Boa tarde,
Na semana que agora começa, os Portuguese Cinema Days in Berlin continuam a apresentar alguns dos melhores filmes portugueses mais recentes. 
Na segunda-feira, 24.11, pelas 19:30, a sessão inclui a curta Sabura, de Falcão Nhaga, e a longa Hanami, de Denise Fernandes.
Dois filmes, duas declarações de amor a Cabo Verde e às suas gentes, e também dois convites a pensar na condição de emigrantes que é também a nossa: a pertença, a partida para lugares onde somos estrangeiros, a saudade.
Falcão Nhaga, um jovem realizador em ascensão no cinema português afro-descendente, estará presente.

Na quinta-feira, 27.11, 19:30, é a vez de um thriller filmado em Setúbal: O Bêbado, de André Marques: uma viagem crua e emocional em torno da dependência, da exploração e da luta pela dignidade, onde as realidades mais duras são pontuadas por momentos fugazes de esperança.
Hoje, domingo, às 20:30, há também uma sessão suplementar de On Falling, de Laura Carreira, para quem não pôde assistir à primeira sessão.
Todos os filmes passam no cinema Moviemento, Kottbusser Damm 22.
Bilhetes: Kino Moviemento
Para mais informações: Portuguese Cinema Days
Para os mais interessados em Literatura, informo ainda que na próxima semana, no dia 1 de Dezembro, às 19:30, haverá uma sessão de comemoração do centenário de José Cardoso Pires, com a esposa do escritor, Edite Pereira, e a filha Ana Cardoso Pires. Para além do debate, será exibido o filme Sombras Brancas, de Fernando Vendrell, inspirado no livro “De Profundis – Valsa Lenta”, no qual o escritor descreve a sua travessia de regresso à normalidade após um AVC.

Também no início de Dezembro, de 3 a 5, entre as 12:00 e as 19:00, decorre a segunda edição da Feira do Livro de Língua Portuguesa na Embaixada de Portugal.
Novo endereço da Embaixada: Kurfürstenstr. 57, 10785 Berlim - entrada pela Derfflingerstrasse.
O programa inclui, no dia 4 de dezembro, às 17h30, uma sessão de apresentação do novo número da revista literária 𝗠𝗲𝘁𝗮𝗺𝗼𝗿𝗽𝗵𝗼𝘀𝗲𝗻, da editora Elfenbein, consagrado ao tema A minha Pátria é a Língua Portuguesa. O poeta brasileiro Ricardo Domeneck fará uma leitura que inclui, entre outros, excertos de obras de alguns dos autores referenciados na publicação.
Com votos de uma boa semana,
Helena Araújo