discussões sobre software livre nos tempos de startups de apps, NFT...

1 view

Célio Ishikawa

to polignu
Boa tarde.
Antes acompanhava as discussões de software livre, mas confesso que não tenho lido muito sobre de anos para cá.

Um dos motivos, que denuncia quanto tempo isso faz, é que fiquei do lado perdedor de uma discussão (mas que considero que o tempo mostrou que nossos apontamentos tinham razão) quanto à o que seria mais livre, a licença GNU ou BSD. Na época ganhou o lado que dizia que o BSD era mais livre pois enquanto GNU obrigava a liberdade, o BSD dava liberdade para não ser livre. E daí usando a licença BSD, o Steve Jobs usou como base o FreeBSD para criar o MacOSX, depois iOS, e por isso considero que o tempo mostrou que tínhamos razão.

Bem, daí smartphones se popularizaram, e hoje muita gente fala em criar uma startup, popularizar algum app (que acho interessante que não fica no software por software, mas envolve logística com bicicletas, drones, etc. Mas tenho a impressão de que esses emrpeendedores (como gostam de se chamar) não estão ligando muito que Android e iOS nasceram da contestação aos sistemas Windows.

E se no meio digital cópias eram algo comum e que davam o ar liberrtário para internet (bom, isso ouvi falar, que também não sou tão velho assim de ter visto Arpanet virar internet né rsrs), hoje criaram formas como NFT para que um arquivo digital seja único no mundo, o que possibilita leilões. Como fica a discussão de software livre nisso? De repente o Linus vendeu sua versão original do kernel como NFT?

Enfim, se tiverem indicação de artigos, para eu me atualizar ao menos um pouco, agradeceria.

abraços com saudades,

Célio

Andres MRM

to Célio Ishikawa, polignu
Oi, Célio!

Não tenho certeza, mas pelo que entendi o NFT não impede que um arquivo seja
compartilhado. A única coisa que se faz é escrever em um blockchain qualquer
por aí que a pessoa X é a "dona" daquele arquivo (ou seja lá o que for). O que
no momento não tem nenhum valor legal (propriedade intelectual) ou implicação
prática no compartilhamento do arquivo em questão.
Até onde entendo, o NFT é puramente um "bem" virtual especulativo fetichizado.
https://en.wikipedia.org/wiki/Non-fungible_token

Por exemplo isso:
https://www.theguardian.com/technology/2021/jun/23/tim-berners-lee-defends-auction-nft-web-source-code
É meio como ter uma cópia de uma foto ou livro com autógrafo do Berners-Lee,
mas não muito mais do que isso.

Entendo que é algo mais para quem quer ganhar dinheiro especulando com o valor
desses bens virtuais. Semelhante ao mercado de obras de arte, mas sem as obras
de arte reais...

Quanto mais eu pesquiso sobre blockchain e semelhantes, mais descrente fico
com essa história toda...

Abs!

[2021-07-28 17:53] Célio Ishikawa:

Célio Ishikawa

to polignu
Que interessante! Obrigado pela explicação! Se for mesmo de compartilhar, mas determinar o dono, é algo interessante. Mas a parte da especulação é ruim mesmo!