Em colóquio ocorrido na quinta-feira, 4/9, no Ministério da Educação, em Brasília, gestores responsáveis pelo Ensino Médio das Secretarias Estaduais de Educação tiveram a oportunidade de participar de uma avaliação coletiva dos cadernos temáticos desta etapa da Educação Básica.
Os cadernos fazem parte do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio, e visam o fortalecimento da formação de professores. O Pacto, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.
Neste primeiro momento duas ações estratégicas estão articuladas, o redesenho curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI e a Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, que inicia no primeiro semestre de 2014 a execução da primeira etapa.
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, é a estratégia do Governo Federal para induzir as escolas à elaboração do redesenho dos currículos do Ensino Médio para a oferta de educação de qualidade com foco na formação humana integral. A Formação Continuada de Professores do Ensino Médio tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Os cadernos temáticos fazem parte do processo de formação dos professores.
Para a Secretaria de Educação Básica, Beatriz Luce, o trabalho, reunido em cadernos temáticos, “reconhece as propostas dos educadores” e dá continuidade a Lei de Diretrizes Básicas, a qual dispõe que a educação básica é construída por três (3) etapas de ensino: básico, infantil e médio”, ressaltou. Luce também afirmou que as “políticas educacionais construídas na área de desenvolvimento da educação básica, para vencer a lacuna histórica da infraestrutura na educação básica do país”.
As ações têm por objetivo a melhoria da qualidade da educação e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento que aponta o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia como dimensões que devem estar contempladas nos currículos do Ensino Médio, que deverão integrar os conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo.
* com informações do Ministério da Educação.