Bom dia,A um tempo atrás, inspirado pelo exemplo do José Eduardo Slompo que atualmente é programador Java em Sydney - Austrália, eu comecei a planejar minha ida para a Austrália trabalhar por lá, que tem demanda (como aqui) por bons programadores. Sugiro portanto que os interessados no assunto deem uma lida no blog dele e no artigo que ele escreveu sobre como é trabalhar fora (ele já passou por Xangai também)... vide links abaixo:
- Blog: http://baririensenaaustralia.blogspot.com.au/
- TI na Austrália: um mar de oportunidades (e de dinheiro!): http://www.profissionaisti.com.br/2011/06/ti-na-australia-um-mar-de-oportunidades-e-de-dinheiro/
Só para se ter uma ideia a média de salário para um programador pleno/senior na Australia, e nos EUA também, é de 100/120 mil dólares (dólar americano 2,03, australiano 1,99 hoje) por ano. Fazendo as contas... temos 120.000 / 12 = U$ 10.000 dólares por mês ou 100.000 / 12 = U$ 8.333 por mês. Convertendo as moedas respectivamente teremos R$ 20.300 reais por mês (considerando o dólar a 2,03) ou R$ 16.915,99.Aaa... beleza vamos amanhã nos respectivos consulados e tirar o visto de trabalho e bora ficar rico! Calma negão! Não é tão fácil assim... he he he.Para conseguir o visto de trabalho australiano era mais fácil (reveja a legislação vigente... faz ~1 ano que não estou por dentro do assunto) em relação ao visto de trabalho Americano que é beeem mais difícil. No segundo caso você precisa, obrigatoriamente, de um convite de uma empresa (leia-se sponsor) pra conseguir, sendo que o visto fica atrelado a empresa, ou seja, se for demitido você volta para o Brasil. Na Austrália um visto sponsored (patrocinado) funciona da mesma forma, no entanto você pode "comprar" seu visto de trabalho livre, ou seja, você pode pagar pelo processo do visto de trabalho sem ter uma empresa por trás. A vantagem é que você pode trabalhar onde quiser e se for demitido você pode permanecer no país e trabalhar em outra empresa até o vencimento do visto (novamente repito para verificar como está a legislação vigente).O problema de conseguir o visto americano (acho que é o H1-B: visto de trabalho) é que a empresa que vai te contratar tem que provar para o governo deles que você é melhor profissionalmente que um americano, pois na prática essa empresa estaria contribuindo para o desemprego de seu conterrâneo (essa ideia se estende a vários países).O grande X da questão é que, com as últimas worldwide crises, as "fronteiras" ficaram mais criteriosas para entrada de profissionais estrangeiros, pois o desemprego aumentou em muitos países (principalmente na América). Na Espanha onde o desemprego aumentou consideravelmente eles, praticamente, fecharam as fronteiras para contratação de mão-de-obra forense.Para os mais leigos no assunto... você NÃO pode trabalhar LEGALMENTE com visto de turista, estudante (com ressalvas), e alguns outros. Se alguma empresa estrangeira te contratar mesmo assim ela está sujeita a multas pesadas por fazer isso. E nesses países, ao contrário do nosso Brasilzão, tem leis e fiscalizações de verdade. Portanto não insista, caso contrário você estará queimando seu filme.Outra coisa... o brasileiro tem o filme queimado lá fora, pois acreditam que todos nós seguimos o exemplo dos nossos políticos e somos igualmente corruptíveis. Outra coisa é que eles sabem o que significam o "jeitinho brasileiro", portanto também acreditam que sempre tentaremos burlar as leis pra tirarmos vantagem da situação, e eles levam as leis a sério e não cumpri-las é considerada uma tremenda falta de educação e respeito.Este último parágrafo é polêmico, pois assim poderíamos também dizer que todo alemão é nazista, certo?! Mas enfim isso é realidade e você provavelmente verá/passará por alguma uma forma deste tipo de preconceito alguma vez.Tenham ciência de que não é fácil, não mesmo. Mas é possível... se você for perseverante e bom (você só será contratado se for um ninja, fluente em inglês e ainda receberá como Jr.) você conseguirá atingir seu objetivo. Tente ir como turista ou trabalho temporário de férias, daí vá visitar as empresas de TI com o CV ou Resume (currículo) debaixo do braço, já vi gente que conseguiu dessa forma (imagine você contratando alguém apenas via conversas por Skype... meio estranho não!?).Desculpem o post meio pessimista, mas espero ter ajudado e boa sorte a todos.Áh... esqueci de falar aqui. Tente participar ATIVAMENTE (respondendo/ajudando) de fóruns/grupos INTERNACIONAIS como o do Zend Framework, PHP, Doctrine (grupos do LinkedIn também são ótimos lugares para se promover). Crie seu blog e poste regularmente coisas interessantes, úteis, torne-se um autor do net.tutsplus.net, codecanyon, crie vídeo aulas em inglês no youtube/vimeo para demonstrar seus "communication skills" no idioma inglês, crie plugins jquery, extensões no Zend, resolva problemas difíceis, ... Essas dicas foram passadas pra mim por um programador brasileiro que trabalha no Facebook (mas não vou divulgar quem é a pedido dele).--
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "PHP MG" no grupos do Google.
Site oficial do grupo: http://www.phpmg.com
Para postar neste grupo, envie um e-mail para ph...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para phpmg-un...@googlegroups.com
Regras da lista: http://groups.google.com/group/phpmg/web/regras-da-lista
Para ver mais opções, acesse http://groups.google.com/group/phpmg
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "PHP MG" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para phpmg+un...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
Correspondendo ao questionamento do Jeferson... segue um link da BBC bastante interessante sobre quais países estão em alta para profissionais de TI.Selecione a profissão "Desenvolvedores e programadores de TI" e voilá! Clique nos nomes dos países para obter informações sobre visto e a média de salário nacional (só não sei se é salário médio de TI).Agora acabam se aqui minhas contribuições a este post... e se quiserem mais moleza que isso, sentem no pudim :PAbraços!
Por isso tanta empresa multinacional abrindo filial no Brasil, mal de obra barata e qualificada
Que bacana a contribuição da Gabriella. Curti demais...Com certeza a Holanda é um país que eu, certamente, não tinha cogitado antes, mas já tinha assistido um programa da Band falando da vida em Amsterdã e achei muito massa. Segue o link: www.youtube.com/watch?v=6qrCwlwc3AwEu tenho preferência por lugares com clima parecido com o nosso. Tenho problemas com frio... minha rinite não gosta muito he he he. Entretanto meu planejamento de migração está voltado para a cidade de Hillsboro no estado do Oregon nos Estados Unidos... lá faz frio no inverno viu negão... e neva!Bom galera... se conhecerem mais alguém para poder contribuir seria legal. Escreva um e-mail e faça o convite passando o link do post.Abraços e valeu aí Gabi!
--
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "PHP MG" no grupos do Google.
Site oficial do grupo: http://www.phpmg.com
Para postar neste grupo, envie um e-mail para ph...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para phpmg-un...@googlegroups.com
Regras da lista: http://groups.google.com/group/phpmg/web/regras-da-lista
Para ver mais opções, acesse http://groups.google.com/group/phpmg
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "PHP MG" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para phpmg+un...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.