OpenERP virou Odoo???

2,585 views
Skip to first unread message

Marcelo Bello

unread,
May 15, 2014, 10:20:04 PM5/15/14
to openerp...@googlegroups.com
Acabei de ficar sabendo que o nome OpenERP morreu e agora o projeto se chama Odoo.

Enfim, algumas notícias parecem muito boas como a migração pro github. No entanto, apesar do compromisso em manter o software open source a nova página do projeto não fala em nenhum lugar que é open source (a única dica é o "fork me on github"). Parece que eles estão escondendo melhor a natureza Open Source do projeto, o que é um sinal ruim (espero estar enganado).

Na página de pricing eu notei também que o preço aumentou, agora cobra-se por App (EUR 12/usuário/app). Até entendo a cobrança por app dado que eles agora querem fazer App para tudo (de CMS a software de Mailing List) mas pra quem usa Contabilidade + Vendas + CRM + WMS já vai ficar bem mais caro (ou já era assim antes?).

Enfim, eu não sou partner e não tenho as melhores informações. O que os partners estão achando dessas mudanças? É só uma questão de branding ou algo mais está mudando?

Por fim, vi que teve uma palestra sobre o roadmap da V9 que acho SUPER interessante pra nossa localização (já que foca em accounting e localizações), alguma novidade que os partners possam compartilhar já?

Detailed roadmap of accounting new modules and improvements for version 9

OpenDays 2014

One of the biggest project for OpenERP version 9 is a complete review of the accounting modules and the localisations by countries. In this talk, we will propose specifications for the future of the OpenERP accounting app.

Raphael Valyi

unread,
May 16, 2014, 12:46:01 AM5/16/14
to openerp...@googlegroups.com
Ola Marcelo,

para completar, essa mudança esta associada a injeçao de mais 10 milhoes de dollares http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/34731434


Bem algumas condideraçoes minhas que mergulhei no OpenERP full time desde 2007, primeiro na França onde eu montei a divisao OpenERP na Smile.fr ate 2009 e depois na Akretion no Brasil (que depois montou filial na França tb):


Minha intima conviçao é que esse renaming resulta dos seguientes fatores:

1) muita gente na OpenERP SA nunca gostou nem um pouco do pessoal chamar "o Open". Vai gostou em 2010, com 3 milhoes injectados e a fama que "OpenERP" atingiu. Mas o papo dos representantes comerciais da OpenERP SA e que "open" era sempre "ruim para vender". Aqui no Brasil onde as empresas pequenas nao conceitualizam o open source, porque existe, quais saos as condiçoes de exitencia, quais sao as vantagens e desvantagens, fica pior ainda. Acontece que vender como pacote sem precisar explicar nada é muito mais facil do que justificar porque tem que investir.

2) Eu ja cheguei a comentar sobre algumas besteiras que a OpenERP fez principalmente na modelizaçao dos contatos na v7 (meus colegas na França discutindo como conversas isso ate hoje de manha como se virar para pessoa fisicas com varios endereços, o que acontece sempre com ecommerce...) e como a campanha "sorrySAP" tava fora de realidade no inicio de 2013. Alguns meses Depois disso soubemos que umas 20 pessoas foram mandadas emboras (ate o Marc Laporte que era numero 2 ou 3). Acho que a grana chegou a faltar, obviamente nao lucrou o esperado, quem trabalha diaramente com OpenERP pode entender isso muito facilmente. Com isso, de alguma forma deve ter entrado mais investimento para tampar os burracos assim como acontece muitas vez.

Quem se interessa nisso pode ler esse excelente artigo, que explica como uma outra empresa de pesquisa inovadora la na França chegou a virar lider de software de espionagem, ate envolvida num processo em complicidade de tortura da ditatura Libyana depois que o mesmo fundo de capital de investimento Sofinnova (o investidor principal da OpenERP SA) investiu nele: http://reflets.info/qosmos-du-projet-universitaire-aux-activites-secret-defense/
O destino particularmente sinistro com a empresa Qosmos nao tem nada ver com a OpenERP (bom tomarao neh ;-). Mas eu acho que o artigo retrata muito bem do tipo de evoluçao implacavel que pode seguir numa startup dessa que chega recorrer a esse tipo de investimento e depois ficar drogada ao dinheiro grande para devolver o o lucro esperado.
recomendo tb esse video em Stanford do criador do Rails (framework do Basecamp) David Hanmeir Hansson a respeito de capital de risco para startup de informatica http://ecorner.stanford.edu/authorMaterialInfo.html?mid=2354

Bem, com isso deve ter se negociado varias condiçoes que pouca gente sabe. Mas com certeza, eu imagino que para injectar mais 10 milhoes de $, quem injectou se preocupou da "propriedade intelectual" do investimento.

E acontece que a marca "OpenERP" nao foi registrada de forma muito professional em 2010. Por examplo na Espanha a Domatix tinha comprado e virado parceiro gold por devolver (vc ve Marcello, as vezes esse negocio nao tem muito a ver com competencia) e na America Central, a Vauxoo tinha depositado OpenERP em 4 paises... Veja bem, os caras eram 7 em 2007 na OpenERP (menor do que a gente), muita coisa levou tempo ate virar mais professional... Mas e isso ai, a inovaçao sai de uma garagem apenas muitas vezes.

Ja que o codigo é aberto sobre licença GNU AGPL (que nao é uma licença tosca para investidor fuder todo mundo, assim como vc tem com varios projetos pseudo abertos), veja bem, os caras iriam ter pouca garantia de retorno, se alem disso nao pudesse meio que chantagiar os "parceiros" pelo uso da marca.

Basicamente, a furada e que os caras usaram gente que nem a gente para abrir o mercado e fazer de graça desenvolvimentos que a SAP pagou milhoes para fazer, mas depois quer transformar a galeira em simples franquiados sobmetido ao bom uso da marca e competindo com gente chegando depois pagando cerveija a eles para curtir o ritmo da festa sem investir nada em comparaçao.
Bom, quem esta chegando agora que ta quasi tudo pronto, ate que beleza, mas para quem participou do investimento para chegar ate ai, ja é provavel que se importa mais...

Mas chega a ser importante isso da marca. Por examplo a Akretion faz o treinamento oficial "CTP". Do valor que é coberto para os parceiros para fazer o treinamento (hoje que o treinamento é refocado nas coisas oficiais chega a ser o publico alvo ja que usuarios finais nao va investir 20 dias de treinamento, mas a tendencia de qualquer jeito é que isso vai virar mais profesionais), pouca coisa vai no bolso da Akretion, uns 2000 R$ por uma semana de treinamento, quando o cara vai gastar uns 10k na parceiria (mas para tornar isso real, nos nao apenas traduzimos as coisas, fizemos milhares de e milhares de linhas de codigo ate tornar o uso do OpenERP viavel no Brasil pelo menos em aguns casos).
Mas alem disso, nos cortamos as nossas margens totalmente para isso (vc comentava Marcello que a gente nao ganhava dinheiro com isso, esses anos foram difficil por iser, e pior para os outros ate). Enfim mesmo que o treinamento CTP continuiu com um valor "grande" aqui no Brasil, a negociaçao com OpenERP SA é dificil. Falei com o Fabrice Henrion, direitor das americas, 2 semanas atras, para conversar uns assuntos (falando do problema da inadequaçao do pricing aqui no Brasil, onde ser mais barrato do que SAP nao adianta porra nehnum ja que nas empresas pequenas e medias o SAP é tao fora de preço no Brasil que tem mercado nehnum e que abriu espaço para atores nacionais como Totvs que nem existiriam se o Brasil tivesse o poder aquisitivo maior e se a fiscalidade nao fosse tao tosca). E vai que o cara nao me responde "olha, a gente ta muito conciliante ja, o seu CTP e dentro dos mais barratos do mundo (so é mais barrato na india eu acho), a gente poderia fazer que nem a Red-Hat, botar um valor minimo para voces vender". Ou seja, os caras ja nao fizeram esforço nehnum, quem sacrificou margens so foi a gente, mas a disconexao com a realidade dos paises emergentes é tao grande que o cara ainda meio que ameaça que poderia proibir esse preços que ja nao sao barratos...

Ou seja, imagine que amanha esse tipo de negociaçao patina mais ate a gente romper parceirias comerciais, se a marca fosse "OpenERP", quem vender treinamento nao official ainda ia ficar no lucro, porque a bagunça com a marca "OpenERP" ia dificultar de intimidar por uso indevido da marca. Com Odoo que deve estar devidamente registrada, a situaçao ja iria ser diferente, a diversidade ia ter muito menos liberdade... Isso no mundo inteiro.

Pensa na forma como Redhat ganha muito dinheiro, vendendo o mesmo produto do que o CentOS que é de graça, so que cobrando so pela trademark...
Isso faz babar qualquer lider de open source em busca de modelo de negocio.

Amanha, sera se parceiro vai poder trabalhar com OpenERP sem vender Enterprise? Ou sera se os caras vao ter tanto controle pela marca que vc ia se fuder tanto comercialmente de fazer isso que vc nao poderia? Isso sao perguntas interessantes para um projeto open source...

Na Espanha e na Argentina, ja aconteceu que os lideres das localizaçoes chutaram o balde (foram os primeiros a ser alvejados pelo olhos grande dos caras que eram tao imbecieis que pensavam que o nosso trabalho era mole e que ia ser so faturar agora (Thymbra, Nantic, Zikzakmedia...)). Alias talvez serviu pelo menos de fusivel, porque hoje a OpenERP SA nao tem como nao ver que isso nao ajudou o faturamento deles em nada (vende porra nehnum na Argentina ou na Espanha), tem parceiros robos que nao fazem localizaçao mais, os caras que tavam na frente do Brasil so tem um pedaço da localizaçao deles chegando na v7 agora que a v8 ta saindo...
Uns 20 dias atras, tava conversando com a Ana Juaristi, uma das que fez muito para levar o OpenERP na Espanha com o blog dela http://www.openerpsite.com/ com certeza ela é uma das melhores na parte funcional do OpenERP, fizeram bastante projetos na 6.1, mas ela me falou que a empresa dela Avanzosc nao teve nehnum projeto na v7...


Ou seja, vc ve que a questao da marca é algo importante. Mesmo se muita gente nao gostar, com 10 milhoes de $ no bolso, eles podem fazer a mudança, se parceiros sair, nem vai doer o bolso...
alias o site das parceirias da zoada, tudo mundo que saiu ta aperescendo https://www.odoo.com/partners da uma boa restrospetiva dos danos collateriais para chegar ate ai (agora o produto ta ficando bem bom sim).
alias tb para quem duvidavas dos problemas que esse framework web pode ter na parte de segurança e tudo mais, pode se logar como usuario de forum e testar
fazer o que, a gente avisa, fala, os caras nao escutam...


Bom a minha interpretaçao é essa. Eu tinha reparado uma movimentaçao estranha nas contas Github e ate nas fontes do trunk e chegamos a suspeitar totalmente essa jogada ha alguns meses, principalmente que batia com a pergunta retorica (apenas) do Fabien na lista community sobre a oportunidade de trocar de marca.

Alias quando eu reclamava dos caras investir no framework web ou outras coisas superficiais, nao era para ser chato, mas era exactamente por saber que nada nesse mundo é de graça e que o dinheiro gastado ontem vai se pagar amanha para o investidor que emprestou. Open source é bom pela liberdade que procura. Se o projeto fica na ma de investidor, ja complica.

Eu nao acho que "ficou na mao de um investidor nao". Eu acho que os caras ainda tem um bom controle (ainda que dividiram os investidores), mas digamos que foi feito mais um passo nessa direçao. Minha intima conviçao e que se tiver mais um passou nessa direçao fudeu.

A historia do Compiere contada pelo proprio criador Jorg Janke que explica como que os investidores fuderam ele é o projeto dele é muito interessante tb a respeito:
O Openbravo ja era condemnado pela technologia dele, mas a historia tb nao foi muito diferente.

Digamos que a comunidade precisa ser lucida e cautelosa.

Por isso que o usuarios que nao entende de nada de qualidade de software deveria se importar na verdade. Porque so se faz software complexo sem vender alma para o diablo se a qualidade for excellente para baixar os custos de extençao e manuteçao.

Tambem prefiro falar que mesmo que neginho nao gostar de algo, nao se forka um ERP assim nao. O Adempiere nao foi muito longe, o Tryton ainda ta super batalhando para permitir as seus collaboradores de sobreviver, nao é so chutar o balde e pronto, as vezes tem que engulir nao tem jeito.

Eu quero tambem lembrar que o mundo dos ERP sempre foi um mundo de filhos da puta. La sempre rolou muito dinheiro e muita putaria. Ate uns 10 anos atras open source era bastante preservado, mas hoje nem tanto. Nao vamos dar uma de virgem assustada por causa disso, precisa ser lucido, encarar e seguir em frente.
Eu pessoalmente nao levei nehnum susto vendo isso. Eu nao esperava nada diferente.

Nos lados positivos, a mudança para o Github vai salvar inumerosas horas de trabalho para quem trabalha com OpenERP, e tambem a v8 e uma versao bem boa. Eu ate diria que se a campanha "sorrySAP" fosse lançada digamos na V9, eu nem teria rolado no chao de rir, pois aos poucos estamos chegando la.

Sobre os preços da Enterprise ou do SaaS, veja bem, sempre foi complicado aqui no Brasil. Alias e so ver a OpenERP pensa que os "piores" parceiros sempre sao os que trabalham nos pais de menor poder aquisitivo (que coincidencia hem, so eles que nao prestam, os caras da Suiça ou do Luxembourg ta uma beleza...). Eu que trabalhei nos mercados da França, EUA e depois no Brasil sei muito bem disso. La vender a "Enterprise deles é mole,  e equivalente a apenas 3 dias de trabalho do consultor que vc vai repassar para eles". Mas aqui a mesma Enterprise ja representa 20 dias de consultoria, ou seja o mesmo valor que o gasta para implantar as vezes, alem disso empresa pequena no Brasil raramente entende de tecnologia totalmente inovadora de se porque teria que pagar por open source, entao, é complicado...
Mas isso nao é so com OpenERP SA nao. A SAP ou a Microsoft tambem nao entraram no mercado brasileiro tambem nao nao levar o Brasil a serio durante inumerosas anos ate o companheiro botar a economia do pais um pouco de pe e atrair os olhos grandes.

Eu diria tanto faz. Se bota no lugar deles: tem muito mais a ganhar nos EUA ou na Europa. Ja ocupa eles muitos mais do que conseguem dar conta, normal eles nao focar nos paises em desenvolvimento. Enquanto isso outras empresas focam nesses mercados e atendem eles, isso é perfeitamente normal (e Marcello quando vc pensa que aqui no Brasil é uma zona e que la fora seria uma belezura vc esta muito enganado, nos que atuamos no mercado da França tb te garanto que la tb tem coisas que vc nem imagina, gente cheio de prestigio que nao bota projetos para funcionar e so uma minoria que entrega. Alias a Smile.fr de onde eu sai, os caras nao cresceram na divisao de ERP, ficaram uns 10 consultores/engenheiros, igual quando eu sai, se fosse facil e maduro, teria crescido, pois hoje a Smile tem 700 collaboradores, sendo o maior integrador especificamente open source da Europa. Mas enquanto isso alguns caras que nao estao de bobeira crescem. Na Akretion fomos de 1 para 8 collaboradores la em 4 anos fazendo os bombeiros iumeras vezes e tem outros: CampToCamp, Anybox...).
Enquanto ficar co codigo AGPL, se nao gostar da offerta comercial deles, vc seleciona outra e pronto, open source tem toda ver com liberdade de escolha.


Sobre localizaçoes, eu acho que tem que começar por alguma coisa. Ate agora a OpenERP SA nao escuta os lideres de localizaçoes. Os ultimos patches que precisamos fazer no core para suportar a localizaçao, levaram uns 3 meses pelo menos. Antes ja foi 5 e com os outros é a mesma coisa. Acho que eles vao começar onde tem mercado, tipo França, Belgica, Alemanha, EUA. Ate chegar no Brasil... Sao centenas de merge proposals de comunidade que nao sao nem revistos: https://code.launchpad.net/~openerp/openobject-addons/trunk/+activereviews

Agora que nem sempre, merge proposals sao bem vindos deles tb se acham que da para melhorar algo (ve pode ate pagar eles para fazer se acha interessante). E poderia se ganhar muito se eles escutassem os lideres de projetos de localizaçao para tornar as coisas mais compativeis.
Porque senao é so palavrinha bonitinha. A realidade e que cada ano a OpenERP SA nao consegue nem manter uns 10 dos 250 modulos dela que abandona. Eu ja queria ver mais qualidade no core e mais sustentabilidade no core antes de escutar que por magia do dia para amanha vai cuidar dos problemas de todo mundo. Ate na França e na Belgica que é para ter as localizaçoes mais maduras tem muita coisa que ta longe de estar OK. Entao, e bom sonhar com pe no chao.


Bem, meus parabens para quem leu.

Atts.


-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant






--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Ananias Filho

unread,
May 16, 2014, 4:27:10 PM5/16/14
to openerp-brasil
Raphael, estava comentando com o Luis (Miléo) após o webinar/anuncio do odoo que essa história está igual a de um ERP que eu dava consultoria a uns bons e longos anos atrás e você ressaltou muito bem.
Compiere

Realmente espero que não aconteça a mesma coisa.




Ananias Filho - kram3r

Raphael Valyi

unread,
May 16, 2014, 5:15:41 PM5/16/14
to openerp...@googlegroups.com
2014-05-16 17:27 GMT-03:00 Ananias Filho <kra...@gmail.com>:
Raphael, estava comentando com o Luis (Miléo) após o webinar/anuncio do odoo que essa história está igual a de um ERP que eu dava consultoria a uns bons e longos anos atrás e você ressaltou muito bem.
Compiere

Realmente espero que não aconteça a mesma coisa.

Caro Ananias,

enquanto a licença AGPL nao for ameaçada (nao foi mas temos que ser vigilante do framework web nao ser usado como prexto para derruba-la ja que seria chatiho passar todo seu codigo para qualquer visitante do site neh...) e enquanto os copryright para uso real sao detidos por varias entidades (examplo: OpenERP, OCA, Akretion e contribuidores que nem voces na localizaçao...), existe entao um certo equilibro do terror que faz que o apocalipso nuclear pode nao acontecer assim como foi no caso do Compiere.

Ou seja, nao esta perdido ainda. Mas muita gente que nao tava querendo enxergar a realidade nao tem como fugir dela mais agora. 2 dias atras eu gastei 2 horas no telefone com um cara que achava que eu pedir 200 R$ por mes para a manutençao do OpenERP dele era carro. Ah vai.. Entao beleza, fulano faz mais barrato neh? Boa sorte na hora da migraçao neh...
Aos pouco tem todo um pessoal que vai cair na real. Tambem cara, aqui na lista uns 90% do pessoal nao ta na real nao, fica perguntando onde baixa apenas. Como alguns estao começando a ver a realidade ta muito longe disso, independentemente da mistificaçao de algum vendedor foi falar para vc para arancar uma comissao nas costas da sua inocencia (que abundancia neh esse open source todo ;-)

Algumas pessoas vao se tocar melhor porque eu ou alguns outros tavam com papo bem diferente ja ha alguns tempo.

Algumas pessoas vao entender melhor porque a fundaçao OCA é tao importante e porque foi extraido as dependencias genericas da localizaçao nas branches da OCA.

Aqueles artigos sobre o que aconteceu com a startup Qosmos tb mamada ao dinheiro do fundo da Sofinnova mostra tb que nao tem nehnuma etica a esperar desse fundo de investimento: e dinheiro liquido que vai fundando tudo no caminho para sempre fluir onde tem mais lucro a curto prazo para se fazer.

Daqui 15 dias, eu vou com 7 colegas da Akretion nos community days. Temos salas alugadas la com o pessoal da OCA la e vai rolar muito papo reto.

Antônio Spíndola

unread,
May 16, 2014, 5:56:57 PM5/16/14
to openerp...@googlegroups.com
Raphael

Sou um desconhecido para o grupo e relativamente iniciante com Open ERP. Contudo sou antigo quanto a sistemas de gestão e consultoria. Meu último trabalho foi como GP da Oi Internet. Bom... feita a apresentação, gostaria de resumir o que entendi do cenário porque o seu texto ficou um poco longo e eu quero ter certeza. 

O Open ERP que agora é Odoo continua free e Open Source, contudo com boa possibilidade de deixar de ser. Correto?

Sucesso e forte abraço

Antônio Spíndola

Cloves Almeida

unread,
May 16, 2014, 6:39:29 PM5/16/14
to Empty Contact
On May 16, 2014 7:38 PM, "Cloves J. G. de Almeida" <cjal...@gvmail.br> wrote:

Consigo responder essa. A chance de deixar de ser é baixa. Todo o código esta licenciado AGPL e a experiência com o Compiere diz que não da certo.

A questão teve mais a ver com controle da marca. Não da mais para qualquer um divulgar que vende Odoo sem autorização.

Podem continuar vendendo, sem usar o nome oficial. Tipo CentOS/RedHat. É por onde acredito que seguirá o projeto.

--

Ricardo Henrique Rodrigues de Albuquerque

unread,
May 18, 2014, 3:27:14 PM5/18/14
to openerp...@googlegroups.com
Boa tarde à todos!

Me apresentando: tenho uma empresa na área de suporte à t.i. e descobrimos o OpenERP por acaso numa pesquisa que um funcionário meu fez recentemente. Ao pesquisar melhor vi o tamanho e complexidade do projeto OpenERP e a partir daí desejei implanta-lo em nossa empresa, visto que hoje não contamos com nenhum sistema de gestão. Como não somos desenvolvedores de sistemas e na vida sempre há os "poréns" comecei a fazer alguns testes e tentar entender se seria possível te-lo rodando, quais limitações teriamos e quais riscos futuros em ter essa ferramenta do ponto de vista suporte / continuidade do modelo de licença / atualizações.

Tenho lido bastante posts aqui antes de começar a postar as minhas perguntas. Na verdade eu já andava fortemente inclinado à conversar com a Akretion solicitando uma proposta de implantação na nossa empresa. Visto que, mesmo tendo conhecimentos razoáveis em implantação de outros sistemas de gestão eu poderia 'sujar' o banco de dados se tentar implantar "do meu modo" e perder tempo com isso.

"Porém" (rss) me assustei quando vi essa mudança de marca e ao ler TODO o texto do Raphael (fora outros, em outros posts), me vem a dúvida: será que ainda é seguro pensar em implantar esse sistema na minha empresa? será que lá na frente eu poderei ficar a merce de "ou paga licença ou não consegue mais atualizar?" Sabemos que um investidor não entra nessa de graça e fatalmente outras mudanças ocorrerão. 

O que vocês diriam à um interessado no sistema (que ainda não implantou) e se vê no meio dessa mudança?

Grande abraço a todos,

Ricardo Albuquerque


Raphael Valyi

unread,
May 18, 2014, 6:36:56 PM5/18/14
to openerp...@googlegroups.com
Ola Ricardo e Antonio,

eu queria deixar isso claro: o que deve ter mudado deve ser a sua percepçao dos limites e riscos com OpenERP apenas. Sua conciencia do desafio talvez se aproximou da realidade.

Agora, sendo AGPL e de accordo com a evoluçao do tecnica e funcional do OpenERP, podem accreditar, existem MUITO MAS MUITO MUITO MENOS dificuldades hoje ou amanha do que digamos 2 anos atras. na 7 teve uma regressao funcional na gestao dos endereços, porem contornamos na maioria das vezes e contudo teve muita mas muitas melhorias. Na v8 so vejo mehorias chegando (vai nao que tudo seja bom, mas nao vi nehnulm regressao ate agora). E a localizaçao tb melhorou muito apesar que é claro sempre tem para fazer, ate na França ou na Belgica.

Se eu pego o custo que a gente cobra para fazer um projeto X, o custo foi cortado por 2 em 3 anos eu diria e nossa meta e continuar assim (differentemente dos custos Enterprise infelizmente).

Alem disso, 2 anos atras nao era rentavel para gente fazer os projetos. A gente ainda fazia une projetos nos EUA ou na Europa remotamente para puder se manter enquanto financiava os projetos no Brasil.

E exactamente por causa disso que ainda nao era escalavel: o que o Renato ou mim fazia, ninguem com a mesma competencia ia fazer pelo valor que dava para ganhar (nao dava para contratar). Alias por isso que lamanto se tem muita gente que a gente nao atende comercialmente. Leva 2 ou 3 anos para alguem começar a puder tocar os projetos (como profesional responsavel de uma implmentaçao, nao como simples ajudante de um cara experiente pode ser menos). Infelizmente, como 80% do pessoal que entra em contato para botar OpenERP esta iludido, a gente acaba gastando demais tempo comercialmente e nao seria viavel gastar tempo com todo mundo que entra em contato... Ou seja, tem que ter sorte para fechar os projetos com a gente, eu lamento. A alternativa seria leilar, acho meio escroto. Alem disso se cobrar demais,  nao ia se investir dias suficentes ou ia sair mais caro do que a alternativa proprietaria, entao ia deixar de ser uma offerta competitiva que funciona.

Mas hoje ja esta diferente, a gente esta contratando (devagar mas esta indo), outros tb estao conseguindo.

Ate recentemente, quasi todos parceiros da OpenERP SA eram iludidos (nao pela gente pois pode se ver pelo Github ou Launchpad da gente ate que horas a gente costuma trabalhar para conseguir) e a maioria nao conseguia se manter nem um ano.
Hoje ja extistem casos de parceiros que conseguem se desenvolver tb.

Entao, o problema é que muita gente nao tava bem entendendo a realidade e que nem tudo jogava a favor do desenvolvimento do mercado do OpenERP no Brasil.
Com tempo nao vai ter como nao enxergar isso.

Vou ate ser mais explicito:
Faz 2 anos que deixamos digamos de esquentar o mercado. Nao era para deixa-lo a essas empresas escrotas que nos treinamos que fazem uns blogs ai sem conhecer nada nao. O motivo e que sabemos que por examplo menos de 20 empresas no maximo no Brasil inteiro vao conseguir passar da v7 a v8. O restante vai ter que jogar tudo fora.
Nao me accredita nao neh?
Pois bem, vao ver daqui um ou 2 anos. Eu costumo dizer que a parte da migraçao mais do que dobra a dificuldade. A gente avisa mas neginho nao escuta fazer o que.

Entao, se a gente fosse de aquecer o mercado hoje, e da gente que os caras que vao ficar na mao depois iriam cobrar. Ou seja, a gente iria se queimar e queimar o produto.

cobra entao de quem mentiu entao para voces.

faz sentido nao faz?

Mas vou repetir, uma coisa é se tocar, uma outra coisa é a realidade. 2 anos atras, conseguir implantar o OpenERP no Brasil era perto de "impossivel" e hoje esta muito mas muito mais facil, apesar que implantar o SAP ou o Totvs ainda deve ser mais facil (em termo de facilidade nao de custo). Digo por um consultor comum, nao para as poucas pessoas que ganharam experiença nisso.

Outro desafio e que se a curva de aprendizagem leva 2 ou 3 anos, em 2 ou 3 anos o OpenERP ja muda muito, de versao e de tecnologia porque os caras estao muito mais interessado pelo mercado da frente do que de tras. Ou seja, vc tem que montar o carro andando, vc nao tem 2 anos para aprender tranquilo. Ou seja nao é so uma questao de tempo para aprender, é uma questao de velocidade que vc consegue aprender. Por examplo se vc começou uma implantaçao na 6.1 e levou ate agora para conseguir. Agora ja vai ser a v8, sera se vc conseguiu nao so implantar, mas tb migrar e aprender a v8? A realidade e que pouca gente pode conseguir isso. Senao vai desatualizando, pode ainda valer a pena, mas raramente.

Mas veja, bem uma parte dessa dificuldade nao é so do OpenERP. Tem muita gente que se desse um CD do SAP de graça tb nao faria nada com ele, nem um ano depois. o OpenERP tb poderia focar em estabilizar em vez de ir evoluindo tao rapido. Nao é a escolha feita por OpenERP SA e nisso e apoio eles. Pois se o OpenERP parasse no tempo ele iria morrer do mesmo jeito. Nao se briga com SAP com produto bom do dia para a manha. O produto primeiro é bem aproximativo e a cada iteraçao ele vai melhorando; Segue um crescimento exponential ate ficar maduro e cada um tem que enxergar se pode ou nao entrar nessa "moving target" com a competencia que tem e o budget que tem, ou entao se tem que esperar mais.
No hora que a Google foi para escolher Linux, muito poucas empresas se ariscavam numa escolha dessa. Porem a Google nao teria virado a Google sem ter escolhido o Linux na hora que vez. Tem um pouco disso.


Atts.

-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant


Marcelo Bello

unread,
May 18, 2014, 10:07:33 PM5/18/14
to openerp...@googlegroups.com
Ricardo, respondendo como usuário.

    O OpenERP está muito bom na v7 e acredita-se que melhorou muito na v8. A v9 promete melhorar bastante a contabilidade (que já é boa mas não tão flexível para comportar legislações tributárias complexas como a nossa).

    Se você escolheu o OpenERP pq é open source e concluiu que por isso é barato, você está enganado. Com certeza há sistemas proprietários no mercado que você pode ter instalado por 10-20 mil reais e com custo de um salário mínimo mensal para manutenção. Isso é muito mais barato do que o OpenERP. Se você precisa de algo mais avançado do que está disponível por aí ou se precisa de muitas customizações e por isso escolheu o OpenERP então lembre que você está escolhendo o OpenERP pq quer mais e como consequência vai te custar um pouco mais também.

    O OpenERP é mais barato que Totus, etc mas se você acha que por entender de TI conseguirá manter o software por conta própria pode se dar mal. Quanto vale a hora do seu trabalho? Pense nisso. Eu sou de TI, desenvolvi por muitos anos, hoje sou proprietário da empresa e já estou muito ocupado tocando a empresa para pensar em ficar brincando de administrador e desenvolvedor de ERP. Melhor pagar alguém especializado nisso, sai mais barato e sua empresa vai poder evoluir mais rápido (você quer ser o gargalo para o crescimento da sua empresa?).

     Em resumo para você e muitos outros que estão considerando o OpenERP: o OpenERP é bom, suporta organizações bastante complexas e está com um bom suporte às necessidades locais tipo NFe, etc. Mas não é super barato e não se faz uma implantação de OpenERP em 1-2 meses (diria que leva uns 4 meses pelo menos). E você vai querer pagar mensalmente o parceiro que instalou o OpenERP pra você e isso deveria custar pelo menos um salário mínimo pq um ERP como o Open infelizmente não é um software que você instala e esquece. 

Abraço,

Marcelo

Arnaldo Ortega

unread,
May 19, 2014, 7:21:12 PM5/19/14
to openerp...@googlegroups.com
On Friday, May 16, 2014 1:46:01 AM UTC-3, Raphael Valyi wrote:
Ou seja, imagine que amanha esse tipo de negociaçao patina mais ate a gente romper parceirias comerciais, se a marca fosse "OpenERP", quem vender treinamento nao official ainda ia ficar no lucro, porque a bagunça com a marca "OpenERP" ia dificultar de intimidar por uso indevido da marca. Com Odoo que deve estar devidamente registrada, a situaçao ja iria ser diferente, a diversidade ia ter muito menos liberdade... Isso no mundo inteiro.


Raphael, o que mudou com relação à marca é que o registro deles está mais formal, correto? Mas o que impede alguma empresa de montar de forma independente (sem copiar, quero dizer) um curso funcional, técnico, de localização ou o que for sobre o "Odoo" e vender o serviço de treinamento de forma independente?

Raphael Valyi

unread,
May 19, 2014, 8:43:40 PM5/19/14
to openerp...@googlegroups.com
Ola Arnaldo,

nada impede se vc nao chama isso de Odoo ou de treinamento sobre Odoo. Agora se vc usar o nome da marca, e claro que se os caras poderiam querer te processar por fazer algum vinculo com a marca deles. Ou apenas de ameaçar para vc parar. Assim como vc pode montar um treinamento CentOS em vez da Redhat.
Nos EUA, tenho certeza que vale muito melhor vc vender um treinamento Redhat...
Agora no Brasil, isso é uma pegunta de 1 milhao para nos da Akretion ;-p
Puts os caras na facilitam com esses preços...

Mas enfim, isso ai sao detalhes comeciais, de qualquer jeito o projeto vai para frente.


-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant

.

Arnaldo Ortega

unread,
May 19, 2014, 9:32:33 PM5/19/14
to openerp...@googlegroups.com
Olá Raphael,

Agora entendi sua comparação com o CentOS/RedHat: seria algo como criar um tipo de distribuição baseada no OpenERP/Odoo mas com outro nome (Xuxu?) para não violar o direito da marca. Esta versão seria mantida pela comunidade mas basicamente seria o próprio Odoo sem o custo e obrigação de parceria oficial, certificação, etc.

Mas em termos de licença sempre tem o problema da licença do frontend web que foi onde a OpenERP preparou a armadilha, já há algum tempo. Pelo que entendi da licença, o uso da marca é obrigatório (não posso mudar o design e sumir com o nome do 'publisher' no modulo web) pois o frontend web não é AGPL. E se agora forem cobrar pelo simples uso da marca, fica automaticamente vedado qualquer variação que torne o produto livre novamente, a não ser que seja desenvolvido um novo frontend.

Bom, minha humilde opinião: nasceu como uma promessa muito interessante mas virou mais farinha do mesmo saco. A única diferença entre o modelo Odoo e SAP/Totvs/outros é que o primeiro não cobra licença, de resto não muda absolutamente nada. Isto é muito ruim, em especial aqui no Brasil pois quando se coloca a questão da localização e suporte na balança o cliente (em geral conservador) vai preferir Totvs, por exemplo, que tem uma rede de parceiros muito maior, mais tempo de mercado, etc. Ou vai querer Odoo a preço de banana, o que já sabemos que não é factível.

Quando conheci o OpenERP, ainda antes da história da licença enterprise que permite módulos privados, imaginava que ele se tornaria um framework ERP, um núcleo, sobre o qual poderiam ser construídas aplicações e soluções completas, exatamente na linha do que a Akretion vem fazendo com seus conectores e outros desenvolvimentos. O Tryton caminha nesta direção mas como você mesmo disse, Raphael, em passos muito mais lentos. A armadilha do belga foi bem montada, os parceiros todos investiram pesado, localizaram o produto para levar à uma fama mundial e agora a 'matriz' puxa a corda e fica todo mundo preso na rede. Reverter todo este esforço em cima do Tryton, que é realmente livre e aberto, levaria anos - imaginem só o custo de desenvolver a localização brasileira ou um front end web para ele...

Pois é... :(

Abraço,
Arnaldo


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse tópico, acesse https://groups.google.com/d/topic/openerp-brasil/ObZjMhuyjQA/unsubscribe.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.

Raphael Valyi

unread,
May 19, 2014, 10:35:48 PM5/19/14
to openerp...@googlegroups.com
Ola Arnaldo,

eu tb quando vim no Brasil montar a Akretion com o Renato nao pensei que os caras iriam me inventar uma coisa dessa... Foi tudo um processo.
Mais olha, a situaçao nao é tao ruim quanto vc imagina nao. Com open source com licença verdaderamente open source, so da para puxar na corda so um pouquhinho.

Se o OpenERP fosse para empresa grande, sei la que nem um produto open source como Hadoop, talvez nao teriamos essa situaçao pois uma empresa grande e rica do Brasil parece uma empresa grande rica da Europa.
A situaçao realmente chega nisso porque o OpenERP alveja principalmente as empresas pequenas e medias no modelo economico dele e nisso existe um contrasto muito grande entre paises ricos e outros que sao menos.

Se a briga fosse sempre contra o Totvs, o OpenERP ate que nao se daria tao mal em questao de valores. Mas o lance é que sem customizaçao, out of the box assim como a OpenERP quer vender, a briga é mais contra produtos tipo conta Azul e ai, hoje em termo de valor que a OpenERP SA quer cobrar, o OpenERP nao fica nada bom na briga nao.

So se chega a brigar contra Totvs com OpenERP se trabalhar com desenvolvidores talentuosos e experientes para extender, uma coisa que nao se encontra facilmente na economia brasileira. Como arrumar desenvolvedores desse nivel no Brasil é raridade, se trabalhar nos valores do mercado, ja vai se queimar todo nessa busca entao mesmo que a Enterprise fica mais em conta, no balanço geral nao ficaria bom tb nao. Tipo no Rio, teriamos que atrair os caras que podem trabalhar na Globo (usam muito Python tb). Sem mentir, contratar um cara que tem o nivel de um cara da CampToCamp no Brasil, o cara entra na Globo tanquilo.
E ai quem vai pagar melhor, a Globo ou a empresa de 50 funcionarios de fulano de tal para vc customizar o ERP dele? Ja na França pelo perfil diferente da sociedade e a situaçao economica diferente, entao nao precisa brigar contra emissoras.

Enfim. A situaçao evoluira, nao tem como ficar nisso. Outra, se no Brasil ja fica nessa situaçao, entao em dois terços do mundo a situaçao é assim tb ou pior... Por isso nao ficara por isso, nao tem como.

Atts.



--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.

Marcelo Bello

unread,
May 19, 2014, 11:10:05 PM5/19/14
to openerp...@googlegroups.com
Acho que não tem nada a ver isso, qualquer um pode vender no mercado treinamento para Excel, Word, Windows, Photoshop, etc... a Microsoft, Adobe, etc não ganham nem um centavo com isso. Com o Odoo/OpenERP não seria diferente.

Não tem nada de ilegal nisso. Só não pode falar o que não é, tipo dizer que é treinamento oficial se não for.

Abraço,

Marcelo

2014-05-19 22:32 GMT-03:00 Arnaldo Ortega <arnaldo...@gmail.com>:

João Paulo de Souza

unread,
May 19, 2014, 11:25:39 PM5/19/14
to openerp...@googlegroups.com

Marcelo interessante a sua colocação, mas acho que são modelos de negócio diferentes a Microsoft por exemplo ganha na venda de licenças de uso de software, o ganha pão já está garantido, e se alguém fizer treinamento ou o que seja, vai divulgar mais o produto. A OpenERP SA ganha e financia R&D justamente prestando serviços e treinamento porque não vende licenças

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.

Marcelo Bello

unread,
May 19, 2014, 11:55:06 PM5/19/14
to openerp...@googlegroups.com

João, irrelevante o que a empresa faz e como ela ganha dinheiro. O que importa é a lei, e pode ter certeza que se a Microsoft, adobe, etc tivessem como tirar alguns dólares de cada aluno das escolas de informática eles teriam feito isso, mas fato é que não podem, não há base legal pra isso.

Outro exemplo: você acha que alguém pode dar curso de Java que não seja a Oracle ou licenciado da Oracle? Claro que pode e está cheio de curso por aí. No entanto a Oracle tb oferece o treinamento oficial deles, o que não torna o treinamento não oficial ilegal.

Arnaldo Ortega

unread,
May 20, 2014, 7:27:20 AM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Marcelo, isto vai depender da licença de uso. A SAP, por exemplo, controla bastante quem oferece cursos em seu nome. Imagino que faça isto com base na licença pois para oferecer curso você precisa do software e para ter o software precisa de uma licença, que a SAP só vai fornecer aos parceiros de treinamento homologados. Caso contrário você está irregular com a licença e a SAP cai em cima, chegando até a impedir a oferta de cursos alternativos, como já fez com algumas empresas.

Quanto à Microsoft e outras, você também precisará de licenças para os computadores de treinamento que usarem o software. Seria necessário ver se a licença de uso abre esta possibilidade ou se é apenas uma liberalidade da Microsoft, que teria como vantagem a popularização de seu produto. A licença é algo próprio do fabricante, eu posso licenciar meu produto para uso doméstico/comercial mas não para treinamentos.

Quanto ao Odoo, a questão é: se não for possível usar livremente, construir um negócio com uso deste produto, oferecer cursos ou seja lá o que for, sem pagar algum tipo de direito de uso para a Odoo, então não se trata de open/free software. E aí, não é "Sorry, SAP", é "Sorry, community, virei SAP".

Raphael Valyi

unread,
May 20, 2014, 8:03:21 AM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Arnaldo,

eu nao sou juiz, mas eu tb acho que eles podem ter um bom controle pela marca. Inclusive, ja tive discussoes com o Anthony Lesuisse, Fabien ou ouvi do Xavier Pansaers que os caras ficavam babando no modelo do Red-Hat e ja planejavam ha algum tempo controlar a rede pela marca. Mas bom isso apenas se o bixo pegar. O risco claro é ficar se acostumando com a mudança enquanto esta paz e amor e depois ficar com o rabo preso: tipo se nao aplicar uma pricelist dessa nao puder usar a marca. Tem que ver ate onde temos escolha nisso. 

Nao sei exactamente sobre treinamentos, mas existem boas opçoes quanto ao controle da rede integraçao pela marca de forma geral.

Agora, veja bem, realmente nao é tanto drama assim nao. O produta ta ficando muito bom e com codigo aberto. 
O que pode acontecer é que os caras vendem os serviços deles nos pais ricos e passam a nao vender mais quasi nada nos paises em desenvolvimento. Isso é praticamente a logica economica. Ja é assim com a maioria dos softwares open source comerciais. O cara nao quer vender barrato no Brasil, acha que nao vale apena. Bom ai ele nao vende, outro vende serviço.

Pode muito bem fazer que nem Redhat e CentOs. Aqui no Brasil as empresas que nao forem muito grande vao usar CentOS ou Fedora e nao Redhat. E la nos EUA, os caras com frescura vao pegar o Redhat. Depois vira que nem sabao em po: o produto é igual mas um gasta em propaganda e o idiota que accredita na propaganda paga a que é mais cara.
So espero que tudo isso seja feito em com relaçoes da melhor forma possivel com eles.

Eh um pouco chato se chega nisso, mas bom, pelo menos do nosso lado acho que a gente ja tentou tudo para que isso nao acontecesse.

Como te disse, eu accredito que esses preços que estao anunciando estao fazendo falar em muitos paises. Entao duvido que vai ficar por isso. Mas sei la, talvez os caras pecisam ficar 4 meses vendendo quasi nada para se tocar ja que somos malucos que falam so coisas malucas.

Atts.

-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.

Arnaldo Ortega

unread,
May 20, 2014, 8:50:24 AM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
2014-05-20 9:03 GMT-03:00 Raphael Valyi <rva...@gmail.com>:
Agora, veja bem, realmente nao é tanto drama assim nao. O produta ta ficando muito bom e com codigo aberto. 
O que pode acontecer é que os caras vendem os serviços deles nos pais ricos e passam a nao vender mais quasi nada nos paises em desenvolvimento. Isso é praticamente a logica economica. Ja é assim com a maioria dos softwares open source comerciais. O cara nao quer vender barrato no Brasil, acha que nao vale apena. Bom ai ele nao vende, outro vende serviço.



Raphael, o ponto não é se o produto é bom ou não ou se é barato ou caro. O ponto é que o Odoo virou mais um ERP no mercado, com um pouco mais de cores que o SAP/Totvs e outros mas ao entrar por este caminho está caindo na vala comum dos ERPs, se posicionando como um concorrente e não como algo inovador, nem em produto nem muito menos em modelo de negócio. Há uma tímida tentativa de mostrar inovação, com a integração nativa com CMS e eCommerce mas ao mesmo tempo eles se comparam o tempo todo com a SAP, o que é um grande erro estratégico, na minha visão. A estratégia não é clara, hora é open, hora é meio-open (com os módulos privados), hora é SorrySAP, hora é "além do ERP", hora bate no parceiro, hora afaga.

Agora imagine o seguinte: se você não tivesse a Akretion e estivesse na mesma posição que 5 anos atrás, começando agora, escolhendo um ERP open source, investiria tudo o que investiu no Odoo? Não seria mais interessante investir todo o trabalho, tempo e dinheiro no Tryton, open/free desde o nascimento e baseado em uma fundação sem fins lucrativos?

Por que, veja, se é para ser parceiro de alguém, só pelo dinheiro, não é melhor ser parceiro da SAP que é mais forte, tem um modelo de negócio bem definido e não fica passando rasteira nos parceiros o tempo todo? O OpenERP representaria uma alternativa ao modelo constituído se fosse um framework sobre o qual você pudesse montar seu negócio (integrador, SaaS, seja lá o que fosse melhor na visão de cada empreendedor) mas na linha em que está seguindo não se mostra como uma alternativa interessante do ponto de vista do integrador pois, como disse, se é para ser integrador vou de SAP que rende mais.

Claro que, no seu caso e de outros parceiros que confiaram desde o começo, em razão do grande investimento que já fizeram fica difícil mudar, mas para novas parcerias, o que a Odoo oferece de vantagem? E se eu analisar o histórico de rasteiras e jogo duplo que a empresa praticou com os parceiros ao longo da sua história, fica ainda mais difícil me dispor a investir. Haja visto que, como você bem disse, os parceiros que abriram caminho e fizeram o nome do produto no mundo estão agora sendo descartados.

Veja, não estou condenando os objetivos de ser lucrativa e sustentável nem de crescer com ajuda de investidores (embora eu tenha minhas restrições quanto a isto) da Odoo, isto é absolutamente justo desde que este objetivo seja claro desde o início. Mas o jogo duplo, usando a comunidade, posando de open/free e agora mostrando as garras ao mudar as regras no meio do jogo, isto não é nada honesto. O lobo agora tirou a pele de cordeiro e mostrou sua verdadeira face.






Marcelo Bello

unread,
May 20, 2014, 10:29:08 AM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Arnaldo, existe uma grande diferença entre o que uma empresa quer e o que ela pode. Muitas vezes a empresa impõe o que quer através de processos judiciais e fica caro brigar mesmo que você tenha razão então a empresa consegue se impor.

    Mas essa história de licença não é bem assim. Por exemplo, a Microsoft vende uma versão do Office chamada Home & Student que na licença diz que não pode ser usado para fins comerciais. Nos EUA isso até cola, no Brasil não. Uma empresa não pode te dizer o que você pode ou não fazer com um produto que você comprou. Eu já comprei micros na Dell para minha empresa e os vendedores nunca oferecem a versão Home & Student citando a licença mas se você mostra que sabe que essa história de licença no Brasil é balela eles rapidinho vendem a versão Home & Student mesmo, mesmo sendo faturado para empresa. Vale mais para direcionar o canal de vendas e colocar medo no cliente do que qualquer coisa.
     
     Claro que para dar treinamento onde será usado um software pago você precisa da licença desse software para poder usá-lo. Mas até aí a dizer que uma empresa qualquer não pode dar treinamento de Excel, Word, etc se a Microsoft não quiser tem uma distância enorme. 

     No Brasil você não pode licenciar para uso e não para treinamento. Você também não pode dizer que uma licença não pode ser vendida ou transferida. Por mais que esteja escrito na licença essas coisas, as leis do país e os direitos básicos de consumo se sobrepõe a contratos de adesão como esses.

     No caso de SAP, Red Hat, etc, como são ferramentas usadas em ambiente corporativo, quem faz curso quer ter certificação oficial pois essas coisas fazem toda a diferença quando você está fazendo um bid ou querendo ser contratado. Então na prática os canais oficiais predominam, mas não é uma questão de licença (pelo menos no Brasil).

Abraço,

Marcelo

Raphael Valyi

unread,
May 20, 2014, 11:37:58 AM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Ola,

concordo pela analise do Marcelo,
tb tem a questao do uso da logo mas isso nem mudou.

Mas enfim, de qualquer jeito isso nao é tao grande coisa. Eu acho que essa questao de propriedade intelectual devidamente definida pesou bastante na troca de nome para tirar o OpenERP que ja era bem famosinho. Acho que quando o Fabien foi de TinyERP para OpenERP, o cara da Almacom (de onde vem o Antony Lesuisse tb) vendeu o "openerp.com" para ele. Ele se empolgou muito na troca mas pouco experiente na epoca deve ter deixado de fazer o processo legal correctamente, pois tb quando vc lança um business model open source, tem 10 000 outras coisas para pensar.
Agora, veja bem, na verdade eles podiam ja ter tido uma marca devidamente registrada desde o inicio e ninguem nao ia nem comentar. Isso é o caso da grande maioria dos produtos que tem editora por tras. So respondi ao Marcelo que perguntava disso o que eu achava, mas nao é fim do mundo nao de jeito nehnum.

Na verdade talvez so é chato isso combinado é triplicaçao dos preços para uma empresa que nem a gente que se esforçou para vender os seviços deles ate agora para trabalhar em parceiria (faz sentido vc querer que tudo mundo ganha, se nao acontece, como vc pode accreditar que o modelo seja sutentavel) e hoje ve isso mais complicado na frente se eles nao reconsideram.

Veja bem, independentemente do que a OpenERP sonha la na Belgica, o mercado vai querer o OpenERP/Odoo e vai ter gente que vai oferescer o seviço e ja que é algo dificil de se realisar, precisa de uma rede de profesionais na qual vc pode se encaixar.

Infelizmente closed source ganha mais do que open source (muitas vezes ate bater na parede hoje em dia tb) a menos que vc consegue escalar a offerta de alguma maneira que vc nao faria com closed source talvez. Mas enfim nem tudo é dinheiro. Eu ganhava muito mais na Amadeus do que com open source, mas eu tinha a impressao de jogar no lixo cada dia de trabalhado. Open source pode ser bastante mais legal, agora claro, quando os infelizes nao tentam se enfiar nisso tb para atrasar a sua vida no open source tb. O que eu vejo e que no Brasil  dificil alguem fazer esse tipo de escolha entao nao é bem escalavel, enquanto essa atitude "foda-se o mundo corporate" e muito mais comum por examplo na Europa, entao esse tipo de serviço escala mais la do que aqui.


Atts.


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.

Luis Felipe Miléo

unread,
May 20, 2014, 12:27:45 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Quanto ao openerpbrasil.org / grupo de discussões quais vão ser os próximos passos?

Seria uma boa aproveitarmos essas mudanças para melhorar o canal de comunicação por aqui. 


Deixar a lista para duvidas complexas, criar um Q&A e etc. 

Sei que já foi discutido em outros tópicos esperar a 8.0. Mas já que sai um dominio odoobrasil.(sei lá o que) falando que é representante da Odoo no Brasil...



A OCA já aderiu a nova marca: 



Abraços

Raphael Valyi

unread,
May 20, 2014, 12:34:21 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Ola Luis,

nome do site podemos mudar, mas sugero de fazer entao ao atualizar o conteudo na hora de passar na 8, ou seja daqui algumas semanas.

Do Q&A, eu suggiro de usar o Stackoverflow em Portuguese (existe). Tem a vantagem que é neutro, muito bem feito e nao da trabalho.
O que acha?

Ai vc pode me dizer ah nao vai ter massa critica para stackoverflow funcionar. Isso eu accredito muito provavel, mas enfim isso so queria dizer que é cao querer ja um Q&A do tamanho que esta a comunidade, mas enfim ja que vc suggere podemos experimentar.

Caso precisaria iniciar o Q&A, podemos pegar varias pessoas e comçar a fazer isso apenas para popular um inicio de Q&A.

O que acha?


-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant


Raphael Valyi

unread,
May 20, 2014, 12:36:39 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Por examplo Stackoverflow Portuguese do Ruby on Rails

Atts.

-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant

Raphael Valyi

unread,
May 20, 2014, 12:54:50 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Luis,

tb, falando da OCA (tavamos na reunao no board essa tarde alias, serao publicados umas coisas), o dia que uma outra empresa do Brasil que contribue na localizaçao entrar com reviewer OCA, ja que agora a OCA vai para o Github tb, poderemos botar o repo do l10n_br_core na organizaçao OCA. Acho razoavel por examplo a Kmee ou a ThinkOpen entrar la daqui umas 2 - 3 anos se começar a tabalhar na OCA agora (demourou assim para todos os membros, filtramos muito mesmo).
Mas ja que hoje so tem eu, nao iria permitir aplicar a regra dos 2 votos positivos para proceder um merge de jeito nehnum, entao so ia atrapalhar a OCA e nao resolver nada.

Mas enfim so explicitando essa abertura tb.

Atts.


Raphaël Valyi
Founder and consultant


2014-05-20 13:27 GMT-03:00 Luis Felipe Miléo <mi...@kmee.com.br>:

Arnaldo Ortega

unread,
May 20, 2014, 1:02:59 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
2014-05-20 11:29 GMT-03:00 Marcelo Bello <marcel...@gmail.com>:
Arnaldo, existe uma grande diferença entre o que uma empresa quer e o que ela pode. Muitas vezes a empresa impõe o que quer através de processos judiciais e fica caro brigar mesmo que você tenha razão então a empresa consegue se impor.

    Mas essa história de licença não é bem assim. Por exemplo, a Microsoft vende uma versão do Office chamada Home & Student que na licença diz que não pode ser usado para fins comerciais. Nos EUA isso até cola, no Brasil não. Uma empresa não pode te dizer o 

Marcelo, concordo que a legislação de um país influencia na aplicabilidade ou não de um determinado modelo de licenciamento mas não é uma questão de "colar" e sim de estar compatível com a legislação em vigor. No Brasil, por exemplo, temos a ABES, representando os interesses das empresas de software no que diz respeito à licença, lutando para que sejam respeitadas. Portanto não se trata de colar ou não, basta a Odoo abrir em escritório no Brasil e se filiar a ABES para ter alguém aqui olhando por seus direitos. Apesar de não ser advogado acho este assunto muito interessante e leio bastante sobre o tema.

Copyright é mesmo uma coisa complicada pois cada país interpreta de uma forma. Há grandes diferenças entre a cultura dos países europeus e os americanos neste tema, por exemplo. Pelo que entendo - como disse, sou um leigo interessado mas não um expert - o Brasil segue mais ou menos as regras dos EUA mas não encontrei uma informação palpável sobre o entendimento dos tribunais brasileiros sobre open source, se é que já houve algum caso assim aqui. No mundo open source a coisa vai mais pela ética de se respeitar a licença do que pela lei mesmo, mas quando se misturam interesses comerciais com open source não liga muito, fica meio água com óleo.

Mas, de novo, meu ponto é que o modelo comercial do OpenERP/Odoo não é diferente do de outras empresas mais bem estabelecidas e, portanto, não é mais atrativo, infelizmente. A menos que fosse o caso de colocar o amor à arte antes do dinheiro, como disse o Raphael, mas nem neste caso o Odoo atende por conta deste modelo de publisher privado da OpenERP/Odoo.

E aí é que reside o grande problema: na minha concepção, um publisher privado, com interesses comerciais sobre o produto é algo incompatível com um modelo open source. Então não dá para falar em open source quando se trata do Odoo pois é um produto cheio de armadilhas, apesar da aparência de legítimo open source.

Comparativamente, vejo o caso da 37signals como um exemplo de boa mistura entre interesses comerciais e open source. Enquanto o Ruby on Rails é uma ferramenta aberta, desenvolvida e mantida com/pela comunidade, as aplicações web que geram receita para a empresa, baseadas neste framework e em outras ferramentas abertas, são código privado. E a própria licença do Ruby on Rails permite isto, de maneira que fica cada coisa em seu mundo, com regras bem claras sobre o que é e o que não é open source. Este é sem dúvida um caso de simbiose muito eficiente, em que todos envolvidos se beneficiam.

Quanto ao OpenERP, a primeira impressão que tive dele é que ele seria um framework ERP (como o Tryton se propõe a ser), para ser usado puro em casos mais simples, ou como core de um aplicativo mais amplo. No entanto o destino que seus criadores deram a ele é ser o próprio produto, completo em si mesmo, o que o torna incompatível com o open source, daí toda esta controvérsia.

Raphael Valyi

unread,
May 20, 2014, 2:01:49 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
2014-05-20 14:02 GMT-03:00 Arnaldo Ortega <arnaldo...@gmail.com>:
[...]


Quanto ao OpenERP, a primeira impressão que tive dele é que ele seria um framework ERP (como o Tryton se propõe a ser), para ser usado puro em casos mais simples, ou como core de um aplicativo mais amplo. No entanto o destino que seus criadores deram a ele é ser o próprio produto, completo em si mesmo, o que o torna incompatível com o open source, daí toda esta controvérsia.

Ola Arnaldo,

teria mais para falar nisso, mas so a respeito desse ultimo ponto: existe uma logica por traz disso: um ERP é algo tao complexo que nao pode ser o produto ERP de cara, a menos talvez com bilhoes de investimentos inicias que a licença open source nao permitiria devolver (assim como o criador do Compiere explica muito bem que nao ha "hockey sticks" para Venture Capital no open source).
Entao começa pelo "framework" apenas e vai caminhando. O framework de uns, por examplo de 2 anos atras no Brasil, ja é o ERP pronto de outros de empresas na França por examplo. Daqui pouco o OpenERP/Odoo sera o ERP pronto de agumas empresas pequeas no Brasil e ainda sera apenas o framewok de empresas de 500 funcionarios.

Ou seja é uma dinamica logica na qual as fronteiras estao sempre redefinidas (acho que quem vende tem que aprender tao rapidamente quanto quem desenvolve). Agora eu concordo, existem algumas extrapolaçoes comerciais que sao idiotas ou hipocritas e atrapalham em alguns mercados.

Pelo menos um produto open source desse sempre evoluie e conquista novos teritorios, isso eu acho tao muito mais interessante do que o SAP. Algumas coisas sao chatas, mas basicamente o OpenERP/Odoo é muito poderoso e ele hackeavel, e isso para mim ja basta: vc tem como criar as suas regras. Isso é bem excitante. Em breve iremos mostra um caso da primeira empresa tipo web2.0 totalmente pilotada pelo OpenERP na escala do Brasil inteiro. Um business model totalmente inovador e bem interessante. Mais em breve (pau tenho que chegar de convesinha que o cara ta ficando doido para eu entregar umas coisas urgentes la).

Abraço.

Arnaldo Ortega

unread,
May 20, 2014, 2:12:56 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
2014-05-20 15:01 GMT-03:00 Raphael Valyi <rva...@gmail.com>:
Ou seja é uma dinamica logica na qual as fronteiras estao sempre redefinidas (acho que quem vende tem que aprender tao rapidamente quanto quem desenvolve). Agora eu concordo, existem algumas extrapolaçoes comerciais que sao idiotas ou hipocritas e atrapalham em alguns mercados.

Pelo menos um produto open source desse sempre evoluie e conquista novos teritorios, isso eu acho tao muito mais interessante do que o SAP. Algumas coisas sao chatas, mas basicamente o OpenERP/Odoo é muito poderoso e ele hackeavel, e isso para mim ja basta: vc tem como criar as suas regras. Isso é bem excitante. Em breve iremos mostra um caso da primeira empresa tipo web2.0 totalmente 

Eu concordo com o seu raciocínio mas me colocando na posição de alguém que estivesse investindo em uma ferramenta open source eu gostaria de ter a garantia de que a ferramenta vai ser sempre livre. Com a Odoo não temos isto, daqui a pouco eles resolvem que o Odoo 10.0 é fechado ou fazem algum movimento que mate a comunidade e lá se vai a evolução e a emoção. Como aconteceu com o Adempiere/Compiere, como você mesmo gosta de citar.

Raphael Valyi

unread,
May 20, 2014, 2:30:10 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Só por cima do nosso Cadáver!

;-)

Luis Felipe Miléo

unread,
May 20, 2014, 2:35:38 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
+1

Antes disso vamos sair na mão com muita gente.


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--

Luis Felipe Miléo

unread,
May 20, 2014, 1:11:16 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
O stackoverflow é muito bom, vejo ele como uma ótima ferramenta para desenvolvedores, mas continuaremos a ter as duvidas simples chegando repetidamente na lista.

Creio que a melhor maneira seria um forum/Q&A no site da comunidade e a lista do google groups ser referenciada nesse site, se possível restrita a pesquisa no google em um segundo momento. Então quem procura sobre Odoo, entra no site da comunidade, lá citamos o git/google groups/q&a/forum e sua funcionalidade.

Também tem a nova documentação que vai sair:
Functional Doc

In Progress
Will be updated for v8 and posted in the form of editable FAQ entries (cookbook style) on Help
Poderíamos pensar em algo semelhante ou um mutirão para traduzir a documentação que vai sair.


Mas ainda vai ter bastante trabalho na migração da V8. Seria algo que poderíamos adiantar até o final do mês, a um tempo atrás o Renato me mostrou um novo template para o site, feito em Bootstrap.


@Raphael

Quanto a OCA, seria muito bom participar, espero poder contribuir mais com os módulos da OCA até o fim do ano, revisando alguns pull requests ou contribuindo com alguns. Recentemente o Leonardo Pistone foi aprovado, mas sei que ele trabalhou bastante pra isso.

Por enquanto na localização eu tenho feito varios pull requests sempre que posso. Podemos combinar para testemos as novas funcionalidades que o pessoal da Akretion desenvolver.  


Atualmente os pull requests de terceiros são tão tímidos que até termos um terceiro fazendo também não sei como poderíamos melhorar, sei que é complicado e a carga maior sobra para vcs.... 

No que puder estou disposto a ajudar. Na migração da 6.1 para a 7.0 passei uma semana na sede da Akretion ajudando na migração. Podemos combinar algo do tipo.


Abraços


Marcelo Bello

unread,
May 20, 2014, 9:05:39 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Olhando pelo movimento dessa lista, investir muito em Q&A, fórum, etc pode ser perda de tempo. Acho que a comunidade não chegou lá ainda.

Traduzir a doc oficial eu particularmente acho perda de tempo, sou meio radical nesse ponto mas quem trabalha em TI e não consegue ler em inglês já começou mal (acho muito mais útil um esforço de revisão da tradução da localização, tem alguns termos bizarros e falta traduzir muitos hints que só aparecem na interface em inglês. Pena que a tradução pelo LP não oferece nenhum contexto, dificulta bastante o trabalho).

O que eu sinto falta na comunidade:
  • Maior participação de usuários. A participação de usuários (a maioria cliente dos OERP partners) ajudaria a guiar o futuro da localização de acordo com a necessidade real da base (usuários no sentido de quem já usa o sistema em produção, não os que querem se tornar usuários). Além disso começaria a permitir patrocínio de certas funcionalidades pago por mais de uma empresa o que eu acho que é bem interessante;
  • Uma idéia de roadmap da localização, nem que seja básico (poderia ser até uma lista dos pontos a melhorar/evoluir, sem nem definir como e quando ocorrerá a melhoria). Fala-se que houve uma quebra na API da localização para a V8 mas pouquíssima gente sabe o que está sendo trabalhado. Nesse ponto um wiki poderia ser bem interessante, faz-se uma lista de pontos a melhorar e no wiki pode-se explorar cada item mencionando pontos de cuidado, desafios, responsáveis, TODOs, limitações, etc
Abraço,
  
Marcelo

Raphael Valyi

unread,
May 20, 2014, 10:27:50 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Ola Marcelo,


2014-05-20 22:05 GMT-03:00 Marcelo Bello <marcel...@gmail.com>:
Olhando pelo movimento dessa lista, investir muito em Q&A, fórum, etc pode ser perda de tempo. Acho que a comunidade não chegou lá ainda.

Traduzir a doc oficial eu particularmente acho perda de tempo, sou meio radical nesse ponto mas quem trabalha em TI e não consegue ler em inglês já começou mal (acho muito mais útil um esforço de revisão da tradução da localização, tem alguns termos bizarros e falta traduzir muitos hints que só aparecem na interface em inglês. Pena que a tradução pelo LP não oferece nenhum contexto, dificulta bastante o trabalho).

Concordo plenamente. Mas enfim tinha gente que quis fazer, talvez por nao accreditar nisso, apenas guiamos. 

O que eu sinto falta na comunidade:
  • Maior participação de usuários. A participação de usuários (a maioria cliente dos OERP partners) ajudaria a guiar o futuro da localização de acordo com a necessidade real da base (usuários no sentido de quem já usa o sistema em produção, não os que querem se tornar usuários). Além disso começaria a permitir patrocínio de certas funcionalidades pago por mais de uma empresa o que eu acho que é bem interessante;
So tera usuarios se primeiro tem implementaçoes. Talvez hoje so tem 300 usuarios de OpenERP que emite nota fiscal no Brasil inteiro (eu chutaria isso), o restante esta apenas tentando. Muitas dessas 300 pessoas usando, nao sao funcionarios padroes que fazem um coisa ou outra no ERP mas sem se intessar pelo assunto nem ter incentivo na empresa deles de trocar experiença. Talvez sobre entao "20 power users" no Brasil inteiro. Alguns deles sao voce e alguns outros que aparecem de vez em quando.

Hoje vamos botar tem menos de 10 pessoas no Brasil que sabe lidar um projeto digamos que chegara ate emitir notas fiscais (o problema é da germinaçao disso porque se o cara nao for fodao e com determinaçao ele nao sobrevve um ano, isso que acontece ainda muito). Como trabalhar para projetos de 5 dias raramente e rentavel, mesmo que alguns projetos estao sendo feito, essas 10 pessoas mesmo que fazem alguns projetos pequenos vivem mais de projetos que leva 4 meses ou mais para completar...

Entao nao tem magia. Esse processo de germinaçao é lento, nao tem muito como. Impatiencia nao resolve nada nao.
Eu lemento que foi perdido muito tempo com inclusive algumas imbecilidades nisso, do tipo querer explorar os gente que tava aprendendo em vez de deixar eles se desenvolver ate pude andar com as proprias pernas, o que leva anos infelizmente. Pois cada nova pessoa capaz de fazer projetos assim de forma professional é um ganho real. Todo mundo viu que as coisas aceleraram depois do Danimar Ribeirao, o Luis Mileo ou o Carlos Almeida começaram a sobmeter uns merge proposals e responder algumas peguntas na lista. Mas quantos anos ficaramos sozinhos ou quasi antes porque ninguem podia se sustentar com isso? (e conseguimos pegando projetos no EUA para se sustentar enquanto a localizaçao andava).
Precisamos de mais gente assim. Mas para 1 que consegue sao talvez 10 que ficam tentando um ano sem conseguir. Digamos que ate recentemente foi assim, talvez na v8 sera diferente.

Marcelo, pode confiar, eu tive a sorte de observar esse mesmo processo de germinaçao acontecer entre 2007 e 2008 na França, eu sei o tempo que leva e que nao tem magia. Aqui chegou mais tarde, a localizaça foi mais complexa chegar numa forma usavel, as consiçoes socios economicas sao diferentes etc... Mas chegara la si tb ninguem fera o produto ate la é claro.
 
  • Uma idéia de roadmap da localização, nem que seja básico (poderia ser até uma lista dos pontos a melhorar/evoluir, sem nem definir como e quando ocorrerá a melhoria).
Se vc olhar os feature requests no Github, algumas coisas botamos la quando é possivel

Tem algumas coisas que eu cheguei a comentar sobre o web_context_tunnel ou a necessidade de homogeneisar o modelo de cidade ao nivel da OCA (o que infelizemente nao aconteceu, como sempre, ajuda com pull requests é muito mais bem vinda do que cobrança


Agora, muita mudança, vem de mudança de API da propria OpenERP SA que tambem nao tem roadmap como todo sabe.
Entao nao tem como a gente anticipar, a gente descobre no ultimo momento (tipo o ance na gestao dos endereços na v7 mas sao demais examplos assim) e tem que se virar para adaptar nao da para planejar assim infelizmente, mas ai o problema é 'upstream', nao vem da gente. Vc sabe entao onde reclamar, mas por favor aqui nao.

Agora, todo isso é feito com muito pouco dinheiro projeto apos projetos.
Entao, a gente nao esta num luxo de recursos para documentar todo nao. Temos 1/10 ou menos do dinheiro que teria para fazer mesma coisa no proprietario. E se o cara é brilhante e trabalhoso ele consegue, senao nao. Temos que nos satisfazer isso, ou entao vc manda dinheiro amanha (e nao 500 R$).

Levando isso em consideraçao, as pessoas que pretendem seguir tem que ter a compencia de se adaptar tb a realidade do open source copyleft (e nao open core).
Isso é para seguir a localizaçao. Para nos que temos que seguir a OCA e o core, o desafio é igual (ou muito maior na verdade). Por isso que nao é para qualquer um.

Entao em vez de reclamar, tem que usar as ferramentas que os desenvolvidores usam; bug/feature tracker e seguir as branches e os commits.

E quem ajuda os desenvolvedores de um projeto, sempre consegue um contato mais proximo em reunoes de desenvolvimento e isso permite se planejar melhor. Nos falamos entre membros da OCA ou entre os contriuidores da localizaçao.

Isso tambem permite que quem faz o esforço sai na frente, isso nao é nada mais justo do que tiver que aturar as palhassadas comerciais de empresas que nao querem investir no projeto mas querem so se beneficiar do fruto. De novo todo é publicado, nao se trata de um "lock in". Se trata apenas de um "lock out" de quem nao quer ajudar a relaçao da inovaçao. Depois que deixou de ser inovaçao ate o parasita aproveita. Ainda é um modelo muito generoso.

Agora, assim que fizemos na v7, iremos apresentar na v8 os novos recursos para democratisar um pouco. Nao chega a ser um roadmap, mas mais um release note para os usuarios ou os poentiais clientes de quem desenvolve o projeto.

Alem disso, so para lembrar, ninguem aqui vende codigo.
De alguma maneira temos que nos financiar entao tipo nao seria imaginavel que de graça a gente iria fica horas documentando para que qualquer um possa gastar 2 anos aprendendo e saber fazer tb. Quer dizer se fizer, ninguem mais iria ser pago por avaçar o projeto.
Fazemos o que da mas isso é um equilibro, e bom dar uma olhada nos commits para ver que embora os blablabla sao sempre os mesmos poucos que fazem algo. E nao aceito o papo do que seria o projeto da localizaçao. Pois conheço muito bem o ecosistema do OpenERP e posso afirmar com toda certeza que as empresas que nao contribuem da localizaçao tambem nao contribuem nas resoluçoes de bugs do core ou dos projetos da OCA. Entao mais açao e menos papo por favor!

Por fim Marcello, é importante que open source, como em qualquer boa sociedade, todo e uma questao de direitos e dever. So da para cobrar se vc primeiro traz alguma coisa. Niguem faz as coisas de graça so porque seria otario. Digamos que a logica é é beasada na colaboraçao em vez da logica financeira (geralmente va mais rapido, mais leve, sem ter que pagar pelos intermediaios financeiros. Mas novamente o fato que é open nao quer dizer que nao existem regras.
E bom sempre lembrar disso.

Sobre funcionalidade com varias empresas participando isso esta acontescedo ate um certo ponto. Vc pode ver que a transmissao da NFe foi uma colaboraçao entre o Danimar, o Luis e o Renato. A tentencia é a gente se falar mais. Tudo é uma questao de confiança e novamente é importante que as empresas que investem nisso tem boas garantias que irao ter um retorno difenciado por conceder o esforço.

Quando é possivel fazemos e nao é voce que nao esta envolvido no projeto que tem que decidir de como isso tem que ser feito ou nao. Parece razoavel nao?

Agora o Brasil e relativamente pequeno em termo de contribuidores do OpenERP. Existe muito mais oportunidades de colaboraçoes na escala mundial. Por isso que varias pessoas que nem a gente estao contribuindo no quadro da fundaçao OCA e cuidando para deixar isso rodando (contribuçoes, eleçoes etc...).
Alias mais sobre a OCA sera publicado durante os community days.

Coisas como shared funding podem destabilisar projetos open source com uma pluralidade de atores de uma forma que pode nao ser saudavel (tipo quem levanta grana, a grana vai para quem...) Com tanto pouco contribuidores capacitados hoje e tanta poucas empresas dispostas a investir de verdade (nao 500 R$ para Nfe nao) que acordos bilaterais caso a caso é muito mais eficiente. Ate na europa onde a muito mais desenvolvido eu vejo que essa é a forma mais eficiente. Quando tiver milhares de empresas usando o OpenERP/Odoo, ai sim tudo bem podera anunciar shared funding. Mas enquanto isso, por favor, vamos considerar que seria muita perca de tempo, muita bagunça e frustraçao por muito pouco resultado. Tipo vc viu, quis fazer shared funding para transmitir a NFe. So vc ofereu 500 R$ e a gente nem entrou em toda burocratia de colectar e deividir esses recursos ridiculos (mesmo se fosse 5000 R$) e acabamos fazendo cada um com os recursos que tinha, porque era muito mais eficiente assim nessa micro escala. Entao nos nao vamos nos enganar sobre o tamanho do projeto hoje como ele esta. Um outro dia talvez, mas hoje com certeza sabemos o que faz esse projeto andar, e olha ele anda viu. A localizaçao brasileira é certamente uma da mais avançadas localizaçao do OpenERP no mundo. Se vc enxergar uma que é complexa é que parece mais avançada, eu quero que vc me aponta aqui. Vou te dizer, ate na França (maio mercado OpenERP) é uma bagunça, onde os caras fortes de antes (Syleam) nao conseguiram se manter bem e recentemente fomos ate nos de novo que estamos levando isso para frente.

Entao o que eu te peço Marcelo e de respeitar esse trabalho que esta sendo feito e que vc ja usa. E de se autorisar o direito de fazer criticas so depois de ter certeza que trouxe contribuiçoes ao nivel razoavel, senao ai é bagunça e nos em vez de trabalhar ficamos batando papo para ver os desejos de X ou Y.
Espero que vc me entende.



Atts.

Raphael Valyi

unread,
May 20, 2014, 10:48:41 PM5/20/14
to openerp...@googlegroups.com
Eu so queria accrescentar para que pensa que isso seria um problema dde liderança. Faz uns 2-3 anos que falamos por examplo que nos da Akretion ao tinhamos interesse em desenvolver
  1. a folha legal de pagamento (nao so extender o modulo HR com 4 campos)
  2. o PAF-ECF
Isso sao coisa de localiaçao importante certo? Para muita gente, ausencia de PAF-ECF é blocante

Agora me diz, que empresa entao que faria tao melhor foi la abrir um repository no Github e começou a fazer um projeto desse com uma gestao que seria tao melhor? Onde?

Resposta: nehnum.

Bem, eu acho que a demostraçao ja esta bastante completa do que vc reclama de barriga cheia perto do razoavel que se pode alcançar com licença AGPL e esse tipo de ecosistema.


-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant

Raphael Valyi

unread,
May 21, 2014, 1:36:32 AM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
Marcelo,


ate fiquei pensando, aquilo que vc quer de desenvolvimento sponsorisado é o que nos estamos motando com a OCA (mais publicado daqui duas semanas nos community days).

Aqui no Brasil so a gente esta membro (no board do criadores) da OCA, entao hoje nao iria mudar de nos contratar direitamente se fosse coisa de localizaçao.
Uns dos caras fortes da OCA é a CampToCamp. Se voce nao confia na OCA ou na CampToCamp, entao sabe, pode desistir do OpenERP porque ninguem tem mais legitimidade do que eles. Mas esse grupo é aberto, basta as pessoas convencer pelas contribuçoes delas num periodo de um para dois anos que atigem os criterios de exelencia e de boas intençoes a respeito do eco-sistema para entrar. Isso sera esclarescido melhor nos community days. Entao vamos dizer se vc quer que a empresa X participa de um desenvolvimento collectivo no quadro da OCA, voce pode orientar ela para seguir o processo seletivo.

Alem disso, voce tem a possibilidade de contratar um dos contribuidores do projeto de localizaçao.

Ou entao se nao gostar, existem treinamentos para capacitar quem vc gostar mais (mas mesmo com treinamento leva tempo). Contribuidores como Luis Mileo ou o Carlos Almeida por examplo ou ainda o Fabio Negrini sao por examplo gente que seguiram esses treinamentos oficiais e eu acho que acelerou a capacitaçao.

Enfim, vc ou uma pessoa que quer que as coisas andam mais rapido, tem varias alternativas. Se nao gostar pode ainda fazer um fork se achar que alguem faz tudo isso melhor. Entao tem varios recursos. So nao tem magia, nem trabalho de graça. Tem que pegar ou largar ou entao pagar alguem para ter melhor (ou propor vc memo). Assim como muitos projetos open source funcionam.

Sendo que aqui dependemos da OpenERP SA que tem as metodologias de trabalho dela (que digamos nao é muito transparente) e que isso força a um certo reverse engineering das coisas para fazer a localizaçao e limita nossa capacidade a planejar. E a outra constraint muito forte tambem que o OpenERP imposa, é que a licença deve ser AGPL. O que torna os modelos de negocio bem mais dificil do que por examplo uma licença MIT com pedaços das funcionalidade que vc ia guardar so para vc sem entregar para a concorencia.

talvez eu fui bastante direito, espero porem nao ter ofendido vc.

Atts.


-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant


Raphael Valyi

unread,
May 21, 2014, 3:11:18 AM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
Mais um Macelo,

acabei de bater um papo com o Luis que me informou que foi pago pela sua empresa que ele fez as ultimas contribuiçoes na localizaçao.
Eu nao sabia eu nao tinha como saber tb se vc nao fala...

Por tanto eu retiro o que eu disse que vc tinha que contrbuir primeiro antes de cobrar: eu agradeço entao por financiar o projeto com essas excellentes contribuiçoes que o Luis fez.

Bom concordo isso te da ate um direito de se meter um um pouco na organisaçao, okay!

O que eu posso te dizer e que vc vai ver em questao de semanas algumas coisas vao mudar e vamos organisar varias coisas melhor. Como expliquei, ate recentemente e a v7, conseguir fazer um projeto no Brasil era coisa outro mundo. E os 4-5 extra-terrestros que iriam conseguir nessa adversidade toda nao precisavam de muita frescura de comunicaçao. Porem se a gente deixasse parecer que tava tudo no controle com uma comunicaçao/documentaçao formal, a gente ia incentivar uma galeira gigante que nao iria tera menor condiçao de conseguir depois, independetemente de qualquer tutorial.

Considera que com a v7 recente e a branch develop da localizaçao MUITA coisa foi para frente. De forma que na v8, nao teremos mais complexo de ariscar de incentivar as pessoas a entrar nisso, aboa qualidade geral do projeto sera assumida.
Digamos que a gente nao freiava a comuniacaçao de proposito nao. Mas ao inves disso, a gente enxergava que a prioridade absoluta devia ser dada no amadurescimento da localizaçao e do core do OpenERP (como o novo WMS por examplo que vai evitar muitas empresas de se ferrar). E como foi um processo iterativo muita coisa tinha que mudar ainda ate recentemente (hoje ta bem mais estavel).

Sobre a ausencia de roadmap e de release date do core eu continuo com a mesma remarca porem. Por examplo no fim do ano passado iniciamos a branch develop para quebrar o API e faze-lo seguir as evoluiçoes que eram preciso (melhorou muito: possbilidade digitar apenas os impostos sem regra fiscal, possibilidade de notas de serviço sem tazer a gestao de produtos...).

So que pensavamos que era provavel a v8 saisse tipo em feveirero. Ou seja logo a develop ia virar branch de release com essas mudanças.
Mas nao a v8 ta anunciada por Junho, e provavelmente sera depois ainda. Assim a develop teve evoluçao mais longa do que pensavamos ate que podemos adapta-la para a v8 e estabilisa-la na v8.
Entao eu espero que voce entende que nos estamos totalmente impactado pela ausencia de calendario de release e roadmap detalhada da OpenERP SA e que com certeza isso dificulta o trabalho em team. Lamento mas sobre esse ponto infelizmente nao é com a gente que vc tem que reclamar. A gente sempre reclama e se queima por isso. E legal quando os outros fazem tb um pouco (assim como vc fez a respeito dos preços).


Espero que vc entende.

Atts.


-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant

Ananias Filho

unread,
May 21, 2014, 8:48:10 AM5/21/14
to openerp-brasil
Só para constar, alguns dias atrás fiz uma chapa quente com um espanhol e um norte-americano (parceiros oficiais) em cima do fabien.
Questionamos:
- o modelo opensource do OpenERP (ainda não havia virado esse mal cheiro - odoooooooR)
- não alinhamento com os parceiros sobre a v8
- falta de suporte da OpenERP LATAM para com os parceiros (inclusive os gringos reclamaram da mesma coisa)
- o modelo de parceiros em geral que não está agradando
- os gringos ainda tentaram falar mais algumas coisas

Mas, pela 2ª vez, Ele, o homem de US$10.000.000,00, simplesmente saiu do chat e não voltou mais :(
que pena!
é assim que ele trata os parceiros, usuários, mantenedores e entusiastas do Open Source.
Vá lá... são uns 20anos colaborando com projetos OS
- kernel do linux (mais de 100 patchs - 1ª colaboração em 1994)
- qmail (perdi as contas de como já colaborei)
- apache (2 módulos)
- Nginx (1 módulo)
- Zabbix (correções e 1 módulo)
- KVM e Xen
- Tomcat (patch para o módulo cluster)
- Postfix mail admin
- Sceo User interface (agora chama-se Selor)
- OpenVZ Web Panel
- Apache CloudStack
e sei lá mais quantos outros

enfim... sobre como agir e trabalhar de forma colaborativa, isso eu posso dizer como pode ser feito e não é do jeito que a OpenERP faz.

Raphael, não seja infeliz dizendo que quem faz as coisas em OpenSource é otário porque faz de graça. A pessoa que fez é porque precisou ou simplesmente quis colaborar. 

Essa é a grande chave do OpenSource - Colaboração

Aproveitadores, hahahaha isso é o que mais tem! não to falando de OpenSource não!
to falando de tudo! Free, Open, Closed, Trial, XingLing e sei lá mais o que existe por ai.

Creio que como você mesmo falou, é melhor investir em quem colabora e organizar o que podemos fazer
Vamos continuar com o alinhamento que a KMEE tem com a Akretion e COLABORATIVAMENTE alavancar mais
desenvolvimento, features, suporte, vendas, implementações e tudo o mais aqui pelas terras brasileiras.





Ananias Filho - kram3r


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OdooBrasil / OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.

Ronaldo Contabilista

unread,
May 21, 2014, 9:01:15 AM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
Bom, eu tenho uma instalação nova, me parece estar tudo correto. Na conta caixa por exemplo que será registrado o pagamento de dinheiro em caixa está marcada a opção "permite conciliação". Mesmo assim ao tentar registrar o pagamento da fatura aparece a mesagem "The account is not defined to be reconciled !"

Eu sei que configurei algo errado só ainda não encontrei onde está o erro. Se alguém puder dar uma mãozinha...ja quebrei a cabeça...


Obrigado!

João Paulo de Souza

unread,
May 21, 2014, 10:53:59 AM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com

você precisa marcar a conta fornecedores e clientes

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OdooBrasil / OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.

João Paulo de Souza

unread,
May 21, 2014, 12:08:35 PM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
Ronaldo seria interessante também que você criasse ou usasse um post que esteja relacionando à sua duvida, misturar tópicos diferentes pode confundir quem está precisando de ajuda.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasil+unsubscribe@googlegroups.com.

Ronaldo Contabilista

unread,
May 21, 2014, 1:54:58 PM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
Obrigado pela dica...realmente a conta cliente estava errada..era esse o problema.
só para recapitular e pra já deixar mais claro pra quem tiver a mesma dúvida mais a diante, As contas que vão receber ou fazer pagamento pagamento (no caso do plano de contas modelo) que são Dinheiro e Banco, assim como as contas clientes e fornecedores, tem que ser editada e marcada a opção "permite conciliação".

Marcelo Bello

unread,
May 21, 2014, 3:40:11 PM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com

Raphael, só note que em momento algum eu reclamei, sugestão/idéia e reclamação são coisas muito diferentes.

      A idéia dos R$ 500 que você faz tanta piada foi uma oferta que eu fiz pensando no Danimar (sem deixar isso explícito à época), gostaria que ele se motivasse a contribuir de forma mais consistente com a localização. Foi também para testar a comunidade e ver se alguma outra empresa se animaria com um shared funding de algo tão útil como a NFe. Com valor baixo para uma funcionalidade tão importante, meu pensamento era que se ninguém mais aparecesse pra ajudar com funding significaria que a comunidade não estaria ainda no ponto certo para esse tipo de iniciativa (e vi que não está).

     Enfim, a idéia de um roadmap é mais para que exista algum tipo de consenso sobre quais os pontos de melhoria prioritários para a localização. Hoje, quando alguém que não a Akretion desenvolve alguma coisa, fica-se na dúvida se o desenvolvimento será aceito no código pois não se sabe se vocês também estão vendo a melhoria como algo importante. Ajuda também a trazer alguns pontos novos que talvez não estejam no radar da Akretion, como por exemplo a forma como a localização lida com o frete na NFe e com as CSTs na parte fiscal, eu dediquei dois emails sobre esses tópicos mostrando os problemas que eu vejo nesses dois assuntos mas por serem emails muito específicos essas discussões não levam em nada. Se tivesse um local onde anotar essas limitações do código atual aumentaria a chance de isso vir a ser trabalhado em um futuro próximo ou de ser considerado no próximo refactoring (ou pelo menos a gente poderia saber se todos concordam que são pontos a melhorar ou se na verdade vcs acham que eu estou viajando - o que é uma hipótese perfeitamente válida).

     Então, se não um roadmap, pelo menos um documento/wiki consolidando os ToDos para que essas discussões não se percam e para que em um próximo refactoring/quebra de API já exista uma lista das melhorias a serem feitas. 

     Enfim, são idéias (não reclamações), sei que tempo é escasso pra todo mundo e sugerir é fácil, mas acredito que a comunidade está chegando em um momento onde não só a Akretion mas a comunidade como um todo vai poder se beneficiar de contribuições significativas vindas de outros parceiros e nesse novo modelo as idéias e a visões para o futuro da localização precisam deixar de estarem somente na cabeça de Raphael e Renato para que a colaboração flua melhor (funcionou bem até aqui, mas para ganhar escala acho que não dá).

Abraço,

Marcelo
     

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "OdooBrasil / OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.

Paulo Afonso Cangussu

unread,
May 21, 2014, 4:22:10 PM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
Marcelo.

Eu comentei isso com o Renato Lima na academia que fiz em 2013 e concordo plenamente contigo. Talvez a alma da ideia não tenha ficado transparente.

Meu ponto de vista é simples, NÃO sou desenvolvedor, me esforço pra caramba mas não tem como comparar a minha condição de contribuição com a dos 5 primeiros.
Se cada um que usa o odoo, que lê esse post agora contribuísse com 2 reias por mês, daria para ajudar a manter o projeto. Aqueles que contribuem com código, ficaria logicamente de fora dessa "vaquinha".

Tem muita gente que fica esperando ou até mesmo cobrando sem contribuir com nada. Raphael ou Renato podem até não aceitar por vários motivos, mas a localização tem um custo direto e indireto, sem falar que é um $%&% trabalho... Seria bacana se todos pudessem contribuir com algumas linhas de código...mas e quando o conhecimento é uma barreira?

Quando eu sugeri isso para o Renato, eu dei uma comparação que muita gente dá 10% pra igrejas por aí e não ganham nada em troca...então que desse pelo menos 5% do $$ dos ganhos com o odoo para ajudar a alavancar o produto.

A questão é organizar a ideia e como foi levantado uma vez...que fique bem claro...É UMA CONTRIBUIÇÃO E JAMAIS PODERÁ CARACTERIZAR COMPRA. O cara que contribuí não terá mais ou menos direito que ninguém... não pode cobrar. O dia que alguém achar que não está tendo retorno, simplesmente deixa de ajudar e pronto.


Paulo Cangussu
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OdooBrasil / OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.

Danimar Ribeiro

unread,
May 21, 2014, 4:33:54 PM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
Os 10% da igreja é para salvar a alma :)

Brincadeiras a parte, eu acho que todas as ideias são válidas, a questão é que ainda são difíceis de tirar do papel.

Há uns dias atrás eu propus a ideia de hangouts ou webinars, eu acho que seria mais válido criarmos essas reuniões seguidas para poder ouvir todas essas pessoas. Eu concordo que sem um roadmap fica dificil, mas também é dificil mante-lo. Se nos reuníssemos  poderiamos discutir e ficaria mais fácil.

Quanto a financiamento colaborativo seria legal, mas se as empresas que usam não ajudam nem contribuindo com o código que elas escrevem imagina dar dinheiro.

--
Danimar Ribeiro

Paulo Afonso Cangussu

unread,
May 21, 2014, 4:48:36 PM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
Danimar,

A contribuição vai da conscienciosa de cada um. Eu não tenho como bancar o projeto mas tenho como e muita vontade de contribuir. Usando uns termos mais pesados, vai sempre existir os parasitas.
Mas enquanto isso, pelo menos uma minoria que tem essa visão já vai ajudando de alguma forma.
Um patrocínio colaborativo abriria as portas para outras pessoas que pensam em contribuir. No meu caso, posso colocar uma % dentro da minha hora que cobro ou até mesmo tirar do meu mesmo, ninguém trabalha  sem margem.

Fica de responsabilidade dos consultores ou aspirantes a levantar os fundos com seus próprios clientes diretamente ou indiretamente nos seus faturamentos.


Paulo Cangussu

Pedro Viana

unread,
May 21, 2014, 4:53:38 PM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
Olá a todos,

Eu entrei em contato há pouco tempo com o Odoo/OpenERP. Essa questão da licença do frontend não ficou claro para mim. Tentei encontrar a licença, mas sem sucesso. Alguém tem um link para ela? Ou Arnaldo, você pode explicar um pouco melhor essa "armadilha" para "fechar o produto"?

Obrigado


On Monday, May 19, 2014 10:32:33 PM UTC-3, Arnaldo Ortega wrote:
Olá Raphael,

Agora entendi sua comparação com o CentOS/RedHat: seria algo como criar um tipo de distribuição baseada no OpenERP/Odoo mas com outro nome (Xuxu?) para não violar o direito da marca. Esta versão seria mantida pela comunidade mas basicamente seria o próprio Odoo sem o custo e obrigação de parceria oficial, certificação, etc.

Mas em termos de licença sempre tem o problema da licença do frontend web que foi onde a OpenERP preparou a armadilha, já há algum tempo. Pelo que entendi da licença, o uso da marca é obrigatório (não posso mudar o design e sumir com o nome do 'publisher' no modulo web) pois o frontend web não é AGPL. E se agora forem cobrar pelo simples uso da marca, fica automaticamente vedado qualquer variação que torne o produto livre novamente, a não ser que seja desenvolvido um novo frontend.

Bom, minha humilde opinião: nasceu como uma promessa muito interessante mas virou mais farinha do mesmo saco. A única diferença entre o modelo Odoo e SAP/Totvs/outros é que o primeiro não cobra licença, de resto não muda absolutamente nada. Isto é muito ruim, em especial aqui no Brasil pois quando se coloca a questão da localização e suporte na balança o cliente (em geral conservador) vai preferir Totvs, por exemplo, que tem uma rede de parceiros muito maior, mais tempo de mercado, etc. Ou vai querer Odoo a preço de banana, o que já sabemos que não é factível.

Quando conheci o OpenERP, ainda antes da história da licença enterprise que permite módulos privados, imaginava que ele se tornaria um framework ERP, um núcleo, sobre o qual poderiam ser construídas aplicações e soluções completas, exatamente na linha do que a Akretion vem fazendo com seus conectores e outros desenvolvimentos. O Tryton caminha nesta direção mas como você mesmo disse, Raphael, em passos muito mais lentos. A armadilha do belga foi bem montada, os parceiros todos investiram pesado, localizaram o produto para levar à uma fama mundial e agora a 'matriz' puxa a corda e fica todo mundo preso na rede. Reverter todo este esforço em cima do Tryton, que é realmente livre e aberto, levaria anos - imaginem só o custo de desenvolver a localização brasileira ou um front end web para ele...

Pois é... :(

Abraço,
Arnaldo
2014-05-19 21:43 GMT-03:00 Raphael Valyi <rva...@gmail.com>:
---------- Forwarded message ----------
From: Arnaldo Ortega <arnaldo...@gmail.com>
Date: 2014-05-19 20:21 GMT-03:00
Subject: Re: [openerpbrasil.org] OpenERP virou Odoo???
To: openerp...@googlegroups.com


On Friday, May 16, 2014 1:46:01 AM UTC-3, Raphael Valyi wrote:
Ou seja, imagine que amanha esse tipo de negociaçao patina mais ate a gente romper parceirias comerciais, se a marca fosse "OpenERP", quem vender treinamento nao official ainda ia ficar no lucro, porque a bagunça com a marca "OpenERP" ia dificultar de intimidar por uso indevido da marca. Com Odoo que deve estar devidamente registrada, a situaçao ja iria ser diferente, a diversidade ia ter muito menos liberdade... Isso no mundo inteiro.


Raphael, o que mudou com relação à marca é que o registro deles está mais formal, correto? Mas o que impede alguma empresa de montar de forma independente (sem copiar, quero dizer) um curso funcional, técnico, de localização ou o que for sobre o "Odoo" e vender o serviço de treinamento de forma independente?

Ola Arnaldo,

nada impede se vc nao chama isso de Odoo ou de treinamento sobre Odoo. Agora se vc usar o nome da marca, e claro que se os caras poderiam querer te processar por fazer algum vinculo com a marca deles. Ou apenas de ameaçar para vc parar. Assim como vc pode montar um treinamento CentOS em vez da Redhat.
Nos EUA, tenho certeza que vale muito melhor vc vender um treinamento Redhat...
Agora no Brasil, isso é uma pegunta de 1 milhao para nos da Akretion ;-p
Puts os caras na facilitam com esses preços...

Mas enfim, isso ai sao detalhes comeciais, de qualquer jeito o projeto vai para frente.
-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant

.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.

Raphael Valyi

unread,
May 21, 2014, 5:26:22 PM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
Ola Marcelo,


2014-05-21 16:40 GMT-03:00 Marcelo Bello <marcel...@gmail.com>:

Raphael, só note que em momento algum eu reclamei, sugestão/idéia e reclamação são coisas muito diferentes.

      A idéia dos R$ 500 que você faz tanta piada foi uma oferta que eu fiz pensando no Danimar (sem deixar isso explícito à época), gostaria que ele se motivasse a contribuir de forma mais consistente com a localização. Foi também para testar a comunidade e ver se alguma outra empresa se animaria com um shared funding de algo tão útil como a NFe. Com valor baixo para uma funcionalidade tão importante, meu pensamento era que se ninguém mais aparecesse pra ajudar com funding significaria que a comunidade não estaria ainda no ponto certo para esse tipo de iniciativa (e vi que não está).

Bom, okay. Acho que entao a gente se entende.
 

     Enfim, a idéia de um roadmap é mais para que exista algum tipo de consenso sobre quais os pontos de melhoria prioritários para a localização. Hoje, quando alguém que não a Akretion desenvolve alguma coisa, fica-se na dúvida se o desenvolvimento será aceito no código pois não se sabe se vocês também estão vendo a melhoria como algo importante. Ajuda também a trazer alguns pontos novos que talvez não estejam no radar da Akretion, como por exemplo a forma como a localização lida com o frete na NFe e com as CSTs na parte fiscal, eu dediquei dois emails sobre esses tópicos mostrando os problemas que eu vejo nesses dois assuntos mas por serem emails muito específicos essas discussões não levam em nada. Se tivesse um local onde anotar essas limitações do código atual aumentaria a chance de isso vir a ser trabalhado em um futuro próximo ou de ser considerado no próximo refactoring (ou pelo menos a gente poderia saber se todos concordam que são pontos a melhorar ou se na verdade vcs acham que eu estou viajando - o que é uma hipótese perfeitamente válida).


Veja so: e relativmente raro que alguem faz alguma coisa significativa, proponhe o merge e que a gente nao aceita.
Primeiramente eu quero no considerar aqui o caso de empresas que NAO estao querendo contrbuir de verdade mas apenas dar alguns palplite para tentar tomar conta do projeto. Infelizmente isso ja aconteceu e isso nao podemos aturar. Quem quer contribuir tem que se tocar que estamos aqui falando de um projeto que ja tem uns 2 anos-homens facil e que com menos de 6 meses-homens de contribuiçoes e meio normal ele nao ganhar muito peso na liderança do projeto. Um patchzinho ou dois nao da direito a querer se meter sobre tudo nao como algumas empresas ja enxeram o saco com total mal fe.

Agora coisa seria que a  gente recusa, e bem raro viu. Vamos la, teve o CNAP da Thinkopen. Nos agradescemos mas nao integramos. O motivo e que fazia muito codigo especifico a bancos a manter no l10n_br_core e que nao pretendiamos faze-lo aqui (mas podia ser fora do l10n_br_core). Mas idealmente isso se fazia com sinergia com outros projetos for do OpenERP. Outro ponto e que nao gostavamos da forma como era feito a integraçao financeira. O mesmo vale para o modulo de boleto da Proge, mas que alias ninguem impede de viver a vida dele em outro lugar.
Fora isso, um merge que nos recusamos no l10n_br_core recentemente:
Da para entender a justificaçao que isso tem nada ver com a localizaçao, certo...


Bem, entao primeiro a gente nao tem um historico de rejeitar contribuiçoes.

As vezes achamos que a melhor fazer um refator e mudar algumas coisas especificas em outro repository, foi por examplo o que fizemos com o modulo de transmissao da NFe que dependende totalmente do pySPED, uma dependencia que nao queremos assumir ao nivel do l10_br_core. Alem disso, como esse modulo tem um liderança forte do Danmiar e da Kmee, isso permitiu fazer a coisa justa de dar os direitos de admin e de commit nesse repo coisa que ja nao tem motiv de acontecer para o l10n_br_core onde a Akretion fez 95% das coisas.

Acontece tambem que felizmente tanto o OpenERP/Odoo quanto a localizaçao sao coisas extremamente modular.
Com isso muitas coisas da para fazer como modulos extra, que podemo ou nao fazer parte do l10n_br_core de acordo com o scope deles e de acordo com as vontadades dos autores deles.

Por examplo, eu accredito que as modificaçoes de CST que voce propois amarar ao WMS. talvez usando os numeros de lote. Se for (com o que eu entendi seria). Nada impedaria que seja outro modulo (ou apenas codigo adicional que iria ate no l10n_br_stock), e ao meu ver nao seria necessario "quebrar" API ou questionar muito o que existe para fazer isso. Seria mais extençoes, assim como tem milhares no OpenERP e como acontece em cada projeto. Posso esta enganado mas com o que vc falou isso e o que eu entendi.

Tambem é importante ver que o l10n_br_core é a proposta formada pela Akretion apos esses 5 anos de trabalho para ter uma base de localizaçao comum, limpa e liderada por nos e dando espaços os contrbuidores. Agora, com as dependencias, sao tipo 30 modulos. A Akretion por examplo ja pubicou por vota de 200 modulos do OpenERP, uns 80 de qualidade boa, varios dentro do selo de qualidade da OCA, e uns 120 que talvez em esta mais experimental, amadurescendo de acordo com os sucesso deles com os usuarios e as contribuiçoes ou fianciamentos.
Ou seja, o repo do l10n_br_core, nao tem que ser o alpha e o omega dos modulos feitos por empresas brasileiras. Apenas é a base comum sobre qual tentamos concordar. Depois é perfeitamente normal de modulos satelites em outros repos, com outras lideranças e com uma evoluiçao propria. Isso é uma dinamica propria aos projetos open source. Existe um processo de consildaçao dos trabalhos feitos por as varias entidades. Como por examplo o 10n_br_core ou a OCA ao nivel international.
Sendo que novamente, a localizaçao nao tera problema de se sobmeter as regras da OCA a partir o momento que outra empresas que querem contribuir ao l10n_bo_core farao o esforço de entrar na OCA. Nada mais justo, porque veja so, a OCA gerencia talvez uns 300 modulos do OpenERP, com uns 40 teams por dominio funcional e hoje no OCB accredito que se corrige um numero de bugs equivalente ao que é corrigido pela OpenERP SA. Dito de outra maneira, a OCA ja tem tamanho equivalente ao OpenERP SA no projeto apesar que entao deixa a liderança no core a OpenERP SA.
Mas enfim, isso ai é um trabalho muito grande. Quando eu falo entrar na OCA significa: se sobmeter ao julgamento dos outros para acertar um nivel de excelencia nas contribuiçoes e significa tambem participar desse esforço na infra do projeto sem a qual ele nao poderia existir. As pessos tem que ver que poder usar o OpenERP no Brasil e longe de se limitar a localizaçao.


 

     Então, se não um roadmap, pelo menos um documento/wiki consolidando os ToDos para que essas discussões não se percam e para que em um próximo refactoring/quebra de API já exista uma lista das melhorias a serem feitas. 


Nos iremos re-ativar o wiki apos a saida da 8.
Agora nao tem porque nao usar a ferramentas que todos projetos open source usam.
Hoje ja discutimos muito nos merge proposal e nos bugs da localiaçao no Guthub.

Para propor e discutir funcionalidades, o lugar é esse:
 

     Enfim, são idéias (não reclamações), sei que tempo é escasso pra todo mundo e sugerir é fácil, mas acredito que a comunidade está chegando em um momento onde não só a Akretion mas a comunidade como um todo vai poder se beneficiar de contribuições significativas vindas de outros parceiros e nesse novo modelo as idéias e a visões para o futuro da localização precisam deixar de estarem somente na cabeça de Raphael e Renato para que a colaboração flua melhor (funcionou bem até aqui, mas para ganhar escala acho que não dá).


Sim. Todo isso é um equilibro.

Vc tem que ver Marcelo. Que enquanto a gente gasta recursos fazendo esse esforço todo. Existem umas empresas, que pegam esse trabalho, nao fazem esforço nehnum e dirigem ao invez disso os esforços deles para fazer marketing ate para competir com a gente exactamente no mesmo tipo de oferta. E infelizmente, pela falta de cultura de open source que se encontra nas pequenas e medias empresas do Brasil, essa estrategia de enganar, infelizmente acerta bastante digamos ate vender projetos. Isso nao da sustentabilidade aos parasitas muito tempo. Vc ve eles quebram a cara um depois do outro em um ano ou coisa assim. Nem da soluçao a quem teve a fraqueza de recorrer aos serviços deles. Porem isso sim aprodresce bastante o potential do projeto e uma parte do mercado de intergaçao.

A gente nao poderia imaginar que o projeto seja sustentavel so os parasitas fossem se dar melhor do que quem faz o projeto. Certo?
Por tanto, os autores dessas contribuçoes podem contribuir e ter uma atitude colaborativa ate o limite que é de nao pemitir do que parasita se beneficia mais do trabalho feito do que os proprios autores. Entao esse é nosso horizonte de colaboraçao e eu espero que cada um entende. Nao dar mole para parasita, é a forma com a qual os autores do projeto irao se sentir mais a vontade para colaborar a assim todos tem a ganhar.

Arnaldo Ortega

unread,
May 21, 2014, 6:43:44 PM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
2014-05-21 17:53 GMT-03:00 Pedro Viana <pedr...@gmail.com>:
Eu entrei em contato há pouco tempo com o Odoo/OpenERP. Essa questão da licença do frontend não ficou claro para mim. Tentei encontrar a licença, mas sem sucesso. Alguém tem um link para ela? Ou Arnaldo, você pode explicar um pouco melhor essa "armadilha" para "fechar o produto"?

Pedro, o client web, que implementa o frontend via browser - lembrando que ele só surgiu na versão 5 (correto?) e antes disso era GTK - não tem licença AGPL como todo o resto do código - core e módulos. Ele tem uma licença chamada "OpenERP Public License":


Esta licença exige que todas referências à empresa - logos, links, nomes, etc. - devem ser mantidas sem nenhuma mudança em todas as telas. Esta é uma forma de impedir um fork que renomeie o produto, como ocorreu com o Tryton, por exemplo, e suma com as referências à OpenERP/Odoo.

Uma observação interessante é que a licença que acompanha o código em si é a AGPL mesmo, não encontrei nenhuma referência no código à esta licença especial OPL. O que até faz sentido pois o próprio web frontend, por ser parte integrante de um produto licenciado como AGPL deveria também ser AGPL.

@Raphael, você está a par desta licença especial e suas implicações? Já falou sobre isto com a O[penERP;doo]?

Raphael Valyi

unread,
May 21, 2014, 7:53:31 PM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
2014-05-21 19:43 GMT-03:00 Arnaldo Ortega <arnaldo...@gmail.com>:
2014-05-21 17:53 GMT-03:00 Pedro Viana <pedr...@gmail.com>:

[..]

@Raphael, você está a par desta licença especial e suas implicações? Já falou sobre isto com a O[penERP;doo]?


O web-client tinha uma licença "OpenERP Public License" que era derivada e equivalente a licenças como Mozilla Public License ou Eclipse Public License (eu accredito).

Desde uns 2 ou 3 anos atras, a licença do web client mudou para AGPL tambem.

especialmente agora que os 3 repos web/adons/server forum inificados.

Por tanto eu acho que aquela documentaçao sobre OpenERP Public License era ultra-passada.


Atts.

Arnaldo Ortega

unread,
May 21, 2014, 8:24:56 PM5/21/14
to openerp...@googlegroups.com
2014-05-21 20:53 GMT-03:00 Raphael Valyi <rva...@gmail.com>:
2014-05-21 19:43 GMT-03:00 Arnaldo Ortega <arnaldo...@gmail.com>:
2014-05-21 17:53 GMT-03:00 Pedro Viana <pedr...@gmail.com>:

[..]

@Raphael, você está a par desta licença especial e suas implicações? Já falou sobre isto com a O[penERP;doo]?


O web-client tinha uma licença "OpenERP Public License" que era derivada e equivalente a licenças como Mozilla Public License ou Eclipse Public License (eu accredito).

Desde uns 2 ou 3 anos atras, a licença do web client mudou para AGPL tambem.


Muito bom! Isto abre um novo horizonte de possibilidades... :) 

João Paulo de Souza

unread,
May 22, 2014, 1:03:07 PM5/22/14
to openerp...@googlegroups.com
Acho que a causa do problema que impede um projeto como o OpenERP/Odoo  e a localização brasileira de avançar e se desenvolver mais rapidamente,e a comunidade ter de se proteger contra oportunismo, tem muito a ver com a visão de mundo, mentalidade ganhar/perder, ou seja o cara acha que pra ele ser bem sucedido ele tem que ser desonesto ou ferrar alguém (no caso citado dos parasitas aqui no Brasil, e dessa mudança de postura da OpenERP SA que assustou todo mundo). o cara não percebe que a mentalidade ganhar/ganhar é muito mais vantajosa a longo prazo, e que ter sinergia entre várias pessoas,empresas, contribuindo em um projeto sem ninguém querendo dar rasteira em ninguém é muito melhor. Eu pessoalmente acredito na mentalidade ganhar/ganhar,o desafio é convencer uma pessoa que chega com mentalidade ganhar/perder a pensar em ganhar/ganhar.

Raphael Valyi

unread,
May 22, 2014, 2:15:34 PM5/22/14
to openerp...@googlegroups.com
Ola Joao, 

Acontece isso que vc falou. Eu diria que isso nao é so um problema com open source aqui. Acontece com politica tambem, impostos, transito, policia, enfim...
Como falei, ja vi que o pessoal por tras da comunidade do Python se queixava das mesmas coisas.

Porque veja bem o que com certeza nao é aceitavel nem sustentavel é o seguiente:
  1. e empresa nao quer pagar OpenERP SA porque acha caro
  2. a empresa nao quer pagar a Akretion porque acha caro, ou nao quer se planejar ou nao quer entender que botar mais recursos tem um custo
  3. a empresa nao quer contratar um contribuidor da localizaçao tambem nao pelos mesmos tipos de motivo
Ai vai contratar qualquer joao sem braço (nao vc Joao, meu vocabulario simplesmente nao é rico suficente para arumar outra expressao) e ai, o tal Joao sem braço ficaria pindurado aqui na lista mendigando pelo suporte que a empresa nao qui pagar inicialmente.

Isso nao é aceitavel para quem desenvolve a localizaçao e tem como unica fonte de renda os projetos de integraçao (ja expliquei que treinamentos nao era bem fonte de renda).
Se for aceitavel, a a gente tb entao nao investiria no projeto e ficaria ai fazendo propaganda e depois chorando por suprote. Eu so nao sei em que ombro a gente iria chorar entao...

A OpenERP SA ela mesma passa tambem por esse tipo de problema.
Como eu falei, ela tambem nao faz roadmap, nem para os parceiros dela. E que a gente gosta ou nao isso impacta a localizaçao para cassette e na ultima hora.

Niguem sabia que o produto ia trocar de nome, que os preços para empresas medias iriam triplicar, que o projeto ia no Github (ta dando um trabalho danado na OCA).
Casos assim tem dezenas. Voce vai ver quando sair a v8.

Ninguem sabia uns 3 anos atras que o engine de relatorio iria passar de RML (ruim) para Webkit (contribuiçao CampToCamp) e que agora esse Webkit esta expluso do core e que quem quer suporte oficial vai ter que converter tudo para QWEB, veja como os parceiros (que dam dinheiro para OpenERP SA, por examplo a Akretion repassa mais de 80 000 R$ por ano para bater com a target Gold, Vauxoo u CampToCamp tambem neh...):

A gente tb começou a gerenciar o financeiro em cima do account_payment_extension.
Mas pelos acasos das dinamicas open source, a Espanha enfraqueceu, a NaNtic e Ziakzak que eram pilar desse ramo sairam. Enquanto isso o projeto banking addons ganhou força, tambem graça as contribuiçoes do nosso colega Alexis de Lattre para supportar as obrigaçoes legais do SEPA na Europa.

Tiramos do core da localizaçao e estamos num processo de migraçao, tem varios merges proposals debatidos publicamente la na OCA sobre isso.
E uma trabalho danado sim. Como tambem é um trabalho danado de migrar sem contrato Enterprise.


Conclusao:
quem acha que é de graça so ta na verdade se ele é phD em sciença da computaçao conhece ERP's e tem anos para estudar.
Fora esse caso, o OpenERP/Odoo caminha para ser o mehor  ERP do mundo, mas tem um custo sim e nao é barrato!

Eu costumo falar, apostando nas pessoas certas, algumas empresas podem pagar so 200k R$ em vez de 2 milhoes com SAP. Esses casos acontecem a gente ou a CampToCamp ou a Vauxoo vivemos disso assim como algumas dezenas de empresas no mundo.
Mas ainda tem que botar gente que nao esta de brincadeira 200 ou 300 dias para trabalhar. Nao 5 dias para baixar e parametrizar nao.
Tem empresas que conseguem fazer projetos barratos mas eles conseguem so porque tem a massa critica para poder investir numa P&D muito forte.
Vamos la se eu pego a Akretion, se eu pego, Renato, Sebastien, Alexis e eu Raphaël, a metade dos nossos dias e gasto em P&D. Isso e muito para empresas desse tamanho.
Eu por examplo, costumo gastar 1h por dia olhando os commits feito na trunk do OpenERP, gente gasta tempo nos bugs e tudo mais.

O OpenERP/Odoo pode sair mais barrato?
Pode.
Mas tambem nao a qualquer custo nao, isso é se iludir e a bom as empresas cair na real.


Quem quiser trabalhar com um joao sem braço que nao quer ou nao pode investir em P&D, tem que entao nao correr risco: tem que nao tentar trabalhar na ultima versao se ela for nova, tem que se limitar a CRM, projeto, gestao de cadastro de funcionarios...
Se mexer com notas fiscais ou com SPED tem que estar dispostos a sincronisar as coisas com software especialisado.

Ou entao assuma a porra do investimento e deixa de chorar.

Trabalhamos no Brasil e na França. Na França, 50% dos projetos estamos planejando o INICIO do projeto com 6 meses de antecedencia.
Tipo estamos començando o projeto dessa empresa http://storediscount.fr/
Foi negociado ha 6 meses.
Nos estamos agora planjando bastante projetos para janeiro de 2015 com a troca de ano fiscal

Com essa cultura ai sim, da para treinar e botar novo recursos, ainda mais num pais que 70% de uma geraçao accessa a estudos superiores.

Agora, infelizmente aqui, 90% das empresas que nos contatam o projeto e para ontem.
Nos treinamentos officiais, quantas empresas a gente teve que treinar, que o cara que a empresa mandava era saido de uma faculdade particular 3 meses atras e era estagirio ha uma semana na empresa. Muitas empresas foram no OpenERP/Odoo assim.
E teriamos que ficar surpressos de eles ter quebrado a cara?
Respota nao.

tem empresas que tanta fazer com TI interno, depois de semanas para instalar, acha que so falta alguns detalhes com a nota e que podemos acerta a semana que vem.
Quando a gente fala que so daria para daqui 3 meses. Neginho acha que ah entao vai fazer com aquela outra empresa que viu que tinha uma propaganda bonitinha e que um cdf engravatadinho tomou tempo de atender ele (logico nao sabe tocar um projeto, da para ficar de conversinha comercial...).
Ai ele vai, se lasca 6 meses e depois começa a chorar aqui para ter suporte de graça.

Isso nao é sustentavel nao, as empresas vao ter que botar na cabeça por bem ou por mal.

Eu falei do nosso caso, mas eu tenho certeza que isso acontece com os outros que conseguem tambem fazer projetos e estao atarefados nisso.
Disponibilidade de gente que nao tem condiçao de tocar projeto, é o que mais tem, e facil.
A diciculdade e aumentar a oferta de gente para quasi foi assumido a enorma capacitaçao.


Bom, eu acho que me repito. Mas enfim, eu sou quasi brasileiro, eu nao desisto nao.


Atts.

-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OdooBrasil / OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.

Marcelo Bello

unread,
May 22, 2014, 8:34:15 PM5/22/14
to openerp...@googlegroups.com
"Acho que a causa do problema que impede um projeto como o OpenERP/Odoo  e a localização brasileira de avançar e se desenvolver mais rapidamente,e a comunidade ter de se proteger contra oportunismo,"

    Esse é o tipo de pensamento que mais me irrita nessa lista. Quem aqui tem que se proteger contra oportunismo? Só quem está protegido dos oportunistas é quem está na pior. Você está lidando com um projeto Open Source em uma economia livre e capitalista, se a idéia de que alguém pode vir e ganhar uns trocados sem muito mérito te tira o sono, você está no lugar errado.

    Agora o que se sabe até hoje é que todos esses tão falados oportunistas que apareceram por essas bandas nunca se deram bem.

    Em vez de ficar se preocupando com os outros, cada um de nós aqui tem muito mais a ganhar se permanecer focado no próprio trabalho e deixar os outros viverem a vida deles. A grama do vizinho sempre parece mais verde, se a gente for se render a esses sentimentos de ciúmes/inveja sempre que um espertinho colocar um site no ar pra vender OpenERP a gente vai estar subestimando nossa própria competência. Em outras palavras, se ninguém aqui consegue ganhar dinheiro fácil com OpenERP isso deveria bastar pra saber que nenhum espertinho vai conseguir isso também, e isso por si só deveria deixar todos calmos com essas situações.


Abraço,

Marcelo



2014-05-22 14:03 GMT-03:00 João Paulo de Souza <vibed...@gmail.com>:

--

Alexsandro Haag

unread,
May 22, 2014, 9:27:01 PM5/22/14
to openerp...@googlegroups.com
+1
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OdooBrasil / OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.

Raphael Valyi

unread,
May 23, 2014, 9:24:41 AM5/23/14
to openerp...@googlegroups.com
Ola Marcelo,

so deixando algumas coisas clara.
A gente por examplo sabe muito bem que oportunista nao se da bem com OpenERP/Odoo, ja cheguei a comentar sobre isso. A questao nao é dele se dar bem nao é que mesmo que nao se da bem eles atrapalham.

O projeto que eu estou trabalhando hoje je foi ferrado 2 vezes por gente que prometeram mais nao foram capaz de entregar. Hoje com o que foi desperdiçado temos que fazer as coisas com budget muito inferior...
Uns 2 anos atras alguem (que vc conhece) foi prometer o ceu para um projeto muito grande onde a gente ja trabalhava e o novo TI que eles tinham escolhido (um cara sem experiença nehnuma quando os caras demitiram o chef de projeto Portuguese de 20 anos de experiença para tentar fazer economias) caiu na armadilha e os caras deixaram o projeto com a gente e foram la se ferrar de fez pensando poder passar a perna no contrato que tinham assinado com a gente...
As vezes a gente ja gastou 3 dias para cotar algo que o cara foi fechar com gente que nao tinha a menor chance de conseguir entregar nem daqui 3 anos o projeto...

Sao casos reais que com certeza atrasaram o andamento do projeto de localizaçao...

Se ajudar fosse de graça, ate que a gente nao teria nada contra.
A gente nao faz rentençao de informaçao, alias vc pode ver que a gente ja gasta um bom tempo ajudando aqui de graça.
A questao é que temos que priorizar o esforço.
A prioridade vai para fazer as coisas funcionar entao e o fato que oportunista quebra a cara acaba sendo pedagogico. Leva tempo mas tenho certeza que tem o efeito pedagogico a longo prazo. Eu ja vi isso acontecer na França. Em 2007-2008 qualquer um tambem ia la oferescer serviços e muita gente dava mole para os caras.
Hoje ja nao é mais assim, se criou uma cultura mais adherente a realidade. E isso é bom porque menos gente se ferra e os que trabalham direito tem mais oportunidades, o mercado vira mais maduro.


Atts.

-- 
Raphaël Valyi
Founder and consultant



Renato Lima

unread,
May 26, 2014, 2:19:54 PM5/26/14
to openerp...@googlegroups.com
Olá Ronaldo,


Algumas contas de ativo e passivo devem ter a opção "Permite Conciliação" marcada, além das contas que você citou acima, as contas de contas a pagar e a receber, folha de pagamento e etc também deveria ter esta opção marcada.

Luis Felipe Miléo

unread,
Jun 2, 2014, 12:25:23 PM6/2/14
to openerp...@googlegroups.com

http://www.odoospain.com

Vale dar uma olhada no site da localização espanhola.

Documentação, forum, q&a, twitter e etc.

Podemos seguir um modelo similar.

[]s

Luis Felipe Miléo
KMEE
+55 35 8876-3663

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;OdooBrasil / OpenERPBrasil.org" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para openerp-brasi...@googlegroups.com.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages