O prémio, no valor de 20.000 euros, foi atribuído por um júri composto pelo realizador hispanico-canadiano Bruno Lázaro Pacheco, a cineasta sueca Görel Crona, a actriz portuguesa Maria João Bastos, o realizador e jornalista Stephene Bou e presidido pelo realizador e argumentista espanhol Vicente Aranda. Recorde-se que o filme anterior de Gomes, “Aquele Querido Mês de Agosto”, tinha já recebido o mesmo galardão em 2009 e também o prémio José Rivero para Melhor Jovem Realizador. TABU recebeu também no mesmo certame o prémio do público.
Estas distinções vêm, assim, juntar-se ao prémio Alfred Bauer e ao prémio da Crítica que TABU tinha já recebido no passado mês de Fevereiro no prestigiado festival de Berlim.
O filme, que chega às salas portuguesas no próximo dia 5 de Abril, relata a história de uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais que, hoje, partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.
O filme estreará com 9 cópias nas seguintes salas: UCI Cinemas El Corte Inglés, Medeia King, Zon Lusomundo Amoreiras, Zon Lusomundo Almada Forum, Zon Lusomundo Oeiras Parque, Zon Lusomundo Dolce Vita Porto, UCIArrábida, Zon Lusomundo Dolce Vita Coimbra, Castello Lopes Cascais Villa.
Festival de Cinema Las Palmas de Gran Canaria
Siga-nos no Facebook