Em cima da hora... Café com Linux hoje de noite

Fabio Olive Leite

to OeSC-Livre
Buenas pessoal,

ficou meio em cima da hora pra avisar na lista, mas no próximo a gente
melhora isso. Hoje de noite vamos tentar fazer um encontro nos moldes
dos Café com Linux que a gente fazia há muitos anos. Basicamente a
gente se reúne em um café e bate papos técnicos sobre algum assunto
específico.

Como ficou meio em cima e não conseguimos pensar num café que fique
aberto de noite, vamos nos juntar na praça de alimentação do shopping
(lá no fundão, procure pelos nerds) a partir das 19:30.

Eu pretendo mostrar como implementei um controle de volume com atalhos
de teclado no Fedora. O Gnome já faz isso normalmente, mas o volume
pula de 6 em 6%, o que é meio tosco. Aí esses dias de noite deu aquela
coceira e fiz um script simples pra ajustar de 2 em 2. :-) Assunto
simples, mas deve dar margem a boas conversas.

Por enquanto vai o Marlon, o Alisson, o Paulo, eu e acho que mais um ou
dois figuras.

Abraços!

--
Fábio Olivé --- Seja hoje melhor do que você foi ontem.
PGP: F1C1 1876 3922 1906 6631 0C31 92A5 9276 250D 8380

Emílio Wuerges

to oesc-...@googlegroups.com
Bah, dou aula hoje a noite! Quem sabe nos próximos!

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "OeSC-Livre" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para oesc-livre+...@googlegroups.com.

Éderson Szlachta

to Oesc Livre
Show Fábio, muito bom ler um e-mail seu,
como estou em Erechim, deixo apenas meu abraço.. hahaha

gostei da tua sugestão de script simples.
deixo minha contribuição com Openbox no ~/.config/openbox/rc.xml:

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "OeSC-Livre" dos Grupos do Google.

Atenciosamente,
Éderson T. Szlachta

Fabio Olive Leite

to oesc-...@googlegroups.com
Em 13-03-2018 21:16, Éderson Szlachta escreveu:
> Show Fábio, muito bom ler um e-mail seu,
> como estou em Erechim, deixo apenas meu abraço.. hahaha

Pior que eu convidei e eu mesmo acabei não podendo ir... podem me xingar
porque é merecido mesmo. :-/

> gostei da tua sugestão de script simples.
> deixo minha contribuição com Openbox no ~/.config/openbox/rc.xml:

Mas bah! *mind explodes* eu nunca tinha lido aquela parte da manpage do
amixer que fala que se pode usar 2%+ ou 2%- pra indicar aumento ou
diminuição. Acabei fazendo um shellscript que lê o valor atual e faz a
conta... mas tá certo, quem não sabe ler acaba passando trabalho mesmo.
:-D

Aqui está o script que eu uso pra aumentar o volume, com as linhas
separadas pra ficar mais fácil (o de diminuir usa vol-=2):

--------------------
#!/bin/bash

pkill osd_cat

vol="$(amixer get Master,0 | sed -n '/Front Left/
s/^.*\[\([0-9]\+\)%].*$/\1/p')"

let vol+=2; [ "${vol}" -gt 100 ] && vol=100

amixer -q -- set Master,0 "${vol}%"

paplay /usr/share/sounds/gnome/default/alerts/drip.ogg

osd_cat -p top -o 64 -A center -f
'-xos4-terminus-bold-r-normal--32-320-72-72-c-160-iso8859-1' -d 1 -O 1
-b percentage -P "${vol}" -T "${vol}"
--------------------

Esse script usa um comando velhão chamado osd_cat, do pacote xosd, que
serve basicamente pra colocar uma barrinha de volume temporária no topo
da tela, indicando o volume atual, por um segundo. Se eu aperto muito
rápido o aumento de volume, ficavam várias barras de volume sobrepostas,
então o script começa matando qualquer outro osd_cat anterior.

Depois ele pega o volume atual com amixer e passa por um sed sinistro
pra extrair só o número do volume atual, depois soma 2, vê se passou de
100 e volta pra 100, seta o novo volume, toca um sonzinho e coloca a
barrinha de volume na tela.

Aí eu mapeei nos atalhos de teclado do Gnome (Configurações ->
Dispositivos -> Teclado) pra Super+'-' chamar o programa que diminui e
Super+'=' chamar o programa que aumenta (esse desktop não tem teclas de
volume no teclado).

Vou mudar o script pra não precisar fazer a conta. Obrigado pela dica!

Éderson Szlachta

to Oesc Livre
Gostei da ideia do ```osd_cat```
estou fuçando nele aqui.. :-)

Fabio Olive Leite

to oesc-...@googlegroups.com
Em 14-03-2018 15:57, Éderson Szlachta escreveu:
> Gostei da ideia do ```osd_cat``` estou fuçando nele aqui.. :-)

Bah, eu tava com saudades de usar uns comandos obscuros assim.

:-)