como excluir uma distro e usar a partição para dados?

Célio Ishikawa

to polignu
Bom dia pessoal, quanto tempo!
Eu tinha uma distro numa partição e a outra partição era para guardar arquivos. Não me lembro exatamente porquê, uma hora precisei instalar outra distro nessa última, e acabei me habituando a usar mais a distro nova.

Agora que falta espaço interno, queria excluir a distro anterior para sobrar mais espaço para guardar vídeos.

Qual é a forma recomendada de fazer isso? De repente posso simplemente deletar todas as pastas menos a /home? Ou, talvez para prevenir fragmentação do disco (embora eu tenha ouvido falar que ext4 evita isso), é melhor transferir os arquivos para uma terceira partição (ou um hd externo), formatar a partição, e então colocar os arquivos de dados de volta?

Célio