Desenvolver um sistema único de inclusão e assistência social para o
Estado foi a finalidade da reunião com os secretários municipais e
assistentes sociais na Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e
Desenvolvimento Social, na manhã desta terça-feira, 27. Os assuntos
debatidos auxiliarão no planejamento estratégico do Governo do Estado
para a área social.
Fizeram parte do encontro 46 representantes de municípios, que
apresentaram propostas de trabalho, além de conhecerem a estrutura e a
distribuição das diretorias da Secretaria. Participaram da reunião a
secretária de Inclusão Social, Ana Lúcia Menezes, e a primeira dama do
Estado, Eliane Aquino.
"Fui empossada na última sexta e solicitei, como primeira ação, um
encontro com os municípios para a construção de um trabalho
democrático. O projeto dessa Secretaria será articulado com os de
outros órgãos que implantam e desenvolvem as políticas públicas, para
um trabalho coletivo em busca da identidade e da concepção", afirmou
Ana Lúcia.
De acordo com a secretária de Inclusão Social, o projeto cria uma
política que gera autonomia em virtude do desenvolvimento político-
pedagógico e à mudança no compromisso de classe. Segundo ela, o
compromisso da equipe é para uma mudança social.
Desenvolvimento
A primeira dama do Estado, Eliane Aquino, disse que o projeto é
voltado para o desenvolvimento social. "Estamos entrando em uma nova
era. Nosso projeto é com a pessoa que está na base. Nossos projetos
são para o agora, para se antepor às situações. Vamos fazer uma
construção coletiva com foco no desenvolvimento humano, porque o
desenvolvimento social resulta no desenvolvimento econômico", disse a
primeira dama. "Queremos que as pessoas tenham esperança que o
desenvolvimento é possível", afirmou Eliane Aquino.
A secretária adjunta de Inclusão Social, Sonia Meire, observou que as
ações da Secretaria serão descentralizadas. "Temos o dever de
trabalhar articulados com municípios, órgãos e sociedade. Teremos um
setor de acompanhamento das nossas ações, com um sistema de avaliação
constante das nossas atuações".
Municípios
Dentro do projeto da Secretaria de Inclusão, Assistência e
Desenvolvimento Social estão definidos o assessoramento e implantação
dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) nos municípios,
o fomento para a criação de Centros de Referência Especializada de
Assistência Social (CREAS) e acompanhamento, monitoramento e avaliação
do impacto das políticas de assistência social. Também faz parte do
projeto desenvolver um programa de capacitação contínua dos gestores
municipais e articular os municípios na gestão do Sistema Único de
Assistência Social (SUAS).
"Esse é um momento ímpar, pela abertura de diálogo para discutir
políticas públicas com os municípios para quem realmente precisa. Essa
é a primeira vez que o Estado apresenta o seu organograma e discute
junto com os municípios a sua formação.
O secretário de Assistência Social de Arauá, Valdiomar Vieira Santos,
destacou a abertura do novo governo para o diálogo. "Percebemos que
vocês realmente estão abertos ao diálogo, principalmente porque
incluíram o nome da Assistência Social ao da Secretaria", afirmou. Já
o secretário de Ação Social de Salgado, Adelvan Macedo, disse que
estava na hora da descentralização das ações, que a geração de renda
deve ser bem estruturada e que a política de assistência social deve
ser colocada em prática.