Ainda Pinheirinho

8 views
Skip to first unread message

eduardo rocha

unread,
Jan 31, 2012, 11:31:53 AM1/31/12
to nep direito ufg, PETCAMPUS CIDADE DE GOIÁS PETCCG, casawarat grupocasawarat, casawaratgoias, posdireito, politicaedireito direitoepolitica, legiti...@googlegroups.com, Marcia Cristina De Fazio
Boa reportagem sobre Pinheirinho
abraços
Eduardo Rocha

Rodrigo de Vasconcelos

unread,
Jan 31, 2012, 11:48:48 AM1/31/12
to politica...@googlegroups.com
Caro Eduardo,
 
temos conceitos muito diferentes do adjetivo "boa" e do substantivo "reportagem". 
 
A propósito, o blogueiro Nassif é atualmente um "jornalista" da mesma categoria à qual pertence Amaury Ribeiro Jr. Criam factóides a partir de uma farta coleção de documentos que nada provam. Se provassem, precisaríamos partir do pressuposto de que o MP e o Judiciário são coniventes. Afinal, não ouvi falar que investigações tenham sido abertas a partir destas "provas".
 
Um abraço,
Rodrigo.
 
P.S.: Sobre "A Privataria Tucana", tudo o que havia de sensato por ser dito a respeito está nesta coluna do Merval Pereira, publicada em "O Globo": http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/12/18/a-ficcao-do-amaury-422218.asp. Sei, contudo, que haverá quem continue a preferir acreditar em conspirações da mídia, mancomunada com o grande empresariado nacional e com as multinacionais etc. e tal. A estes, dou um conselho: não se fiem no Merval. Leiam o livro com atenção e julguem por si mesmos se faz ou não denúncias consistentes.


Rodrigo de Vasconcelos

unread,
Jan 31, 2012, 12:04:25 PM1/31/12
to politica...@googlegroups.com
Ainda sobre o factóide criado em torno do livro "A Pirataria Tucana", recomendo a coluna de Marcos Guterman: http://blogs.estadao.com.br/marcos-guterman/%E2%80%9Ca-privataria-tucana%E2%80%9D-nao-existe-mais-bobo-no-marketing.
 
Ele argumenta que, apenas 4 dias depois da publicação do livro, que foi entregue apenas a um veículo antes do lançamento (adivinhem qual?*), já havia blogueiros "independentes" furiosos com o silêncio da grande mídia!
 
Meu comentário não tem nada a ver com o Pinheirinho? Tem tudo a ver: é outro factóide da militância paga que mira as eleições municipais deste ano.

Guilherme Sena de Assunção

unread,
Jan 31, 2012, 12:06:27 PM1/31/12
to politica...@googlegroups.com
"Sei, contudo, que haverá quem continue a preferir acreditar em conspirações da mídia, mancomunada com o grande empresariado nacional e com as multinacionais etc. e tal."

... depois, vem: "outro factóide da militância paga que mira as eleições municipais deste ano."

Hein?

2012/1/31 Rodrigo de Vasconcelos <rodrigova...@gmail.com>

Rodrigo de Vasconcelos

unread,
Jan 31, 2012, 12:10:44 PM1/31/12
to politica...@googlegroups.com
O que você não entendeu, Sena? Posso desenhar! :-)

Guilherme Sena de Assunção

unread,
Jan 31, 2012, 12:12:14 PM1/31/12
to politica...@googlegroups.com
Nesses assuntos, dificilmente concordaremos um dia, Rodrigo. Não perca seu tempo.

Rodrigo de Vasconcelos

unread,
Jan 31, 2012, 12:53:21 PM1/31/12
to politica...@googlegroups.com
Jamais perderia, meu caro. Eu não tenho a formação adequada para ajudá-lo! :-)

eduardo rocha

unread,
Jan 31, 2012, 4:23:31 PM1/31/12
to politica...@googlegroups.com
Caro Rodrigo,
o despejo de aproximadamente seis mil pessoas não é um factoide, mas sim severa violação  de direitos fundamentais.

Ainda, para quem interessar, segue o documentário "Sonho Real", produzido pelo CMI, sobre o despejo de 15 mil pessoas, em 2005, em Goiânia. Um detalhe interessante que não aparece no vídeo, a decisão que autorizou a reintegração de posse faz menção a 15 mil famílias, algo em torno de 35 mil pessoas. Acredito que a maioria das cidades goianas devam ter essa população.
  http://www.youtube.com/watch?v=LqbnOs3PWXM&feature=share 
abraços
Eduardo Rocha

--- Em ter, 31/1/12, Rodrigo de Vasconcelos <rodrigova...@gmail.com> escreveu:

Rodrigo de Vasconcelos

unread,
Jan 31, 2012, 9:28:09 PM1/31/12
to politica...@googlegroups.com
Caro Eduardo,
 
o despejo de seis, sessenta ou seiscentas mil pessoas não é NECESSARIAMENTE uma violação de direitos fundamentais.
 
Por factóide, refiro-me ao aproveitamento político do episódio, que vem sendo denunciado por blogueiros "independentes" como mais uma amostra da suposta insensibilidade social dos tucanos. Ao que me consta, a Polícia apenas cumpriu uma ordem judicial. Podemos e até devemos questionar a pertinência da decisão, mas não que à Polícia cabia fazê-la cumprir.
 
É a este aproveitamento que chamei de factóide. Não foi à toa que ministros se manifestaram a respeito. Tenho certeza de que as reportagens a respeito serão oportunamente aproveitadas pelas campanhas municipais petistas, inclusive em São Paulo, embora a reintegração haja ocorrido noutro município.
 
Um abraço,
Rodrigo.

Rodrigo de Vasconcelos

unread,
Jan 31, 2012, 9:35:25 PM1/31/12
to politica...@googlegroups.com
 
"O prefeito de São José dos Campos, cuja insensibilidade chegou a ponto de não se preocupar em alojar as famílias tiradas violentamentemente do Pinheirinho, vai ter um bom caixa para promover o populismo. Enquanto isso, com o ritmo de “lesma reumática”, o governador Geraldo Alckmin afirma que cuidará de verbas para a locação de casas aos expulsos do Pinheirinho, pois não existem casas populares disponíveis. Os radicais do PSTU, que apostavam numa tragédia maior, certamente contabilizam futuros ganhos eleitorais".
 
Não podia faltar a referência ao governador, não é mesmo? Que ele deveria ter feito? Impedido a polícia de cumprir um mandado judicial? Providenciado para que os desalojados passassem à frente de outras famílias que também esperam por lotes e se cadastraram regularmente no programa habitacional do Estado?
 
Eu acredito na sinceridade de sua preocupação com os moradores do Pinheirinho, mas é preciso ter cuidado para não ser usado como massa de manobra por interesses que passam longe, bem longe, do Pinheirinho.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages