum.pplware.com/