Boa tarde,
Antes de mais, queria pedir dois favores:
- Quando virem numa rua berlinense posters da mostra de cinema Portuguese Cinema Days in Berlin, podem fotografar e enviar para mim (helena...@gmx.net) ?
- Precisamos de voluntários para distribuir o programa e os postais em cafés, restaurantes, cinemas e lojas de toda a Berlim. Há alguém com disponibilidade? Resposta directamente para mim, por favor: helena...@gmx.net
Lembro que os Portuguese Cinema Days começam já esta sexta-feira, às 19:30, no cinema Moviemento em Kreuzberg. Este ano, o tema da mostra está ligado ao cinquentenário do 25 de Abril, mostrando o mundo de onde viemos e a mudanças trazidas pela Revolução dos Cravos.
O primeiro filme é Peregrinação, uma aposta audaciosa de João Botelho sobre as viagens de Fernão Mendes Pinto, com a música de Fausto do álbum “Por este rio acima”. O realizador estará presente para conversar com o público.
No domingo, 3.11, teremos uma sessão de filmes excelentes de animação, com a presença do autor, José Miguel Ribeiro:
- Estilhaços, sobre as feridas que a guerra deixa não apenas nos soldados que a fizeram, mas também nas gerações posteriores (o filme é sobre a guerra colonial portuguesa, mas o tema é universal, e muito pertinente na Alemanha)
- Nayola, uma longa metragem sobre mulheres angolanas, de três gerações diferentes, a sua vida em tempos de guerra e ditadura, e a sua vontade de serem livres e felizes. O argumento é do escritor José Eduardo Agualusa.
Mais informações: aqui.
Na quarta-feira, 6.11, é a vez das mulheres: serão passados três filmes que abordam as condições de vida das mulheres no tempo do Estado Novo, a partir de diferentes perspectivas.
- O documentário “O que podem as palavras” apresenta-nos as chamadas “Três Marias” – as escritoras Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa – e o escândalo ligado ao seu livro “Novas Cartas Portuguesas”, que deu origem à primeira acção feminista internacional.
- O documentário “Tão pequeninas, tinham o ar de serem já crescidas” é uma homenagem às “criadas” e uma crítica ao tempo em que era normal enviar meninas e jovens adolescentes para servir como internas em cidades distantes.
- O filme “Menina” descreve um momento na vida de uma jovem mulher da classe média.
Os filmes são exibidos na versão original, com legendas em inglês.
Preço: 8 euros.
Mais informações: https://portuguese-cinema-days.com/pt/schedule/
Venham, e tragam amigos berlinenses convosco!
Um abraço,
Helena Araújo