
A Coordenadoria de Artes e Cultura, abrirá nesta quarta-feira, 16 de maio a partir das 18h no saguão do Teatro Municipal “Alderico Vieira Perdigão” o primeiro projeto de curadoria selecionado pelo 8º Chamamento Público para Projetos Expositivos de Artes Visuais, denominado "Pictoperformance: narrativas pictóricas poéticas" com obras do artista Sechi e curadoria de Renê Mainardi, os dois da cidade de Rio Claro (SP), na programação teremos a abertura oficial seguida de bate papo com o artista e curador denominado “Pictoperformance: Auto-retrato do Eu”.
A exposição PICTOPERFORMANCE aborda em sua essência o processo de criação do artista a partir de suas próprias vivências de apresentações de performance enquanto elemento estético. Partindo disso, o artista utiliza-se dos registros fotográficos para a produção de estêncil de suas ações e resignifica-os para o suporte da tinta sobre tela. O conjunto de telas apresentados é resultado de diversas apresentações performáticas feitas durante toda a trajetória artística do performer dentro da linguagem de auto-retrato e cartografia corporal.
A proposta da exposição é agregar valores estéticos e apresentar ao público novas possibilidades técnicas e estéticas da narrativa visual. Permitir a aproximação com a arte contemporânea dentro do conceito da subjetividade no processo criativo do artista, aproximando-o do público através das intervenções estéticas do suporte plástico/visual numa tentativa de identificação do espectador com a trajetória performática e a ação estética do artista em seu auto-retrato.
A
pictoperformance é uma proposta de ação performática criada para o suporte
pintura, segundo os mesmos princípios da foto ou vídeoperformance. São
documentos fotográficos de performances
manipulados digitalmente, recombinados, resignificados e transformados em
estêncil para uso sobre telas e painéis.
Dentro da proposta da exposição haverá ações diretas e de aproximação do processo criativo do artista junto ao público em atividades e oficinas descritas abaixo:
Bate Papo com o Artista e
Curador: Pictoperformance: Auto-retrato do Eu: Discussão
e reflexão sobre o processo de criação do artista dentro da proposta de narrar
a experiência da performance através do suporte plástico/visual.
16 de maio (quarta-feira) das 18h às 20h
Entrada gratuita
Visitas Monitoradas: Visitas agendadas com escolas objetivando a aproximação do artista com o público visitante permitindo a reflexão e o debate sobre o trabalho exposto
06 de julho (sexta-feira) – 10h / 11h / 14h / 16h
Visita guiada pelo artista com 1h de duração
Inscrições pelo email: programaeduca...@gmail.com ou pelo telefone 3373-2708
Oficina de Estêncil com Sechi: Oficina prática de utilização do estêncil enquanto suporte para a pintura em tela.
Proporcionar aos participantes a produção desde a concepção, a construção e execução do estêncil como ferramenta de produção plástica. Propor a reflexão do auto-retrato para a construção de um painel coletivo.
08 de julho (domingo) das 10h às 19h
Inscrições pelo email: programaeduca...@gmail.com ou pelo telefone 3373-2708
Renê Mainardi – Curador
Artista Multimídia com pesquisa em Artes Plásticas, Música, Cinema e Fotografia, graduado em Artes Plásticas e em Radio e TV especialista em Cinema Documentário pela Escola Internacional de Cine y TV em Cuba e pós-graduado em Arte e Educação. Atua em diversos projetos de Curadoria e Produção Cultural para organizações como SESC, SESI e Prefeituras.
Apresentou seus trabalhos em Exposições Individuais de artes plásticas, cinema e fotografia na Pinacoteca Municipal de Piracicaba, Casarão de Cultura de Rio Claro, Universidade Experimental de Arte de Caracas, Venezuela 2011, Comitê Interamericano dos Direitos Humanos. Washington – EUA, 2009 entre outros espaços e instituições de arte. Teve diversos trabalhos premiados em fotografia, cinema e artes plásticas participando de mostras e salões no Brasil e Exterior.
José Roberto Sechi – Expositor
Artista visual, poeta, mail-artista, e performer. Edita a revista de arte postal “Pense Aqui” e dirige o espaço alternativo Sechiisland, com uma micro galeria para exposições de arte contemporânea, uma biblioteca especializada em arte e publicações experimentais e a editora samizdat “Edições 100”.
Como artista visual e poeta, além de ter participado de exposições individuais e coletivas, foi selecionado em numerosos salões de arte, concursos de poesia e antologias literárias, recebendo 55 prêmios. É também autor de 14 livros de poesia e poesia visual publicados pela editora alternativa “Edições 100”. Como mail-artista organizou vários projetos internacionais de arte postal e participa intensamente do Networking por todo o planeta.
Como artista performático apresentou numerosas ações no Brasil, além de ter participado do Festival Internacional de Videoarte Play III, na Argentina; do Festival Magic Minden, na Alemanha e, pessoalmente, do Interferencias – Encuentro Internacional de Arte de Acción, Junín, Argentina, 2005; do Deformes – I Bienal Internacional de Performance, Santiago, Chile, 2006; do Concentrado Accion, Montevideo, Uruguai, 2007; do Arte Acción y Palabra, Santiago, Chile, 2008; do Zonadeartenacción 4, Quilmes, Argentina, 2008; do Play V, Junín, Argentina, 2008; do Confluencias, Buenos Aires, Argentina, 2008; do Microfestival de Poesía Tridimensional, Lima, Peru, 2010; do Deformes – III Bienal Internacional de Performance, Valparaiso, Chile, 2010, do 5ª Internacional en Tributo a los Artistas Muertos, Santiago, Chile, 2010 e do Zonadeartenacción 6, Buenos Aires / Quilmes, Argentina, 2010.