[Por Dentro do AdWords] Rede de conteúdo: Ajude o sistema a saber o que você ...

2 views
Skip to first unread message

Raquel Mello

unread,
Mar 11, 2008, 5:31:32 PM3/11/08
to por-dentro...@googlegroups.com
Em nosso segundo post da série sobre a Rede de conteúdo, vou falar sobre alguns aspectos básicos: como fazer com que sua campanha seja exibida na Rede de conteúdo e como nosso sistema combina seus anúncios com as páginas da rede e o que você pode fazer para garantir que o sistema entenda o que você vende.

Antes de qualquer coisa, para poder exibir seus anúncios nos milhares de sites da nossa Rede de conteúdo, sua campanha tem que estar habilitada para isso. Essa opção (mostrar anúncios na Rede de conteúdo) é padrão do sistema, mas se por algum acaso você tiver alterado a seleção, basta seguir esse caminho:

1. Faça login
2. Na página Resumo de campanha, clique no nome da campanha que quer alterar
3. Clique no link "Editar definições de campanha" (ele aparece no topo, à esquerda, do lado do orçamento da campanha
4. Procure um bloco chamado "Redes". É lá que você define onde os anúncios serão exibidos (veja a imagem abaixo)

Se o quadrinho ao lado de "Rede de conteúdo" não estiver selecionado, clique nele. Depois, clique em "Salvar alterações, no canto direito, embaixo. Pronto! Sua campanha está na Rede de conteúdo.

Agora que sua campanha está participando da Rede de conteúdo, você precisa saber como o sistema define onde a campanha será exibida, como ele decide quais páginas têm conteúdos onde seus anúncios serão relevantes e terão sucesso.

Nosso sistema verifica continuamente milhões de páginas da rede de conteúdo, procurando por temas que correspondam às palavras-chave e outros dados de campanha. Quando ele encontra uma combinação, seu anúncio torna-se qualificado para aparecer nessa página. Eu montei um exemplo de combinação entre anúncio e conteúdo, mas você pode ver exemplos reais em todos os sites da rede:

Como você pode ver, o sistema identifica, por meio de combinações de palavras-chave, que o tema da página é tecnologia (mais precisamente, linux), e mostra anúncios que são interessantes para quem se interessa pelo tema. A Internet é muito democrática: você pode vender para qualquer perfil de comprador, usando a Rede de conteúdo, pois ela foca diretamente no interesse do usuário, e não somente no perfil demográfico.

Um mesmo site pode ser freqüentado por homens de 35 a 45 anos, que seriam seu público-alvo costumeiro, e por garotas de 18 a 25 anos, que talvez não sejam maioria, mas também querem saber os resultados do jogo de futebol. Talvez elas não joguem futsal com os amigos à noite, mas compram camisetas do time do coração.

Por isso, a escolha das palavras-chave na campanha para conteúdo precisa ajudar o sistema a decidir qual o tema de sua campanha, qual o produto que você está vendendo.

Digamos que você queira vender artigos esportivos, como no exemplo acima. Se já anuncia no AdWords, na busca do Google, você sabe que termos mais específicos trazem um melhor retorno. Com a Rede de conteúdo acontece o mesmo. Não tente abraçar o mundo. Crie grupos de anúncios direcionados a um tema bem definido.

Em um grupo de anúncios de equipamento de futebol, se você vende chuteiras e camisetas de times, deixe isso claro no texto do anúncio e use palavras-chave como:

comprar chuteira
camiseta oficial time
chuteira futsal
luva goleiro

Palavras-chave como essas vão ter bom desempenho na busca do Google (porque são específicas o suficiente para evitar buscas aleatórias como "novo goleiro do São Paulo") e também deixam claro para o sistema do Google qual é o produto que você está vendendo.

Na semana que vem vamos falar sobre formatos e sobre campanhas direcionadas a canais. Até lá!

Por Laura, especialista do AdSense

--
Postado por Raquel Mello no Por Dentro do AdWords em 3/11/2008 02:15:00 PM
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages