[Por Dentro do AdWords] Como criar uma lista de palavras-chave eficiente?

Equipe do AdWords

to por-dentro...@googlegroups.com
Queridos leitores,

Hoje é quinta-feira e vamos falar de palavras-chave eficientes para sua campanha, além da criação de novos grupos de anúncio! Na última quinta-feira, abordamos elementos fundamentais que fazem parte da estruturação de uma boa campanha: a segmentação e o texto dos anúncios. Se você ainda não leu este post, confira aqui.

Então, agora precisamos pensar em palavras-chave relevantes para o anúncio da minha loja online que vende bolsas e sapatos. Além disso, no último post criamos um grupo de anúncios exclusivamente para anunciar os sapatos. Hoje quero também começar a anunciar as bolsas.

Como faço?

Em primeiro lugar, preciso criar um novo grupo de anúncios, para falar somente de bolsas, assim como o que eu criei para anunciar os sapatos. Observe que ambos os grupos de anúncio estarão dentro da minha campanha chamada de 'Campanha Bolsas e Sapatos'.

Isso acontece porque criamos uma campanha para anunciar uma só coisa: a minha loja online. Porém, como a minha loja tem produtos variados (bolsas e sapatos) faz mais sentido que eu crie dois grupos de anúncio distintos para anunciar cada um desses produtos, uma vez que cada grupo de anúncios terá uma lista específica de palavras-chave.

Ou seja, para o meu grupo de anúncios que fala sobre sapatos, eu jamais colocarei a palavra-chave ' compre bolsas', visto que a mesma não é pertinente ao texto do meu anúncio. Logo, criando diferentes grupos de anúncio para produtos variados temos a oportunidade de atingir usuários que procuram por palavras-chave diretamente relacionadas àquele produto.

Vamos começar ?

Preciso criar um novo grupo de anúncios para anunciar as bolsas. Para fazer isso basta acessar a página 'Resumo das campanhas', clicar na minha campanha 'Bolsas e Sapatos' e, em seguida, clicar em ' Criar novo grupo de anúncios'. Vamos chamá-lo de 'Bolsas'.

Agora basta escolher o texto do meu anúncio sobre bolsas (a exemplo do post anterior) e escolher as palavras-chave adequadas à ele. Assim como no caso dos textos de anúncio, precisamos pensar em palavras-chave realmente relevantes ao meu negócio.

O que seria uma palavra-chave relevante para uma loja que vende bolsas para executivas? O que um usuário que está procurando por bolsas para executivas digitaria na busca do Google?
O que a minha empresa tem que as demais não têm?

É sobre isso que precisamos refletir. Eu poderia colocar a palavra-chave 'bolsas', o que vocês acham? Desta forma, uma pessoa que está procurando por bolsas acharia o meu anúncio e poderia acessar o meu site. Porém, ao descobrir que as bolsas são executivas, talvez a pessoa não estaria interessada, pois ela pode estar procurando por bolsas de praia, por exemplo, certo?

Logo, quanto mais específica e relevante for a sua lista de palavras-chave, mais chances o seu anúncio tem de receber cliques e o seu site de receber acessos de clientes potenciais. Por exemplo, as palavras-chave 'bolsas finas', 'bolsas elegantes', 'bolsas executivas' seriam mais relevantes para o que eu tenho a oferecer.

Deu vontade de editar a sua lista de palavras-chave atual?

Basta acessar a sua campanha e, em seguida, clicar no seu grupo de anúncios. Agora clique na guia 'Palavras-chave'. Nesta página, você encontra as opções 'Editar lista de palavras-chave' ou 'Adição rápida', sendo esta última útil se você desejar incluir novas palavras-chave neste grupo de anúncios. Clique na imagem abaixo e confira.

Pensar numa lista de palavras-chave ideal para o seu negócio não é tarefa fácil, e é por isso que o AdWords têm um recurso muito interessante para você: a Ferramenta de palavras-chave!

Você pode acessar esta ferramenta na página que indicamos acima, ou então clicando no link 'Ferramentas' localizado na parte superior da guia 'Gerenciamento de campanhas', em sua conta do AdWords.

No próximo post, vamos abordar todos os detalhes da Ferramenta de palavras-chave para ajudar você a criar a lista ideal para o seu anúncio e também para o meu anúncio de bolsas!

Gostou do post? Deixe seu comentário e vote. Queremos ainda saber por qual assunto você mais se interessa. Participe da nossa votação no menu à direita!

Obrigada e até a próxima semana!

Por Raquel, equipe do AdWords

--
Postado por Equipe do AdWords no Por Dentro do AdWords em 4/09/2008 10:17:00 PM