Oi pessoal,
Como estão vocês?
Espero que tenham aproveitado o último post, sobre como utilizar a Ferramenta de palavras-chave. E agora que já escolhemos as palavras-chave que vão acionar os nossos anúncios, vamos escolher as que não vão exibí-los!
Isso mesmo, aprenderemos a inserir palavras-chave negativas em nossa conta do AdWords.
Mas, como funcionam as palavras-chave negativas mesmo?Palavras-chave negativas impedem que o seu anúncio seja exibido em pesquisas irrelevantes.
Por exemplo, se eu tenho uma loja que vende bolsas femininas e eu tenho a palavra-chave 'bolsa' no meu grupo de anúncios, é possível que quando um usuário pesquisar por 'bolsa de estudo' no Google, ele veja o meu anúncio.
Logo, se eu quiser evitar este tipo de pesquisa, basta adicionar a palavra-chave negativa 'estudo' no meu grupo de anúncios.
E por que eu iria querer evitar que o meu anúncio fosse exibido nessa pesquisa? Não é propaganda ao meu favor?
Sim, é propaganda. Mas uma propaganda que é provavelmente irrelevante para este usuário que está procurando bolsas de estudo. Logo, é provável que o usuário não clique no meu anúncio e isso vai influenciar na minha taxa de cliques (a CTR), que é um dos fatores de relevância medidos pelo Google.
Desta forma, o Índice de qualidade do seu anúncio pode ser impactado, e isso pode gerar implicações em sua conta do AdWords. Leia mais sobre o Índice de qualidade
aqui.
Por isso são tão importantes as palavras-chave negativas. Vejamos como utilizá-las.Para incluir uma palavra-chave negativa no seu grupo de anúncios, basta colocar um sinal de menos (-) antes da palavra. Na página de detalhes do grupo de anúncios (página que vemos ao clicar no grupo de anúncios) vocês podem ir direto no link 'Adição rápida' e adicionar uma lista de palavras-chave negativas, como a abaixo:
- estudo
- masculina
- grátis
- de valores
Notem que as palavras acima evitarão que o meu anúncio seja exibido quando alguém procurar por bolsa de valores, bolsas grátis, etc.
Também é possível adicionar palavras-chave negativas no nível da campanha, o que significa que elas vão afetar todos os anúncios da campanha, ou seja, se vocês tiverem vários grupos de anúncios e gostariam de usar uma lista de palavras-chave negativas úteis a todos os grupos, basta adicioná-las na campanha. Neste caso, não precisa colocar o sinal de menos na frente.
Vejam a imagem abaixo.

Tenham muito cuidado, no entanto, para não incluir palavras-chave negativas que irão bloquear a exibição do seu anúncio. Isso aconteceria, em meu caso por exemplo, se eu incluísse 'bolsa de estudo' como palavra-chave negativa.
Como eu tenho em meu grupo de anúncios a palavra-chave bolsa, a palavra-chave negativa 'bolsa de estudo' não permitiria que o meu anúncio fosse exibido quando alguém procurasse por bolsa. Entenderam?
E aqui vão duas dicas muito interessantes para achar palavras-chave negativas que vocês podem adicionar em suas campanhas ou grupos de anúncios do AdWords.
1) Ao procurar idéias de palavras-chave na Ferramenta de palavras-chave, observem as sugestões que não tem nada a ver com o seu anúncio. Elas podem ser eficazes como palavras-chave negativas.
2) Baixem um relatório de desempenho de consulta. Esse tipo de relatório mostra quais as palavras pesquisadas no Google exibiram os seus anúncios! Nele, vocês poderão verificar se o seu anúncio está sendo exibido em alguma pesquisa que não tem nada a ver com o seu negócio e poderão adicionar esta palavra como negativa em sua conta do AdWords! Saiba como gerar esse relatório
aqui.
Gostaram? Então não deixem de votar no post e também participar da nossa pesquisa, no menu à direita.
Nos vemos em breve!
Abraços,
Raquel, da equipe do AdWords
--
Postado por Equipe do AdWords no
Por Dentro do AdWords em 4/17/2008 02:29:00 PM