As longas metragens de Miguel Gomes, AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO (2008) e A CARA QUE MERECES(2004), assim como a integralidade das suas curtas, vão ser exibidas pelas mais ilustres cinematecas e instituições dos Estados Unidos, a partir de Setembro e até ao final do ano.
A retrospectiva começa em Nova York, no Anthology Film Archives, a 3 de Setembro, continuará, já contando com a presença de Miguel Gomes, no Northwest Film Forum em Seattle e em Harvard. De seguida a retrospectiva passará por, entre outros, Washington, Chicago, LA, Portland…
O Harvard Film Archive apresenta Miguel Gomes como um dos realizadores representativos de uma das correntes mais inovadoras do cinema mundial. Descreve as curtas como “excentricamente refrescantes” e “reveladoras de un talento inato como criador visual interessado numa narrativa intensamente baseada na imagem, na qual a música tem o mesmo peso que o diálogo”. E sobre as suas longas: “a energia única e o charme endiabrado da estreia de Miguel Gomes, o Alice no País das Maravilhas-funde-se-com-o puzzle narrativo de Jacque Rivette, A CARA QUEMERECES, levou as tendências lúdicas do seu cinema para um novo extremo. O filme querido dos festivais, AQUELEQUERIDO MÊS DE AGOSTO, abriu um novo e importante caminho ao responder ao novo estilo “pós-documentário” de cinema não ficcional inovador e inclassificavel”.
Anthology Film Archives
Harvard Film Archive
Northwest Film Forum