NEWSLETTER II 2012.02.17

5 views
Skip to first unread message

Newsletter O Som e a Fúria

unread,
Feb 17, 2012, 11:50:08 AM2/17/12
to osome...@googlegroups.com

TABU vence Prémio da Crítica em Berlim


Imagem da notícia

Depois da calorosa recepção na passada terça-feira, o Júri FIPRESCI (Federeção Internacional de Crítica Cinematográfica) atribui o Prémio da Crítica a TABU, de Miguel Gomes.

O Júri, constituido por Scott Foundas (EUA), Essam Zakarea (Grécia), Zsolt Gyenge (Hungria), Nils Olav Saeveras (Noruega), Youngmee Hwang (Coreia do Sul), Claudia Lenssen (Alemanha), Beat Glur (Suissa), Meenakshi Shedde (India) e Bettina Schuler (Alemanha), reconhece o que desde terça-feira tem saído na imprensa.

Miguel Gomes, que já havia sido reconhecido pela crítica com AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO (Viennale, 2008), soma assim mais esta distinção.

TABU, um filme a dois tempos – um presente e um passado, filmado em película preto e branco, entre a Lisboa de hoje e a memória de uma ex-colónia Africana no sopé do Monte Tabu. A apaixonante e apaixonada história de um amor proíbido num passado de excessos, que condiciona um presente de solidão e melancolia.

Laura Soveral e Ana Moreira são Aurora, Henrique Espírito Santo e Carloto Cotta são Gian Luca Ventura, Teresa Madruga é Pilar, Isabel Cardoso é a criada cabo-verdiana Santa, Ivo Müller é o marido de Aurora. São este actores que dão corpo à história de uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais que, hoje, partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.

TABU tem já estreia assegurada em mais de uma dúzia de paises – nos países co-produtores (Portugal, Alemanha, Brasil e França), e no Canadá, Grécia, Suissa, Áustria, Sérvia, Bósnia, Montenegro, Austrália, Estados Unidos da Améria, Reino Unido, México e Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo).

TABU é uma produção da O Som e a Fúria em co-produção com Komplizen Film (Alemanha), Gullane (Brasil) eShellac Sud (França).

Siga-nos no Facebook

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages