Seta uma flag de envio no banco; aí vc pega os 200 primeiros e-mails que ainda não receberam a newsletter.
cron?? Desconheço!
bota no cron pra rodar de hora em hora
Mas aí pra toda newsletter nova eu terei que editar a flag em todos os registros..
Já pensou na possibilidade de fazer um script e rodar na sua máquina,
aí local, ao invés de deixar rodando no servidor? Um script tipo shell
ou .bat, só que em PHP.
Você poderia fazer um script para conectar no banco, puxar os e-mails
a serem enviados, e enviar o e-mail localmente, informando apenas o
smtp do seu provedor. Acho até mais simples.
Tudo bem, gastaria um pouco de banda sua para enviar os e-mails. Pois
*particulamente* eu não sou favorável a por esses tipos de scripts em
cron.
--
[]'s
Rodrigo Luiz
GUS-MG ~ http://www.gus-mg.org
Grupo de Usuários Slackware de Minas Gerais
Esses scripts tem que ser *muito* bem escritos. Todas as
possibilidades de erros tem que ser tratadas, pois timeouts podem
acontecer em diversos pontos do mesmo, já que envolve resolução de
DNS, conexão de banco, conexão de smtp etc etc...
E como ele irá saber por exemplo se foram enviados todos os e-mails
com sucesso? Um outro e-mail de confirmação (e se justamente o smtp
que estava fora do ar)? Todo script que roda em cron (ou background)
tem que ser escrito um pouco diferente antes de por em prática.
E dependendo da frequência com que ele coloque o script para rodar no
cron, o segundo script pode começar sem ao menos o primeiro tenha
terminado, por causa dos timeouts. Ai começa a bagunça.... ;-)
Por isso eu não prefiro utilizar o cron pra esse caso. Eu faria um
script e chamaria manualmente mesmo. E eu não teria problemas com
timeout do webserver, já que quem vai estar rodando o script é o meu
PHP, com todas as configurações personalizadas que eu preciso.
Mas dá pra por no cron sim, como eu disse no primeiro parágrafo: tem
que ser é bem escrito o script.
Quanto a isso não tem como fugir. Ele *tem* quem usar algum servidor
SMTP, e de preferência de algum provedor. Pois se ele usar um SMTP que
estar utilizando conexão por banda larga, seja por velox, virtua etc
(no caso SMTP local), a maioria dos outros MTAs irão barrar as
mensagens dele alegando ser spam.
Por isso, ou ele faz um script pra driblar o SMTP dele mandando
e-mails por partes, ou ele troca de provedor, ou utlizar apenas o SMTP
de algum outro provedor.
E o que eu disse a respeito dele rodar o script localmente e de ter o
PHP na própria máquina era apenas UMA das vantagens, e não a única.