Pagamentos digitais (PIX, cartões de crédito e débito, etc)

Fabio Negrini

to OdooBrasil
Bom dia,

Gostaria de interfaces para pagamentos digitais no Odoo. Cartões de crédito e débito e pix. O que a comunidade está utilizando?

Abs,

Fabio Negrini

Raphaël Valyi

to openerp...@googlegroups.com
Hehe Fabio,

Quanto tempo hein... Uma boa para começar é não cair nas localizações "piratas" e usar a localização que botamos na OCA. De preferência na v14 ou na v16 se puder segurar uns 2 ou 3 meses até emitir NFe's.

No modulo l10n_br_base vc tem como cadastrar as chaves PIX dos contatos aqui:

Existe também esse módulo novo para receber pagamento PIX pelo banco central:

Para cartões a estratégia é usar um diário específico pros cartões. Agora para conciliar o que foi movimentado pelos cartões você pode usar API de bancos específicos ou até de gateway de pagamento, pois dificilmente um extrato de banco OFX vai conter todos os detalhes que você precisa.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "OdooBrasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.

--
Raphaël Valyi
Founder and consultant

Fabio Negrini

to openerp...@googlegroups.com
Olá Raphaël,

Verdade! Bastante tempo mesmo. Desde a academia OpenERP (ainda se chamava assim) venho mexendo no Odoo. Mas até agora não havia utilizado como ERP propriamente, mas como plataforma Backend. Sua robustez e ferramental bem maduros aceleraram vários desenvolvimentos. Agora estou começando a empreender de fato e quero usá-lo como ERP desta empresa que está nascendo. Ainda sem preocupação com localização, pois estou emitindo muito pouca nota. Mas acredito que este módulo pix é o que eu estou precisando. Vou fazer alguns testes com ele. Obrigado!

Raphaël Valyi

to openerp...@googlegroups.com
Então vale mais a pena você começar direito na v16 no seu caso...

Isso da "robustez" do Odoo foi algo que evoluiu muito esses anos. Basicamente 10 anos atrás a gente procurava tocar o Odoo o mínimo possível e fazia o máximo fora dele (ETL, ecommerce/web..) exactamente porque o Odoo, então OpenERP era apenas o "menos pior dos ERPs open source" e nem por isso o código era muito bom...

Depois a Odoo SA fez mais umas 3 rodadas de investimentos adicionais (porque ficaram 3 meses de quebrar em 2015). Venderam bem a alma mudando a licença e partindo para ganhar dinheiro com modelo fechado, mas por outro lado eles acabaram limpando muito o código, de forma que hoje eu concordo em falar de robustez. A mudança de licença de AGPL para LGPL + proprietário sem CLA e com numerosas contribuições era algo bem borderline para dizer o mínimo que a gente não imaginava muito que eles fossem ter a cara de pau de fazer. Nisso o código mudou muito mais do que ou nossos clientes imaginavam vamos dizer entre 2015 e 2020 e pouca gente daquela época sobreviveu. Aqui a gente conseguiu migrar os os clientes grandes e os pequenos exportamos e re-importamos dados mas sem migrar o banco. Foi tb um desafio adaptar a localização nas mudanças apocalípticas das v9 e v13. Já que não dava para atender muita gente nessa fase de rewrite hardcore, a gente fez o trabalho pesado de forma mais discreta e deixou os parasitas quebrar a cara sozinho, o que não faltou de acontecer. Pelo menos não custou energia nossa. Mas agora o projeto deveria dar uma acelerada de novo, a localização já está bem mais madura para ficar mais estável tb, até com o código da v14.

Fabio Negrini

to openerp...@googlegroups.com
Boa! Vou seguir seu conselho e migrar para v16. Aproveitar que estamos no começo e podemos "errar".
Muito obrigado por enquanto. Prevejo muitos contatos num futuro próximo! Talvez até algumas parcerias...

Abs,

Augusto Diniz Lisboa

Mar 20, 2024, 1:03:45 PMMar 20
to OdooBrasil
Fábio, faço minhas as palavras do Raphaël, vá de v16, pois ela tem até integração com pagseguro nativa

Fabio Negrini

Mar 21, 2024, 8:23:28 AMMar 21
to openerp...@googlegroups.com
Grato pelo retorno! De fato, já migrei para a v16. A primeira coisa que percebi foi uma fluidez muito maior na navegação.