[OFF-TOPIC] Integração bancária, como fazer?

Diogo Rafael Jacobs

to PHP Avançado
Bom dia a todos. Estou com uma dúvida conceitual e gostaria de saber como a comunidade vem tratando esse "problema". Pretendo disponibilizar a geração de boleto online no meu sistema, porém como lidar com a questão do processamento do arquivo de remessa para o banco?

Normalmente os arquivos de retorno bancário são disponibilizados na madrugada do dia seguinte ao envio do arquivo de remessa (d+1), sendo assim, como tratar casos em que alguém já tenha um boleto impresso e por algum motivo qualquer o banco recusou a remessa? O usuário vai tentar pagar o boleto e o mesmo não estará registrado no banco.

Não há duvidas quanto a geração e envio de remessa, nem com o processamento do arquivo de retorno, a dúvida é conceitual, o que fazer com boletos impressos que por ventura tenham sido recusados pelo banco via arquivo de remessa?

Obrigado!