RESOLUÇÕES QUE TODO CRENTE DEVERIA TOMAR

32 views
Skip to first unread message

Mauro Estival

unread,
May 2, 2017, 11:35:47 AM5/2/17
to Pastores da Vinha Tocantins

Resoluções que topo crente deveria tomar


Resolvendo nunca estar longe de Deus

 

Então, caindo em si, disse... (Lucas 15.17)

E, levantando-se, foi para seu pai... (Lucas 17.20)

 

         A primeira resolução que todo cristão deve tomar está nesse texto, na parábola do Filho Pródigo. Se você não está familiarizado com essa parábola, vou resumi-la. Esta é a história de um pai que tinha dois filhos, certo dia o mais moço pede sua parte na herança e sai da casa do pai, viajando para bem longe. Ao viver extravagantemente, com bebidas, prostituições e por aí vai, seu dinheiro acaba e ele precisa então trabalhar para comer. Mas, como o tempo é de crise, o único trabalho que ele consegue é cuidar de porcos, e a fome era tanta que ele tem vontade de comer até mesmo a comida dos porcos. Nesse momento é que ele cai em si e toma a resolução de voltar para perto de seu pai, onde teria pelo menos pão para comer, que era a comida dada aos seus empregados.

         Veja, essa parábola representa nossa história de vida, pois, assim como o filho pródigo, nós nos afastamos do Pai. Por meio de Adão, colhemos as consequências do pecado, mas, por meio de Cristo, retornamos ao Pai.

         Sendo assim, se essa é a história da salvação da humanidade, qual é a resolução que eu preciso tomar? Veja, o filho pródigo caiu em si, percebeu que não deveria estar longe do seu pai. Quando teve essa consciência, ele toma uma resolução: “Levantar-me-ei e irei ter com o meu pai”. A primeira resolução que todo cristão deve tomar é nunca estar longe de Deus.

         No entanto, ao falar dessa resolução, posso dar um nó na cabeça de todos aqueles que conhecem a Palavra, porque uma das coisas que sempre ensinei foi: “Você nunca pode estar mais perto de Deus do que já está hoje”. Essa é uma verdade absoluta, pois - mesmo no céu - você não estará mais perto de Deus do que está hoje, já que Ele mora dentro de você. Todos aqueles que nasceram de novo têm a divindade morando dentro de si.

         Mas então como é possível alguém se distanciar de Deus, tendo-o dentro de si?  Bom, eu não sei tudo, mas podemos compreender isso em parte, analisando a carta à igreja de Laodiceia.

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. (Apocalipse 3.20)

         Sei que muitos pregadores usam esse texto para evangelismo, a fim de que as pessoas abram o coração e recebam Jesus. Mas essa carta não foi escrita para pessoas que não tinham Jesus em seu coração, ela foi escrita para uma igreja, para pessoas nascidas de novo.

         Então é possível que pessoas nascidas de novo se distanciem de Deus, pois essa igreja colocou Jesus do lado de fora. É possível termos irmãos dentro da igreja totalmente longe do Senhor. A resolução que todo filho de Deus deve tomar é nunca se afastar de Deus. Resolva agora, como o filho pródigo, voltar para a casa do pai. Casa fala de intimidade, suprimento e alegria.

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. (Jeremias 29.13)

         Deus quer ser achado, mas para isso é preciso haver quem o busque, volte para a sua casa, para a comunhão. Quero lhe dar algumas atitudes de como estar próximo de Deus.

 

a)   Estamos próximos de Deus quando estamos próximos da sua Palavra

     Estamos próximos de Deus quando estamos próximos da sua Palavra. Você vai concordar comigo que - quando lemos a Palavra e o fazemos com sinceridade, com um coração desejoso em buscar a Deus - nosso coração se aquece, se enche de fé. Através da Palavra, Deus fala, o nosso coração arde, nos tornamos mais fortes, ou seja, é impossível alguém aproximar-se da Palavra e não sentir o fogo de Deus em seu coração.

     A Bíblia é um livro vivo, ela não é apenas um livro de letras pretas no papel branco, não é um livro de história, ela é o Verbo de Deus, o próprio Cristo.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1.1)

Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. (João 6.57)

     A Palavra de Deus é o Verbo de Deus, e quem se alimenta dessa palavra está se alimentando do próprio Cristo vivo. Gosto muito do texto que Pedro escreveu em sua segunda carta.

Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração[...] (2 Pedro 1.19)

     Creio que precisamos da Palavra viva para que o fogo acenda em nosso coração. Creio que todos nós, como filhos, precisemos estar próximos de Deus, estando próximos da sua Palavra.

 

b)   Estamos próximos de Deus quando oramos

     Outra forma prática de estar próximo de Deus é orando. Você deve testificar do que estou falando. Quando começamos a orar, e volto a dizer, fazendo-o com sinceridade de coração, sentimos a forte presença de Deus dentro de nós. Sempre que vou orar, eu sinto a presença de Deus no meu interior, e isso é uma confirmação de que também estou próximo dele.

     Não existe oração certa ou errada, não existe oração bonita ou feia, muito menos melhor ou pior, todas as vezes que você vai a Deus em oração, Ele se manifesta a você, e a presença dele é sentida no seu interior.

     Quando digo qualquer oração, digo qualquer oração que você faça com o coração aberto a encontrá-lo, pois todos que o buscam serão achados por Ele.

 

c)    Estamos próximos de Deus quando estamos debaixo do seu propósito

     Outra forma ainda de estarmos próximos do Senhor é quando andamos em seu propósito. Vou falar para você como acontece comigo, e talvez você testifique que isso acontece com você também. Sempre que faço algo na obra de Deus, na igreja, no momento em que o estou fazendo, sinto algo muito forte no meu interior, uma convicção de que o que estou fazendo está em acordo com o propósito de Deus, em linha com sua vontade. É como se Deus estivesse falando comigo, “Você está no caminho certo, continue firme, é essa a minha vontade, é isso o que eu quero”.

 

     Várias vezes quando nos reunimos com a equipe de pastores a fim de definir uma estratégia para o ano, ou mesmo para as células, os próprios pastores testemunham que o que estou sentindo procede, que aquele é o caminho.

     Quando estamos alinhados com o propósito de Deus, sentimos que Deus está do nosso lado. Você já sentiu isso? Quando decidimos tomar uma decisão, ainda que ruim no aspecto de que vai fazê-lo perder algo, ou mesmo alguém, embora perdendo, sentimos a paz de Deus confirmando que estamos no propósito correto. Parece que Ele está ali, do nosso lado, gerando em nós a paz que não pode ser entendida pela inteligência humana, mas que sentimos bem perto por estarmos no caminho certo.

 

d)   Estamos próximos de Deus quando estamos próximos dos irmãos

     Por último, estamos próximos de Deus quando estamos próximos dos irmãos. Quando mais isolado dos irmãos você estiver, mais longe de Deus você estará. Sei que na cabeça de muitos é preciso se isolar para estar com o Senhor, mas não creio nisso, creio que a vida de Deus corra entre os membros do Corpo.

     Não acredito nesses servos de Deus que mais parecem o Zorro, o Cavaleiro Solitário. Andam sozinhos, sem ninguém, e parecem super-homens e mulheres-maravilha, pessoas poderosas mas afastadas de todos, ninguém pode conhecer sua vida na intimidade. Também não acredito nestes servos de Deus que ficam em casa com as portas fechadas, trancados dentro de um quarto, não acredito que alguém sirva a Deus sozinho, desvinculado dos irmãos e da igreja.

Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. (1 João 4.20)

     Gosto da afirmação de João, “Se você não ama o irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê”. Se você não se aproxima do irmão, que é a imagem e semelhança de Deus, como se aproximará de Deus, que você não vê?

     Certa vez Jesus foi indagado por Filipe, que lhe pediu que mostrasse o Pai, como uma confirmação final de que Jesus era realmente o Filho de Deus.

Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (João 14.8,9)

     A resposta de Jesus coroa o que estamos falando. “Quem me vê a mim vê o Pai”. Quer ver a Deus? Quer ir a Deus? Vá aos irmãos. Jesus estava dizendo: “Se vocês estiverem comigo, estarão com o Pai; andem comigo e estarão andando com o Pai”.

     Todas as vezes que você andar com os irmãos, estiver em unidade com os irmãos, em comunhão com os irmãos, estará mais próximo de Deus.

     Decida, a partir de agora, ser mais próximo de Deus: na oração, na Palavra, no propósito e na comunhão com os irmãos.

 

 

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages