O Júri, presidido pelo realizador inglês Mike Leigh e composto pelo realizador holandês Anton Corbij, o realizador iraniano Asghar Farhadi, o realizador francês François Ozon, o escritor algeriano Boualem Sansal, e os actores Charlotte Gainsbourg, Barbara Sukowa e Jake Gyllenhaal, atribuiu o Prémio Alfred Bauer – em memória do fundador do Festival – ao filme pela linguagem inovadora e novas perspectivas.
Este prémio para além do reconhecimento ao filme e ao realizador, é também prova de que o cinema português, e em Português, está vivo, e desde há 38 anos tem sido um cinema independente dos poderes políticos e económicos, como foi referido pela realizador.
O cinema português está hoje de Parabéns ao ser duplamente premiado em Berlim. RAFA de João Salaviza ganhou o Urso de Ouro para Melhor Curta-metragem.
Ontem o júri FIPRESCI já havia atribuído o Prémio da Crítica ao filme.
TABU, um filme a dois tempos – um presente e um passado, filmado em película preto e branco, entre a Lisboa de hoje e a memória de uma ex-colónia Africana no sopé do Monte Tabu. A apaixonante e apaixonada história de um amor proíbido num passado de excessos, que condiciona um presente de solidão e melancolia.
Laura Soveral e Ana Moreira são Aurora, Henrique Espírito Santo e Carloto Cotta são Gian Luca Ventura, Teresa Madruga é Pilar, Isabel Cardoso é a criada cabo-verdiana Santa, Ivo Müller é o marido de Aurora. São este actores que dão corpo à história de uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais que, hoje, partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.
TABU tem já estreia assegurada em mais de uma dúzia de paises – nos países co-produtores (Portugal, Alemanha, Brasil e França), e no Canadá, Grécia, Suissa, Áustria, Sérvia, Bósnia, Montenegro, Austrália, Estados Unidos da Améria, Reino Unido, México e Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo).
TABU é uma produção da O Som e a Fúria em co-produção com Komplizen Film (Alemanha), Gullane (Brasil) eShellac Sud (França).
Visite a nossa página e/ou siga-nos no Facebook