O que é Big Data? Conceitos e aplicações práticas.

Caio Moreno de Souza

to pentaho...@googlegroups.com
Amigos da Comunidade Pentaho Big Data,

Obrigado pela participação de cada um de vocês nesta comunidade, ela não é um fork da Comunidade Pentaho, a idéia é apenas separar os interessados em uma comunidade menor e focada.

Com certeza a participação de cada um vai ajudar muito.

O assunto Big Data com Pentaho é ainda uma criança no Brasil, isso significa que temos muito espaço para este tema.

Acho que deveríamos juntos fazermos algumas definições como:

1) O que é Big Data?

2) Onde podemos usar?

3) Por que devemos utilizar?

4) Como devemos usar?

5) Quais as tecnologias disponíveis atualmente no Brasil que podem ser integradas com a Suite Pentaho?

6) Existe algum caso de sucesso no Brasil ou no Mundo que alguém conheça a fundo?

Feito isso, os próximos passos seriam:

- Montar tutoriais de instalação das ferramentas necessárias
- Realizar laboratório de testes, etc.
- Aplicar em empresas reais e avaliar o ROI do projeto.

Eu já fiz esse caminho alguns anos atrás com o Pentaho e gostaria de ajudar a fazer isso com o assunto Big Data, com certeza não vai faltar empresas disponíveis a utilizar Big Data se conseguirmos entender e provar que eles terão vantagens por utilizar.

Segue um link interessante sobre o assunto:

Abraços,

Caio Moreno de Souza
Celular: 11 7321-4010
skype: caiomsouza