Curso: "Ressonância Magnética Nuclear na Caracterização Hídrica – Medida de Permo-Porosidade de Solos e Rochas"
A Universidade Grenoble Alpes (UGA) e o Centro de Geociências Aplicadas do Serviço Geológico do Brasil promovem o curso "Ressonância Magnética Nuclear na Caracterização Hídrica: Medida de Permo-Porosidade de Solos e Rochas", que será realizado nos dias 21, 22 e de 25 a 29 de agosto de 2025, no auditório do Orquidário, localizado no CENPES – Ilha do Fundão/RJ. A carga horária será de 49 horas-aula, em formato presencial. O curso será em inglês sem tradução, com atividades das 9h às 16h (ementa preliminar anexa). Uma réplica desse curso será realizada na Universidade de Brasília entre 1 e 9 de setembro.
O evento recebe apoio do CENPES/PDIEP/GEO/GEOQ - Gerência de Geoquímica.
O curso será dividido em dois dias teóricos e cinco dias práticos, abordando a aplicabilidade da ressonância magnética nuclear na análise de testemunhos de sondagens de rochas e solos e levantamento de dados de campo.
O palestrante será o pesquisador Anatoly Legtchenko, da Universidade Grenoble Alpes (UGA), França. Legtchenko é um dos idealizadores do uso da ressonância magnética nuclear para estudos hídricos criando equipamentos para levantamentos de campo e estudos em laboratório. Desenvolveu o equipamento portátil Proton Lab, que permite medições de testemunhos de rocha e solo e o NUMIS (IRIS Instruments®) para aquisições terrestres(ver imagem abaixo).
Entre 2022 e 2023, o Serviço Geológico do Brasil realizou aquisições terrestres pioneiras com o equipamento NUMIS no país, avaliando seu desempenho na definição de horizontes aquíferos em ambientes sedimentares, cársticos e cristalinos. Esse ano trazemos o Proton Lab teste de sua eficiência.
O curso é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais das áreas de hidrologia, geofísica e ciência do solo. As vagas são limitadas. Garanta sua participação realizando a inscrição por meio do link abaixo:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/10XFEZYA7a23N2aI9sO5uyQDe8jwnpf_jqJ9SnroZ3wo/edit?usp=sharing
a)

b)

a) Próton Lab – modelo portátil para medição testemunhos de rocha e solo
b) NUMIS – modelo estudos de aquíferos in locu (https://www.iris-instruments.com/numis-poly.html)
Referência: https://www.researchgate.net/profile/Anatoly-Legchenko
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781118649459
Att.
Marta Vasconcelos Ottoni
Oderson Antônio De Souza Filho
Serviço Geológico do Brasil
