[Por Dentro do AdWords] Medindo (rapidamente) o resultado da sua campanha

4 views
Skip to first unread message

Equipe do AdWords

unread,
Apr 24, 2008, 5:52:36 PM4/24/08
to por-dentro...@googlegroups.com
Oi, pessoal

Sejam bem-vindos ao primeiro post que irá abordar um tema muito interessante e produtivo: medição de resultados. Para quem ainda não conhece o Carlos, ele é um dos especialistas em otimização de resultados do Google AdWords. Portanto, aproveitem as dicas e melhorem o desempenho das suas campanhas!

Ao utilizar o Google AdWords, você tem a capacidade de avaliar o resultado de suas campanhas a qualquer momento e realizar alterações para atingir seus objetivos de publicidade, diferentemente de outras mídias e formas de anunciar. Desta forma, gostaríamos de oferecer algumas dicas para começar a avaliar o resultado nas primeiras semanas após iniciar a utilizar o Google Adwords.

O primeiro passo é alterar a data de exibição de suas estatísticas para englobar a última semana. Desta forma, teremos dados suficientes para estudar padrões e também ignoraremos mudanças passadas que já não estão mais surtindo efeito. Você pode fazer isso na página 'Resumo das campanhas'.

Em seguida, siga os seguintes passos:

1. Ordene suas palavras-chave pela taxa de cliques
(Basta acessar a sua lista de palavras-chave e clicar no link CTR).

Palavras-chave com baixa taxa de cliques geralmente não estão relevantes o bastante para atrair a atenção de seus clientes em potencial. Além disto, estas palavras-chave tendem a diminuir a qualidade de sua conta como um todo. Ao ordená-las pela taxa de cliques, você poderá observar quais palavras-chave estão mais relevantes para seu negócio e adicionar algumas variações complementares às mesmas. Sugerimos também que você observe as palavras-chave com menor taxa de cliques e tente melhorar o desempenho das mesmas alterando seu texto de anúncio para refletir melhor estas palavras-chave. Você pode também adicionar palavras-chave negativas, que impedirão que seu anúncio seja publicado em conjunto com termos de busca que não são interessantes para você. Veja o último post sobre o assunto.

2. Ordene suas palavras-chave pelos cliques


Ao observar o volume total de cliques e suas palavras-chave, será possível observar onde está o volume de negócios realizado. Palavras-chave mais genéricas geralmente tem uma maior quantidade de buscas e, proporcionalmente, uma maior quantidade de cliques, porém, a taxa de cliques também é mais baixa. Isto ocorre pois, além de existir mais concorrência nestas palavras-chave, elas se encaixam em uma gama de serviços. Caso esteja atingindo seu orçamento e não tenha interesse em aumentá-lo neste momento, considere a possibilidade de restringir estas palavras-chave de muitos cliques utilizando palavras-chave negativas e correspondência de palavras-chave ou diminuindo seu lance de custo por clique para estas palavras-chave específicas.

3. Ordene suas palavras-chave por posição do anúncio


Ao observar o posicionamento de seus anúncios para suas palavras-chave, você tem a oportunidade de realizar pequenas alterações de muito impacto! O valor de seu clique é maior quanto mais alta é a posição de seu anúncio. Desta forma, se seu anúncio vem constantemente sendo publicado na primeira posição e seu orçamento tem sido constantemente atingido, vale a pena gerenciar seu custo por clique de forma a diminuir o posicionamento para figurar entre a 2 e a 4 posição. Desta forma, dentro do mesmo orçamento, será possível obter uma quantidade muito maior de cliques! Mas fique atento para que a posição de seu anúncio não seja prejudicada em excesso e você perca visibilidade.

4. Ordene suas palavras-chave por impressão

A quantidade de impressões de suas palavras-chave é diretamente proporcional à popularidade da palavra-chave nas buscas do Google. Observar a quantidade de impressões é uma forma rápida de entender oportunidades para seu negócio. Caso você tenha palavras-chave de bastante busca, mas com baixas taxas de clique, você pode tanto separá-las em Grupos de anúncio com textos mais específicos com páginas de destino especiais dentro de seu site. Como você pode observar, é fácil e rápido observar o resultado de suas campanhas no AdWords. Nos próximos posts, ensinarei algumas técnicas simples para melhorar o resultado de suas campanhas a partir de suas observações para então realizar uma análise detalhada dos resultados.

Abraços e até breve!

Carlos, equipe do AdWords

--
Postado por Equipe do AdWords no Por Dentro do AdWords em 4/24/2008 02:22:00 PM
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages