Coopyleft

Rodrigo Rodrigues da Silva

to pol...@googlegroups.com
Olá, pessoal! Espero que estejam todos bem.

Trazendo um tema para debate...

Agora mesmo estava lendo esse post: https://digilabour.com.br/2020/06/21/as-plataformas-dos-entregadores/

E me deparei com o conceito (a licença em si está com o link quebrado) de Coopyleft (sic)

Tem mais informações aqui:

https://coopcycle.org/fr/logiciel/

https://blogs.mediapart.fr/coopcycle/blog/170418/comment-proteger-le-logiciel-ouvert-coopcycle-de-la-predation-capitaliste

Essa (suposta) licença é compatível com os princípios do software livre? Por quê?

Esse conceito é problemático, do ponto de vista dos valores políticos estratégicos do software livre? Por quê?

Esse conceito entrega o que promete, a partir do ponto de vista dos valores políticos dos seus proponentes? Por quê?

Happy hacking!

Célio Ishikawa

to polignu
Oi Pitanga, em nenhum dos links achei "coopleft" com ctrl+F
Quanto às ideias de criar novos serviços de entregas, achei legal.
Se é compatível com copyleft, você se refere aos códigos dos apps que essas cooperativas lançam ou à forma de trabalhar colaborativa para criar esses apps?

Célio

PoliGNU - Grupo de Estudos de Software Livre da Poli/USP
http://polignu.org
Mais informações sobre o e-group: http://groups.google.com/group/polignu?hl=pt-BR

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PoliGNU - Grupo de Estudos de Software Livre da Poli/USP" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para polignu+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/polignu/EBC34615-67FE-4E69-B4F2-426C3785B519%40members.fsf.org.

Rodrigo Rodrigues da Silva

to Célio Ishikawa, polignu
Oi, Celso!

Refiro-me à forma de licenciamento do código, em especial à renúncia à liberdade 0.