O problema não é o PHP, é 80%(isso é um chute), da comunidade, que não sabe nem o é Orientação a Objetos, ou que acha que é só usar um "código orientado a classes". Ou 90% da comunidade que não sabe o que é um ORM, ou que nunca ouviu falar de SOLID, ou 95% que nunca usaria TDD, BDD, etc... tem gente que não sabe usar funções!
Poxa, maioria nem sabe o que é MVC(e isso não tem nada a ver com OO, ou qualquer outro paradigma, isso é arquitetura de aplicação) e não tem interesse em aprender sobre, e eu aqui querendo falar sobre OO, SOLID, ou ainda sobre padrões de projeto e coisas como DDD ou Event Driven. É, eu acho triste, às vezes.
E não é apenas a comunidade, a maioria das empresas web foram fundadas por pessoas que se enquadram no cenário que descrevi acima.
A solução: é que quem não teve preguiça e adquiriu o conhecimento divulgue a informação e quem não tem conhecimento deixe de ser preguiçoso e deixe de usar tutoriais bizarros da década passada para fazer conexão com o banco de dados. E olha que ainda na década passada o PHP já tinha ótimas soluções que são encontradas linguagens mais maduras e são utilizadas por grandes corporações.
Prevejo muita discussão.