o importante é o número total, entretanto, a relação do total com o
nativo é importante tmb. podem ver que apesar de mandarim ser a mais
falada, ela é a menos espalhada no mundo. Cerca de 0% de falantes
não-nativos. Já o Inglês, está bem próximo do Mandarim, mas mais da
metade dos falantes estão espalhados pelo mundo, o que a torna uma
melhor opção do ponto de vista de diminuir a barreira de entrada.
Eliminar a barreira de entrada seria muito difícil. Seria necessário
inventar uma lingua neutra. Mas vcs podem ver que o esperanto nem
consta nessa estatística. Se fosse criada uma lingua neutra com o
propósito especifico de se fazer comentários em linguagens de
programação, acredito que o sucesso seria ainda muito menor que o do
esperanto.
2009/4/3 Diego Rabatone <
dir...@yahoo.com.br>: