4 anos do Bom Progamador

Cleuton

to O bom programador
O que o Bom Programador fez de melhor por você, nesses 4 anos?

Osmar da Cunha Filho

to O bom programador
Olá,

Sou engenheiro de computação e lido muito bem com o baixo nível, mas estou "subindo" de nível porque sempre gostei dessa parte web (comecei gostar de programar do PHP).

Conheci o blog quando comecei a prestar mais atenção em tecnologias web. Comecei lendo o tutorial de MEAN Stack e os artigos de Node.JS, Javascript, entre outros. Até que fiquei sabendo que você ia lançar o livro "Javascript de cabo a rabo". Fui acompanhando e logo no primeiro fim de semana já comprei. Estou devorando o livro! Estou investindo meus estudos em tecnologias web e programação mobile, para no futuro integrar com o baixo nível (IoT, Arduino, Raspberry, etc). O livro está sendo de grande ajuda!

Parabéns pelos artigos no site!

Agradeceria muito se ganhasse algum dos prêmios!

Atenciosamente,
Osmar

Eduardo Roberto

to O bom programador
Bom dia,

Eu conheço o site a pouco tempo. Onde eu trabalho, ainda estávamos na mentalidade de "desenvolvedores" são uma coisa, "infra-estrutura" é outra coisa. Nossos aplicativos, que considerávamos a vanguarda da tecnologia, se resumia numa arquitetura em camadas, e acreditávamos que isso já tornava tudo o suficiente desacoplado.

Sou curioso. Comecei a seguir um pessoal no Twitter, e vi que a galera do ThoughtWorks falava bastante sobre DevOps, Micro services. Com isso, pesquisando sobre o assunto, cheguei ao site "O Bom Programador". Foi um choque.

De repente, vi o mundo que eu acreditava que era o ideal desabando de uma forma até estranha. Num determinado momento, eu me achava vanguardista, e no outro momento eu percebi que nós estávamos totalmente atrasado com o que estava rolando no mundo de desenvolvimento. Caiu a ficha.

E ela caiu de várias formas. Eu não aceitava, por exemplo, que o JavaScript tende a ser a linguagem do futuro, assim como não conhecia absolutamente nada sobre micro-serviços, docker e IaaS. É impressionante o quanto eu estava atrasado.

Não posso dizer que consegui trazer essas ideias pra empresa que trabalho, porque apesar de eu ter aceitado isso, é muito difícil convencer uma equipe heterogênea de como o mundo mudou. No entanto, eu recebi um convite para fazer uma entrevista numa startup e falei tudo o que eu li no blog do bom programador e em outros sites sobre o assunto, e recebi o feedback do entrevistador que me emocionou, e que eu nunca tinha recebido onde eu trabalho: "você é diferenciado".

E, resumidamente, posso dizer que a grande vantagem que o conteúdo do site traz para mim e para todos os outros leitores é nos tornar diferenciados, com um pensamento voltado para o futuro. E por isso, eu o agradeço.

Abraços