IDE Php

Rui Figueiredo

to ph...@googlegroups.com
Boas,

Qual � o editor que utilizam para desenvolver os vossos projectos em PHP?

Eu utilizo o Netbeans por causa do debug .. apesar de ser um editor que
se torna em algumas situa��es um pouco pesado.

Julgo que este pequeno constrangimento tem origem no tratamento do
garbage collection que est� implementado no ide para os projectos java.

A ultima vers�o j� tem mais funcionalidades relacionadas com os
reposit�rios nomeadamente o GIT.

Em certas situa��es "operacionais" utilizo o "vi" para corrigir
pormenores no c�digo.

Abra�os,
Rui Figueiredo

Daniel Gomes

to Rui Figueiredo, ph...@googlegroups.com
Olá Rui,

Para mim o melhor IDE para PHP e web development é sem dúvida o PHPStorm, e acaba de ser lançado hoje um novo EAP em que importa automaticamente as classes de PHP quando fazes o autocomplete entre outras coisas.

Para debug é muito bom, ele faz-te o debug dentro do IDE com o XDEBUG, recomendo vivamente.

Abraço,

Daniel Gomes

p: 00351 938185709

No dia 20 de Novembro de 2012 14:44, Rui Figueiredo <rui.fig...@gmail.com> escreveu:
Boas,

Qual é o editor que utilizam para desenvolver os vossos projectos em PHP?

Eu utilizo o Netbeans por causa do debug .. apesar de ser um editor que se torna em algumas situações um pouco pesado.

Julgo que este pequeno constrangimento tem origem no tratamento do garbage collection que está implementado no ide para os projectos java.

A ultima versão já tem mais funcionalidades relacionadas com os repositórios nomeadamente  o GIT.

Em certas situações "operacionais" utilizo o "vi" para corrigir pormenores no código.

Abraços,
Rui Figueiredo

Francisco Almeida

to ph...@googlegroups.com, Rui Figueiredo
Olá Rui,

Têm ambos as suas vantagens, as mais interessantes já expostas aqui (no caso do netbeans, a ligação com GIT dá muito jeito, no caso do PHPStorm ouvi falar bem do debug, embora nunca tenha usado). O Eclipse acaba por ser também uma boa opção, semelhante em parte ao Netbeans mas um pouco mais leve, na minha opinião (e/ou Zend Studio) - o Netbeans é muuuuuuuuuuuuito pesado.

Pessoalmente uso o Sublime Text 2, desde que experimentei não quero outra coisa. Tem algumas lacunas, como a falta de um autocomplete decente por exemplo, mas a meu ver é o melhor (e mais simples). Podem usar de borla, portanto experimentem e vejam se gostam :) é multi-plataforma, claro.

Mais algum IDE muito usado que me tenha esquecido?

Abraço,

Francisco Almeida

2012/11/20 Daniel Gomes <danielce...@gmail.com>

Marco Monteiro

to Francisco Almeida, ph...@googlegroups.com, Rui Figueiredo
Eu pessoalmente não gosto de IDE's. São por norma muito lentos e cheios de features que acabo por não usar.

Por norma uso Sublime Text 2.

2012/11/20 Francisco Almeida <fapma...@gmail.com>

Rui Figueiredo

to ph...@googlegroups.com
Olá,

só vi o sublime text 2 por alto e gostei mto só é pena é não ser free.

Abraço,
rui figueiredo

Francisco Almeida

to Rui Figueiredo, ph...@googlegroups.com
Ele é free, não tem limitações. Apenas um dialog de X em X saves, para te lembrar que podes apoiar o developer :)

2012/11/20 Rui Figueiredo <rui.fig...@gmail.com>

Rui Figueiredo

to Francisco Almeida, ph...@googlegroups.com
Não sabia :(

Muito obrigado,

Daniel Gomes

to Rui Figueiredo, phplx
A grande vantagem do Sublime Text 2 no meu ponto de vista é ser bastante rápido, derivado a não ter features praticamente nenhumas. Somos nós próprio que vamos adicionando plugins e customizá-lo à nossa medida.

Mas à coisas que não dispenso num IDE, como poder fazer debug no IDE, ter autocomplete de anotações e classes entre muitas outras coisas que o PHPStorm me oferece ;) além do brutalissimo Live Edit!

Francisco Almeida: O Sublime Text 2 é pago podes fazer download para o experimentares mas depois deves de o adquirir.
(Sublime Text 2 may be downloaded and evaluated for free, however a license must bepurchased for continued use.)

Marco Monteiro

to Daniel Gomes, Rui Figueiredo, phplx
Para fazer debug no Sublime penso que existe um plugin para o xdebug.

Eu pessoalmente nunca gostei muito de IDE's e afins também porque me fazem usar o rato frequentemente. Daí antes de usar o Sublime usava o Vim. Porém o sublime consegue ter um meio termo muito bom. Em que raramente usas o rato.

Quanto ao não ter features quase nenhumas, depende do que consideras features. Não features de IDE's mas quando comparado com outros editores de texto tem muito muito mais. Multi select, goto anywhere, preview de ficheiros sem os abrir, search através de regex etc etc.

Para quem estiver interessado em como usar o sublime fiz dois tutoriais à algum tempo.

@Daniel

O que queres dizer com Live Edit? Editar directo no servidor?

2012/11/20 Daniel Gomes <danielce...@gmail.com>

Francisco Almeida

to Daniel Gomes, Rui Figueiredo, phplx
Sim, e aconselho a comprarem claro... Eu já tentei convencer o meu patrão, mas sem sucesso... Enquanto o dinheiro não esticar tá complicado comprar uma licensa pessoal :)

2012/11/20 Daniel Gomes <danielce...@gmail.com>

Marco Monteiro

to Francisco Almeida, Daniel Gomes, Rui Figueiredo, phplx
O meu patrão também não quis comprar. Eu então comprei e uso tanto em casa como no trabalho.

Agora está um pouco mais cara, lembro-me que na altura comprei por 45$.

2012/11/20 Francisco Almeida <fapma...@gmail.com>

Daniel Gomes

to Marco Monteiro, Rui Figueiredo, phplx
@Marco refiro-me a editares qualquer ficheiro PHP, Smarty, Twig, HTML, CSS, Javacript e vires no browser automaticamente essa mudança: http://blog.jetbrains.com/webide/2012/08/liveedit-plugin-features-in-detail/

Em relação a licenças, eu comprei a minha do PHPStorm, no entanto quem não tem essa possibilidade a JetBrains tem quase sempre ativo programas EAP (Early access program). Claro que poderá conter bugs mas pelo menos não estão a usar software "ilegal".

Best Regards / Cumprimentos,

Marco Monteiro

to Daniel Gomes, Rui Figueiredo, phplx
Bem nesse caso tens o live-reload (plugin tanto para FF como chrome) que depois interage com praticamente todos os editores de texto / IDE's por aí :P

Daniel Gomes

to Marco Monteiro, Rui Figueiredo, phplx
A meu ver, acho que seria interessante haver algumas talks sobre os IDE's no mercado! Just saying :)

Rui Figueiredo

to Daniel Gomes, Marco Monteiro, phplx
Boas,

Muito boa ideia.

:)

abraço,
rui figueiredo

Samuel Gordalina

to Rui Figueiredo, Daniel Gomes, Marco Monteiro, phplx
Caros,

Actualmente uso o Sublime Text 2 devido á sua rapidez, às funcionalidades que o Marco descreveu, e ao seu sistema de plugins - que sem ele o ST2 não seria o mesmo. O Stuart Hebert tem uma colecção interessante de tutoriais de ST2 para desenvolvimento PHP (embora eu não concorde com tudo).

Para full-fledged-feature-rich-super-slow-IDEs acho que o PHPStorm está a ganhar terreno à concorrência.

Cumprimentos,
Samuel Gordalina

Luis Santos

to ph...@googlegroups.com
 - Netbeans.
 É Prático e não acho que seja pesado. Começa a ter suporte para annotations e outras coisas que a comunidade vai pedindo.
Para mim o  sublime é o novo Vi. Todos querem usar e poucos sabem porquê. Deve ser cool ter de esperar pelo suporte para coisas que todos os IDEs fazem há anos.

On Tuesday, November 20, 2012 2:44:17 PM UTC, rui.figueiredo wrote:
[...]

Lopo Lencastre de Almeida - iPublicis

to Luis Santos, ph...@googlegroups.com
Comecei a testar o phpStorm.

  iPublicis!COM
  Rua Carlos Seixas, 12
  Bloco 3, Edifício 2, 3D
  Urb. Qta. Fte da Prata (Norte)
  2860-128 ALHOS VEDROS
  Portugal
  mobile: +351 933-177-386

Daniel Gomes

to Lopo Lencastre de Almeida - iPublicis, Luis Santos, phplx
Informo que conseguimos patrocínio da JetBrains empresa que desenvolve o PhpStorm e que iremos ter uma licença do PhpStorm para sortear no final do evento :)

Abraço,
Daniel Gomes

Best Regards / Cumprimentos,

Daniel Gomes

p: 00351 938185709

Daniel Gomes

to Lopo Lencastre de Almeida - iPublicis, Luis Santos, phplx
Para quem estiver interessado a JetBrains (PhpStorm) está hoje com 75% de desconto em todos os produtos.

Abraço,