OFFTOPIC: Shouldn't Every Developer Understand English?

0 views
Skip to first unread message

Felipe Sanches

unread,
Mar 31, 2009, 6:19:18 PM3/31/09
to pol...@googlegroups.com
"Jeff Atwood has an interesting post that begins by noting that with the Internet, whatever country you live in or language you speak, a growing percentage of the accumulated knowledge of the world can and should be available in your native language; but that the rules are different for programmers. 'So much so that I'm going to ask the unthinkable: shouldn't every software developer understand English?' Atwood argues that 'It's nothing more than great hackers collectively realizing that sticking to English for technical discussion makes it easier to get stuff done. It's a meritocracy of code, not language, and nobody (or at least nobody who is sane, anyway) localizes programming languages.' Eric Raymond in his essay 'How to be a Hacker' says that functional English is required for true hackers and notes that 'Linus Torvalds, a Finn, comments his code in English (it apparently never occurred to him to do otherwise). His fluency in English has been an important factor in his ability to recruit a worldwide community of developers for Linux. It's an example worth following.' Although it may sound like The Ugly American and be taken as a sort of cultural imperialism, 'advocating the adoption of English as the de-facto standard language of software development is simple pragmatism, the most virtuous of all hacker traits,' writes Atwood. 'If that makes me an ugly American programmer, so be it.'"

Diego Rabatone

unread,
Apr 3, 2009, 7:17:57 AM4/3/09
to pol...@googlegroups.com
Ainda não consigo "engolir" com tanta facilidade assim..... Sei lá.... Acho que cada vez mais as pessoas deveriam produzir em suas línguas nativas e, caso exista a necessidade, ai pode-se pensar numa versão traduzir ou algo do gênero.... Porque, senão, programar se torna uma atividade excludente para quem não tem condições de ter um bom ensino (em geral pago) de inglês. Principalmente em países como o Brasil.

Abs,

Diego

Felipe Sanches

unread,
Apr 3, 2009, 7:22:25 AM4/3/09
to pol...@googlegroups.com
Isso inviabilizaria a produção colaborativa em escala global.
Imagine um código fonte com variáveis escritas em japonês?
Inclusive, tem linguagens de programação que aceitam código fonte em
unicode. Ou seja, daria pra usar ideogramas para nomes de variáveis.

Felipe Sanches

unread,
Apr 3, 2009, 7:24:46 AM4/3/09
to pol...@googlegroups.com
além disso... faça o diagrama de venn de "pessoas que sabem fazer
software" e "pessoas que sabem inglês (instrumental pelo menos)"

Diego Rabatone

unread,
Apr 3, 2009, 7:32:32 AM4/3/09
to pol...@googlegroups.com
Mas será que esse diagrama de venn já não é tendencioso pelo fato de que, para aprender a programar, a pessoa precisa saber inglês (instrumental ao menos)?

Felipe Sanches

unread,
Apr 3, 2009, 7:41:33 AM4/3/09
to pol...@googlegroups.com
comece a escrever seus programas em português e seja bem vindo a um
projeto de software livre nascido morto

Diego Rabatone

unread,
Apr 3, 2009, 8:01:28 AM4/3/09
to pol...@googlegroups.com
Entendi, o software é livre para aqueles que podem estudar inglês...

Quase como a "premissa": "Coloque o Estado na economia e esta não se desenvolverá"......

2009/4/3 Felipe Sanches <felipe....@gmail.com>

Rodrigo Rodrigues da Silva

unread,
Apr 3, 2009, 9:38:36 AM4/3/09
to pol...@googlegroups.com
aí cai numa de "língua dominante", mas vamos abstrair. vamos supor que a maioria da população mundial entenda latim... se vc escreve o sw numa língua restrita a 10% da pop mundial, vc restringe o sw a esses 10%. O que é mais razoável: esperar que os estrangeiros aprendam português para entender nosso software ou lutar para o estado ensinar latim (e programação) direito nas escolas daqui?
e aí ainda caímos em outra: acho que a língua mais falada nem é o inglês, é o árabe (acho que pelo menos como língua nativa). não estou defendendo o inglês, mas a idéia de programar sempre em uma língua.



2009/4/3 Diego Rabatone <dir...@yahoo.com.br>



--
Rodrigo Rodrigues da Silva
Engenharia de Computação - Coop8

"Free software is defined as software that respects four fundamental freedoms: (0) freedom to run the software as you wish, (1) freedom to study the source code and modify it to do what you wish, (2) freedom to make and redistribute copies, and (3) freedom to publish modified versions." Richard Stallman

"Não importa como morre o home, importa como vive." Carijó, velho do rio.

Diego Rabatone

unread,
Apr 3, 2009, 10:02:12 AM4/3/09
to pol...@googlegroups.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_l%C3%ADnguas_por_total_de_falantes

Nativamente / Total (em milhões):
1o. Mandarim: 867 / 867
2o. Hindi: 425 / 725
3o. Espanhol (Castelhano): 390 / 420
4o. Inglês: 350 / 730
5o. Árabe: 280 / 480
6o. Português: 215 / 235



2009/4/3 Rodrigo Rodrigues da Silva <rodrigo...@gmail.com>

Felipe Sanches

unread,
Apr 3, 2009, 5:36:32 PM4/3/09
to pol...@googlegroups.com
o importante é o número total, entretanto, a relação do total com o
nativo é importante tmb. podem ver que apesar de mandarim ser a mais
falada, ela é a menos espalhada no mundo. Cerca de 0% de falantes
não-nativos. Já o Inglês, está bem próximo do Mandarim, mas mais da
metade dos falantes estão espalhados pelo mundo, o que a torna uma
melhor opção do ponto de vista de diminuir a barreira de entrada.
Eliminar a barreira de entrada seria muito difícil. Seria necessário
inventar uma lingua neutra. Mas vcs podem ver que o esperanto nem
consta nessa estatística. Se fosse criada uma lingua neutra com o
propósito especifico de se fazer comentários em linguagens de
programação, acredito que o sucesso seria ainda muito menor que o do
esperanto.

2009/4/3 Diego Rabatone <dir...@yahoo.com.br>:
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages