Gerar etiquetas em PHP para impressora zebra de etiquetas

Bruno M.

to PHP Avançado
pessoal boa tarde.
me surgiu uma necessidade de criar para um cliente e talvez alguém já passou por isso.

preciso que meu sistema gere a etiqueta e imprima em uma impressora zebra zt230.

alguém já fez isso, a parte de trazer informações do banco de dados esta ok já, o problema e como montar para ficar no layout da etiqueta e também quando eu precisar imprimir 20 da mesma etiqueta ele já da o espaçamento de uma etiqueta para outra.

Roberto Machado

to phpav...@googlegroups.com
Bruno;

Já fiz isso muitas e muitas vezes.

O melhor jeito é criar um template usando uma IDE para isso
por exemplo o BARTENDER da Seagull,
ou o ZebraDesigner
com ele você desenha a etiqueta e pode imprimir para um arquivo o resultado é algo como isso :

^XA
^SZ2^JMA
^MCY^PMN
^PW831
~JSN
^MD9
^JZY
^LH0,0^LRN
^XZ
^XA
^FO596,23
^BY5^BXN,5,200,36,36,5,_^FH\^FD{bar2d}^FS
^FT20,38
^CI0
^A0N,17,23^FDFROM:^FS
^FT94,42
^FT20,59
^FT20,81
^FT20,130
^A0N,25,34^FDMADE IN BRAZIL^FS
^FT346,38
^A0N,17,23^FDTO:^FS
^FT382,38
^FT346,59
^FT346,104
^FT346,123
^A0N,17,23^FDPLANT:^FS
^FT474,167
^A0N,45,61^FD{dock}^FS
^FO333,14
^GB0,149,2^FS
^FT20,235
^A0N,45,61^FD{part}^FS
^FT20,102
^FT346,229
^A0N,17,26^FDPART DESC.:^FS
^FT346,258
^A0N,23,31^FD{desc}^FS
^FT346,81
^FT20,259
^A0N,17,23^FDPART (P):^FS
^FO0,269
^GB825,0,3^FS
^FO20,374
^BY3^BCN,61,N,N^FD>:1J>5{bar1d}^FS
^FO0,358
^GB825,0,3^FS
^FT20,485
^A0N,17,23^FDLICENSE PLATE (1J)R^FS
^FT596,389
^A0N,17,23^FDQUANTITY (Q):^FS
^FT20,347
^A0N,17,23^FDLOT#(1T):^FS
^FT598,334
^A0N,17,23^FDPO#(K):^FS
^FT596,354
^A0N,23,36^FD{ped}^FS
^FT598,312
^A0N,23,31^FD{data}^FS
^FT596,443
^A0N,45,61^FD{qtd}^FS
^FT20,313
^A0N,25,34^FD{lot}^FS
^FT604,290
^A0N,17,23^FDENG. DATE :^FS
^FT20,459
^A0N,28,38^FD{licplate}^FS
^FO0,493
^GB825,0,3^FS
^FT20,511
^A0N,17,23^FDSUPPLIER AREA^FS
^FT20,594
^A0N,17,23^FDVER(Z): {version}^FS
^PQ{copias},0,1,Y
^XZ

Veja que essa etiqueta está na linguagem da Zebra ZPL2 e eu coloquei as variáveis dentro de { variavel }
então quando quero imprimir o PHP lê esse template, substitui as variáveis e manda imprimir (normalmente usando o LPR)
É simples assim, em usa rede local.

Agora se você está em uma rede remota acessando pela WEB o jeito é usar o QZ

Roberto

Hederson Boechat Rocha

to phpav...@googlegroups.com
Tem também o nicelabel, ele é uma especie de servidor de impressão, vem um software para criação do layout e etc.
Acredito que você queira uma solução puramente em PHP, porem as vezes pode ser útil minha sugestão.

Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Google Groups "PHP Avançado".
Para postar nesse grupo, envie e-mail phpav...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para phpavancado...@googlegroups.com
Para mais opções, visitem este grupo em http://groups.google.com.br/group/phpavancado
Tudo sobre php: http://www.phpavancado.net/
Documentação PHP: www.php.net

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PHP Avançado" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para phpavancado...@googlegroups.com.

Hederson Boechat
(11)99502-2173
Skype: hedersonboechat

Roberto Machado

to phpav...@googlegroups.com
Não existe só Bartender, ZebraNet, NiceLabel .... e por ai vai, uns mais conhecidos que outros.

Essas soluções usando servidores de impressão de etiquetas tem um grave defeito SÓ rodam em RUINDOWS e nossos servidores estão sempre evoluindo para uma coisa MUITO melhor, o LINUX. Então chega uma hora que não dá para usar, ou vai custar muito mais caro seja em processamento, seja em estabilidade ou seja em $$$.

Roberto

Bruno M.

to PHP Avançado
existe algum gratuito que consigo efetuar testes ou algo do tipo

Roberto Machado

to phpav...@googlegroups.com
Sim tanto o Bartender como ZebraDesign, mas são apenas  trial, o Bartender não para de funcionar apenas altera "LETRAS" na hora de gerar a etiqueta como se tivesse dislexia.

Talou !

Mas dá para usar mesmo após o limite de tempo do trial, mas tem que corrigir as letras depois de pegar o template, ou compre o preço é razoável e o software é muito bom, vale o que custa.

O outro, o ZebraDesigner, existe em várias versões uma delas FREE é distribuída juntamente com a impressora é bem simples mas funciona.

O Bartender tem uma grande vantagem, ele pode gerar etiquetas para praticamente qualquer modelo e fabricante que existe, já o ZebraDesigner só serve para Zebra.

Roberto

Roberto Machado

to phpav...@googlegroups.com
Outra coisa relevante.

Se você usar apenas o PHP (e eventualmente o QZ.io) não é necessário instalar NENHUM DRIVER especifico para impressora. É só instalar um driver RAW (o recomendado) pois você estará passando os comando na linguagem própria da impressora (ELP2 ou ZPL2 dependendo do modelo da mesma).

Isso torna o sistema mais versátil e flexível uma vez que pode ser instalado em qualquer sistema operacional, e com qualquer versão (mesmo as mais antigas ou as mais modernas)

Roberto