Gente,
Eu e Illelson fomos à reunião. Tinha mais três pessoas da turma anterior a nossa. O avaliador queria conversar conosco sobre alguns quesitos que o programa tem problema, como duração do mestrado e publicação.
Bem, ele disse, basicamente, que é importante terminar no prazo de 24 meses o mestrado e publicar o quanto puder, pois a nossa publicação é considerada até 5 anos depois de concluído o mestrado, ou seja, onde estivermos a quantidade de publicação que fizermos contará para a avaliação do programa.
Na última avaliação quase o programa cai para A3, principalmente, por causa desses quesitos, e a nossa colaboração é fundamental porque no nosso currículo a pontuação que constará é a atual. Ou seja, mesmo que nos formemos com A4, se o conceito cair para 3 na próxima avaliação no nosso currículo constará A3.
Ele falou que existe uma verba (talvez seja da PROAD, não me lembro bem a sigla) que é repassada para o programa para trazer
professores de fora para banca, trabalho de campo (principalmente, se você não tiver bolsa), PUBLICAÇÃO, para fazer eventos, etc. Então, quem estiver com dificuldade de publicar porque tem que pagar e é muito caro, existe uma verba que pode ser solicitada. PORÉM, é importante que tenhamos um membro no colegiado para lutar por esses e outros direitos que possuímos.
Aí, apontamos alguns
problemas que enxergamos. Falamos sobre disciplina de campo ou que tenha prática (que é ausente no programa), sobre a dificuldade de chegar até os orientadores, até mesmo dos professores (para publicar, por exemplo) e da falta de comprometimento de alguns destes, e sobre disciplinas que deveriam ser obrigatórias, como estatística. Inclusive, existe já uma proposta de mudança da grade curricular, porém nós não seremos mais contemplados.
Acho que foi isso. Illelson, eu esqueci de alguma informação importante?
Atc.,
Larissa Pinheiro
Engenheira Ambiental
28617D - CREA/PA
Mestranda em Ciências Ambientais - UFPA/MPEG/EMBRAPA
(91) 8192-0115