Os músculos do rosto, pescoço e do colo também precisam de ginástica para continuar firme e com aspecto jovem.
A ginástica facial atua como alternativa nos tratamentos para evitar a flacidez e as rugas causadas pelos movimentos involuntários que fazemos no dia-a-dia. Pessoas de todas as idades podem fazer ginástica facial. “Quanto mais cedo começar a ginástica, entre os 25 e 30 anos, mais preventivo será o resultado. O rosto vai ficar o melhor possível na idade avançada”, explica Bartira Bravo, terapeuta facial.
Segundo a especialista, a ginástica facial relaxa a face, tira a tensão e fortalece a musculatura. Quando o rosto está tenso, flácido, a circulação no local diminui. “O exercício aumenta o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, que sustenta a pele”, explica Maria Helena Rezende, fisioterapeuta do Studio Fitface, do Rio de Janeiro.
“Os primeiros resultados são alcançados em apenas um mês, desde que os exercícios sejam praticados diária e corretamente” No processo de emagrecimento a ginástica facial é indicada para combater a flacidez, sulcos e rugas que podem aparecer devido a uma perda rápida de massa muscular e gordura subcutânea. Já durante o envelhecimento, essa perda acontece de forma lenta e gradual acompanhada de diminuição de massa óssea.
“Os exercícios vão compensar essa perda, através da hipertrofia natural da musculatura da face, que ocorre quando os músculos são exercitados corretamente”, afirma a fisioterapeuta.
Durante uma sessão de ginástica facial pode-se exercitar os músculos da mímica, da mastigação, do pescoço, da coluna cervical e da cintura escapular. “Muitas vezes um queixo duplo pode ser provocado não apenas pelo excesso de peso, mas também devido a uma postura pobre do corpo, a uma má postura da cabeça e do pescoço, ou a problemas de mastigação ou de respiração”, explica Maria Helena.
O trabalho da ginástica é muscular, mas a pele fica mais oxigenada, mais viçosa. “Até o diâmetro dos poros diminui com o tempo”, conta Bartira. Ela também faz um alerta: a ginástica facial não elimina o excesso de pele, como nas pálpebras, por exemplo, quanto existe muita flacidez no local. “Neste caso, só mesmo cirurgia”, revela.
No caso de cirurgia plástica a ginástica fácil serve como manutenção. “Para quem já fez cirurgia no rosto, a ginástica é importante para que não ocorra novamente flacidez. Serve como manutenção e prevenção”, alerta Bartira.
De acordo com a especialista, os primeiros resultados são alcançados em apenas um mês, desde que os exercícios sejam praticados diária e corretamente. A orientação é necessária para evitar o resultado contrário, causando a formação de linhas de expressão.
Fonte: www1.uol.com.br
Diariamente fazemos movimentos involuntários que vem a causar flacidez e rugas. A ginástica facial atua como um tratamento o qual pessoas de qualquer idade podem fazer, e quanto mais cedo começar (entre os 25 e 30 anos) mais preventivo será o resultado.
A ginástica facial aumenta o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, que sustenta a pele, relaxa a face, tira a tensão e fortalece a musculatura. Também é indicada durante o processo de emagrecimento para combater a flacidez, sulcos e rugas que podem aparecer devido a uma perda rápida de massa muscular e gordura subcutânea.
Em uma sessão de ginástica facial pode-se exercitar os músculos da mímica, da mastigação, do pescoço, da coluna cervical e da cintura escapular, e embora o trabalho da ginástica seja muscular, a pele fica mais oxigenada, mais viçosa. Mas a ginástica facial não elimina o excesso de pele, como nas pálpebras, quanto existe muita flacidez no local que somente é eliminada com cirurgia.
Com um mês os primeiros resultados já são alcançados, mas é preciso de orientação para evitar um resultado contrário causando a formação de linhas de expressão.
Alguns exercícios podem ser feitos em casa. 20 minutos por dia é o suficiente para minimizar os sinais do tempo. É aconselhável fazer esses exercícios lentamente e na frente de um espelho para controlar os músculos trabalhados e relaxar os outros músculos da face.
coloque os dedos indicador e médio entre as sobrancelhas, exercendo uma suave pressão
puxe as sobrancelhas para baixo, franzindo a testa, como se uma sobrancelha fosse encontrar com a outra
lentamente vá erguendo as sobrancelhas o máximo que puder, e abra bem os olhos, arregalando-os
lentamente, retorne à posição normal.
Repita 10 vezes
abra um pouco a boca e erga as sobrancelhas fechando os olhos em seguida
enquanto ergue as sobrancelhas, alongue as pálpebras o máximo que puder sentindo como se estivesse tentando obter a maior distância possível entre os cílios e as sobrancelhas. Segure o alongamento por dez segundos.
lenta e conscientemente, solte a pressão das pálpebras e relaxe os cílios, retornando as sobrancelhas à posição normal.
Repita 6 vezes.
coloque o dedo indicador abaixo do canto externo do olho direito
erga as sobrancelhas e abra bem os olhos
faça um sorriso apenas do lado direito da face, empurrando o canto direito da boca para cima, enquanto lentamente empurra a pálpebra inferior para fechar o olho direito
lentamente retorne à posição normal
retire o dedo
faça os mesmos movimentos, mas agora do lado esquerdo
Repita 5 vezes de cada lado.
coloque os dedos indicadores nos cantos da boca
mantenha as pontas dos dentes juntas durante todo o exercício
lentamente mova os cantos da boca em direção às orelhas, fazendo um sorriso sem mostrar nenhum dente
ainda mantendo as pontas dos dentes juntas, puxe lentamente os cantos da boca fazendo uma exagerada expressão de "beijo, toda a força deve ser exercida apenas nos cantos da boca, mantendo o centro dos lábios o mais relaxado possível
Repita 6 vezes.
coloque a mão fechada debaixo do queixo
com os lábios firmemente fechados separe os dentes superiores dos inferiores bem devagar
lentamente, retorne os dentes à posição normal como faz durante a mastigação
Repetir 20 vezes.
coloque a mão sobre a pele do pescoço fazendo uma suave pressão,
faça uma exagerada posição de "beijo" com os lábios, como se fosse beijar o espelho, forçando os cantos e relaxando o centro da boca; continue com o alongando até sentir uma sensação de formigamento,
lentamente relaxe os lábios, sorria com os lábios juntos e puxe os cantos da boca para baixo.
Repita 5 vezes.
Fonte: www.portaisdamoda.com.br