Érika de Moraes - Aplicativos de Notícias, Destacamento e Efeitos de Sentidos - UNESP

0 views
Skip to first unread message

Dr. Mauricio Garcia

unread,
Jul 3, 2020, 1:10:38 PM7/3/20
to arca_li...@googlegroups.com, amantes-...@googlegroups.com, anselmo livros, arma...@googlegroups.com, cac...@googlegroups.com, anselmo, Dora Olivetti, digita...@googlegroups.com, linksm...@googlegroups.com, livraria...@googlegroups.com, paulobarbosa....@gmail.com, pandof...@googlegroups.com, vidacomlivros, bons_...@googlegroups.com
Livro

Aplicativos de notícias, destacamento e efeitos de sentidos

Representações internacionais sobre o Brasil (em UOL e Le Monde)

Érika de Moraes
Imprimir Download Epub

No cenário da comunicação digital, a crescente influência dos aplicativos de notícias – que abastecem instantaneamente o usuário por meio de um feed, com recortes de atualidades considerados relevantes – é decisiva para a construção de efeitos de sentidos a respeito dos fatos divulgados e consequentes registros de memória. Este livro deriva de ampla pesquisa que investigou esses efeitos em notícias veiculadas em dois aplicativos, um nacional (UOL, vinculado a um dos portais mais acessados do país, que divulga conteúdo do jornal Folha de S.Paulo) e um internacional (Le Monde), com respaldo no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, priorizando as noções de destacamento e destacabilidade. Em seu conjunto, os capítulos do livro permitem o aprofundamento da visão sobre a cobertura midiática a respeito do Brasil em nível internacional. Os resultados demonstram que a constituição de identidades é amplamente afetada pelos modos de funcionamento jornalístico, cuja discursividade pauta-se no que chamamos de uma sintaxe do destacamento.

  • Assunto: Comunicação
  • Ano: 2019
  • Páginas: 0
  • Edição: 1
  • ISBN: 9788595463325
  • Peso: 0g

Autores

  • Foto
    Érika de Moraes

    Érika de Moraes é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), e em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (USC); é mestre e doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e possui pós-doutoramento pela Université Paris-Sorbonne (Paris IV). É professora do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp,campus de Bauru, e atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp, campus de São José do Rio Preto.

Érika de Moraes - Aplicativos de Notícias, Destacamento e Efeitos de Sentidos - UNESP.epub
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages